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S50 vai custar R$ 0,06 mais caro

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A Petrobras Distribuidora divulgou na segunda-feira (5) que o novo diesel, o S-50 para motores Proconve 7 (Euro V), vai custar R$ 0,06 mais caro e que, em janeiro, 900 postos da bandeira BR vão oferecê-lo. Os motoristas, segundo a empresa, não vão percorrer mais de 400 quilômetros para encontrar o novo produto.

Veja abaixo matéria completa do repórter Vladimir Platonow, da Agência Brasil:

Rio de Janeiro – A Petrobras anunciou hoje (5) que vai disponibilizar para todos os estados do país, a partir de 1º de janeiro, óleo diesel com menor teor de enxofre, conhecido como S-50, por conter teor de enxofre de 50 miligramas por quilo de combustível (mg/kg) . Atualmente, o produto já é vendido em nove capitais e municípios das respectivas regiões metropolitanas para abastecer, principalmente, as frotas de ônibus do transporte público.

O S-50 provoca menos emissões de poluentes, como material particulado e óxidos nitrosos. Mas esta é uma vantagem ambiental que só valerá para os veículos mais novos, equipados com motores de padrão Euro 5, e apenas se for usado em associação com o produto Agente Redutor Líquido Automotivo, mais conhecido pela sigla Arla 32.

“Vamos ter uma melhoria substancial na qualidade do ar porque, com os motores novos Euro 5, que já estão sendo produzidos no país, mais o diesel 50 ppm [partes por milhão]e o Arla, teremos redução de 80% de materiais particulados e de 98% de óxidos nitrosos”, disse o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Segundo ele, os motores a diesel mais antigos também vão emitir menos poluentes com o novo combustivel, porém, essa redução não será tão significativa. “Os motores antigos da nossa frota vão poder utilizar o diesel 50, mas a redução das emissões ficará em torno de 10% a 15%. A troca da frota vai se dar ao longo de muitos anos. A Anfavea [Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores] pretende vender, em 2012, de 160 mil a 170 mil veículos com motores novos [a diesel padrão Euro 5]. Mas nós temos uma frota de 2,3 milhões de veículos pesados”, comparou Costa. Atualmente, o S-50 corresponde a 6% das vendas totais de diesel da Petrobras.

Segundo o presidente da Petrobras Distribuidora, José de Lima Neto, no mínimo, 900 postos da bandeira BR Distribuidora vão oferecer o S-50 a partir de janeiro. A ideia é que os motoristas não precisem percorrer mais de 400 quilômetros para encontrar postos de combustíveis que ofereçam o novo produto, pois os motores a diesel da nova geração não podem rodar com o combustível antigo, mais pesado e poluente.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estimou que, em um primeiro momento, cerca de 3 mil postos deverão ter bombas para oferecer o novo produto. “A principal certeza é que, quem comprar um caminhão novo, não vai ficar parado na estrada. É o desafio principal, neste primeiro momento”, frisou Lima Neto.

O preço do litro de óleo diesel S-50 deve ser seis centavos mais caro que o do diesel S-500 (com teor de enxofre máximo de 500 mg/kg). Mas o motorista também vai ter que desembolsar de R$ 2 a R$ 3 por litro de Arla 32, na proporção de 1 litro do agente para cada 20 de diesel. O uso do Arla 32 será obrigatório porque, sem o produto, o motor poderá apresentar problemas e parar de funcionar.

“O motor [novo]tem um sistema de diagnóstico. Se começar a emitir acima da legislação, vai perder potência e o motorista poderá ter de parar o caminhão em determinado momento. É um produto mandatório de uso. Para evitar as emissões, você tem o custo do produto, como é na Europa”, explicou Lima Neto.

Atualmente, nos países membros da União Europeia, o diesel usado em veículos é o S-10 (10 mg de enxofre por kg). Nos Estados Unidos, o padrão é S-15 (teor de enxofre de 15 mg/kg) e S-500. No Brasil, atualmente, a Petrobras vende 66% de diesel S-1.800 (o mais sujo, com teor de enxofre de 18 gramas por quilo), 28% de S-500 e 6% de S-50. Para 2020, a empresa projeta vender 60% de S-10 e 40% de S-500.

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4 Comentários

  1. se fossem nossos governantes conscientes das questões ambientais o diesel venenoso já estaria proibido e as regulamentações deveriam ser pelos índices mais baixos conhecidos tecnicamente independente do custo do litro que não significa nada perante o custo da saúde dos brasilieiros, mas as mentes governantes não registram isso nem mesmo quando trabalhava na petrobrás a nossa presidenta Dilma e o nosso então presidente era o Lula que tambem nada fazia para corrigir este problema não sei se por serem muito forte as máfias dominadoras dos mercados em questão ou se por serem as questões ambientais “não prioridade” e deixadas para depois

  2. DESABAFO== Infelizmente só as Empresas e Transportadoras poderão participar desta tecnologia, já o caminhoneiro autonomo só terá condições de chegar nesta éra daqui uns 20 ou 30 anos. O Prócaminhoneiro foi criado direcionado ao motorista autônomo, porém as empresas foram as que mais se aproveitaram deste plano comprando e renovando a frota pagando o caminhão ainda mais barato que o autônomo O QUAL SONHA EM COMPRAR UM DESSES. Possuo um Scania T113H e tentei financiar um Scania R124 420 6×2 ano 2005 e não consegui, porque o Banco não acredita que eu teria condições de pagar as prestações + seguro. Hoje a situação é a seguinte; faltam mais de 8.000 motoristas para trabalharem com os caminhões comprados pelas empresas, e parte deles encontram-se parados nos pátios das mesmas. Se não houvesse tantos impostos o caminhão não seria tão caro e nós autônomos estariamos rodando também com esses caminhões dos nossos sonhos. Só consegui entrar num caminhão Zero KM como “curioso” em uma concessionária. O BRUTO custa hoje R$ 380.000,00. VOU CONTINUAR SONHANDO,fazer o que?

  3. Sou autonomo, com caminhão 2006, será que o novo combustivel e os novos caminhões não irão fazer sumir todos os pequenos e autonomos?  Falei com dono de um Posto e ele sugeriu abastecer com o novo oleo diesel, mas nao sei qual serias as consequencias, tem poucôs comentarios neste sentido. Gostaria de saber se alguem usou e qual a avalisção e desempenho do caminhão.

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