Enquanto um ser humano ao volante leva 1,4 segundos para reagir diante de um obstáculo, o caminhão com direção autônoma – que pode trafegar sem intervenção do motorista – é mais rápido levando apenas 0,4 segundos. São detalhes como este que fizeram do Future Truck 2025, o protótipo de caminhão autônomo da Mercedes-Benz, a principal atração das comemorações dos 60 anos de presença da montadora no Brasil que começaram no dia 28 e se estenderam até o dia 05 de maio.
Motivos para comemoração não faltam, apesar do momento de crise que atingiu em cheio a operação da montadora no Brasil. Queda de vendas à parte, desde a fundação no Brasil foram mais de 2 milhões de veículos comerciais produzidos entre caminhões, ônibus e, mais recentemente, automóveis de luxo na fábrica inaugurada este ano no interior de São Paulo na cidade de Iracemápolis. Além disso, a Mercedes-Benz acaba de recuperar a liderança do mercado de caminhões no acumulado de 2016.
“Há 60 anos nós fazemos a história dos meios de transporte no Brasil”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Cada vez mais, a Mercedes-Benz ouve o que as estradas falam. Como resultado, oferecemos soluções eficientes e rentáveis para os clientes, como a mais completa linha de caminhões, ônibus, comerciais leves e também de automóveis premium. Nós temos veículos de 1 a 500 toneladas para todas as necessidades, além de um portfólio completo e variado de veículos que transporta de uma pessoa, como nossos automóveis, ou para mais de 200 passageiros, como o ônibus superarticulado. Ou seja, a Mercedes-Benz tem tudo o que o mercado precisa e a satisfação do cliente é o que diariamente nos move”.
“A Mercedes-Benz é uma senhora de 60 anos com cabeça de 18”, avalia Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing da montadora. “Isso significa que temos muita abertura para criar. E eu sou o contato da estrada com todo o imenso potencial de engenharia da marca. Por isso, temos que ouvir cada vez mais quem compra, quem dirige e quem vende nossos produtos, ou seja, a rede de concessionários”.
Veja na próxima edição da Revista Carga Pesada cobertura completa das comemorações dos 60 anos da Mercedes-Benz.
Enquanto isso, leia reportagens especiais publicadas na Revista Carga Pesada sobre a montadora:
O caminhão que “se dirige” sozinho
https://issuu.com/revistacargapesada/docs/revista-carga-pesada-edicao-175
Caminhão autônomo apequena papel do motorista
O caminhão que desiste do motorista
Concessionárias: Avepe é Mercedes desde a primeira hora (CLIQUE ABAIXO E LEIA)