Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Scania, um lançamento de encher os olhos

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Aerodinâmica a serviço da economia

Ele capricha no conforto e na economia e marca os 125 anos da montadora sueca

Luciano Alves Pereira

Esperado pelo mundo ao redor, a Scania escolheu Paris para o lançamento da geração R e de seu inédito irmão S. Cerca de 1.500 convidados puderam ver a apresentação dos novos caminhões, no Grand Palais (grande palácio), em 23 de agosto.

Ao contrário das especulações (ou tentativas de adivinhações), a Scania não adotou a configuração bicuda (hauser com capô), semi ou coisa assim. Os novos Scania têm cara de… Scania. Na festa de lançamento, também foram comemorados os 125 anos da montadora sueca, em Södertälje, local de sua fundação.

scania1Em Paris, todos constataram a manutenção do conceito de cabine avançada, enriquecido por detalhes voltados para a economia de combustível. Os presentes notaram, por exemplo, a atenção especial com o arrasto aerodinâmico. Para minimizá-lo, o fabricante introduziu o aerofólio ajustável em três posições, capaz de se alinhar perfeitamente com a altura do semirreboque.

8

Retrovisores com baixa resistência aerodinâmica

Os retrovisores também foram reprojetados para otimizar o deslizamento do ar. A Scania diz que essas novidades proporcionam economia de 5% no combustível. Parece uma coisinha de nada, mas já é conhecida a afirmação de que a simples eliminação dos espelhos de um caminhão traria ganho de 1,5% no consumo de diesel, em uma composição de cavalo e carreta. Tais peças fazem parte dos itens de segurança do veículo e sua eventual substituição por câmera, com monitor na cabine, depende de aprovação dos órgãos de trânsito de cada país, coisa que sempre demora.

Mirando o conforto da boleia, os presentes foram informados de que a posição dos bancos deslocou-se 65 milímetros para a frente e 20 mm para os lados. O rearranjo permitiu a oferta de três variantes de camas, uma delas com um metro de largura – ótimo espaço. Fora os compartimentos porta-trecos. Quanto aos motores, também não se confirmou a especulação de que haveria uma versão V8 com 780 cv. O motor de 15,6 litros está disponível nas potências de 520 cv, 580 cv e 730 cv, adotando as tecnologias de emissões EGR e SCR, em atendimento à norma Euro 6. Os motores de 13 litros continuam disponíveis, tendo como novidade a opção de 500 cv (além das de 410 cv e 450 cv).

scania2

airbags laterais do tipo cortina e desenho inovador do painel são alguns detalhes apresentados nos novos modelos da Scania

Vários altos executivos da Scania deram explicações sobre o novo produto durante o evento de 23 de agosto, que o mundo inteiro pôde ver ao vivo, graças à internet. Disseram que a nova série levou dez anos para ser desenvolvida, ao custo aproximado de dois bilhões de dólares.

No Brasil, os apaixonados da marca aguardam pela novidade. Consta que o novo modelo foi visto e fotografado em Montes Claros (MG). Quem sabe, haverá apresentação coincidindo com os 60 anos da marca no País, a ocorrer em 2017? Vale lembrar que a Scania não retirará de linha os seus atuais modelos, nem aqui nem na Europa.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply