Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Cargo Euro 5 pode sair de fábrica com rastreador

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Ford apresentou na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) a linha Cargo equipada com motores Euro 5. Além do aumento de potência proporcionado pela nova tecnologia, os caminhões poderão sair de fábrica equipados com rastreadores e sistema de telemetria da Autotrac.

Totalmente desenvolvida no Brasil, no campo de provas da montadora em Tatuí, a linha Cargo é equipada com os motores Cummins ISB 4,5 litros, ISB 6,7 litros e o novo ISL 8,9 litros, e mudará de nomenclatura em função do aumento das potências.

A linha terá 12 modelos: Cargo 816, Cargo 1319, Cargo 1519, Cargo 1723, Cargo 1719, Cargo 1933 R, Cargo 1933 Tractor, Cargo 2423, Cargo 2429, Cargo 2623, Cargo 2629 e Cargo 3133.

“Com maior torque e maior potência, os caminhões ganharam mais eficiência, chegam mais rápido e ficaram de 5% a 7% mais econômicos que a linha atual. Em situações controladas durante os testes, chegamos a 13% de economia”, comentou Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul. A tecnologia elevará os preços em faixa idêntica aos modelos da concorrência, de 8% a 20%.

A engenharia de produto destacou que os caminhões foram desenvolvidos para funcionar somente com diesel S50, que deverá estar disponível a partir de janeiro de 2012. O abastecimento com o diesel utilizado atualmente (S500 e S1800), com alto teor de enxofre, causaria danos a componentes como o catalisador e levaria à perda de garantia dessas peças.

A tecnologia SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva) reduzirá a emissão de poluentes em até 80% diante dos níveis atuais. Outras novidades são o aumento dos intervalos de troca de óleo e também da durabilidade dos componentes, com reflexo positivo na vida útil do motor.

RASTREAMENTO – O sistema Fordtrac de rastreamento e telemetria, que poderá equipar os caminhões Cargo, foi desenvolvido em parceria com a Autotrac, empresa pioneira de rastreamento. O conjunto combina funções de telemetria que permitem registrar de forma remota as principais informações sobre a utilização e o desempenho do caminhão, como velocidade, rotação do motor e distância percorrida.

Segundo um representante da Autotrac presente ao lançamento, o custo de utilização do sistema deve ficar em torno de R$ 12 por dia. Em caso de utilização do Finame do BNDES na aquisição dos caminhões, o rastreador não poderá ser incluído no financiamento.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply