Scania Combustível

Sindipesa pede agilidade ao DER do Paraná

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

O Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais (Sindipesa) está cobrando providências do DER do Paraná a respeito da ineficiência no processo de emissão de Autorizações Especiais de Trânsito (AETs) pelo órgão.
De acordo com as associadas do sindicato, o serviço é prestado no Estado por “pessoal insuficiente”, muitas vezes por estagiários destreinados, e não há um sistema informatizado para tornar o processo mais rápido.
Segundo o vice-presidente executivo da entidade, João Batista Dominici, o Sindipesa se reuniu com o DER paranaense em 14 de setembro, expôs a situação e aguarda soluções.
A demora no processo de expedição de AETs não é um problema exclusivo do Paraná. Nenhum DER do País possibilita, por exemplo, que o pedido seja feio via internet. Isso só é possível junto ao DNIT, para licenças de tráfego nas rodovias federais.
Mesmo assim, na comparação com São Paulo, o órgão de trânsito paranaense tem se mostrado mais vagaroso. Enquanto no DER paulista uma AET para as operações mais simples pode sair de um dia para outro, no Paraná leva até uma semana.
O crescimento econômico do Brasil e os investimentos crescentes em obras de infraestrutura demandam cada vez mais o transporte de cargas especiais pelas rodovias do País. São cargas pesadas e superdimensionadas para atender os setores de energia elétrica (hidráulica, térmica, eólica e nuclear), subestações, indústrias químicas e petroquímicas, refinarias de petróleo, refinarias de alumínio, indústria naval, indústria automobilística, comunicações, construção civil pesada, indústrias siderúrgicas, mineração, papel e celulose, etc. Mas infelizmente os transportadores estão encontrando barreiras burocráticas que impedem a agilidade em tão importante tarefa.
A Revista Carga Pesada entrou em contato com a assessoria do DER em Curitiba e aguarda um pronunciamento oficial do órgão.

Truckscontrol
Compartilhar

1 comentário

  1. Sinto em informar que quase tudo isso que esta sendo informado é mentira!nunca no DER Pr uma AET sem dimensões de consulta levou mais que um dia para liberar! sendo que o DER-SP alem de ser uma burocracia “boba” ainda leva muito tempo para liberar as AET simples e ou com consultas!!! e a AET não consta todos os dados do veiculoe dimensões correspondentes ao conjunto transportador. grato a atenção Antonio C. Andreatta

Deixe um comentário