A inauguração da Turim, concessionária Iveco em Maringá, em 12 de setembro, marcou o início de uma política mais agressiva da marca que prevê aumento da participação no Paraná, dos atuais 15% para aproximadamente 20% até o final do ano, considerando toda a linha de produtos. Outras duas unidades serão inauguradas em Londrina e Paranavaí, totalizando sete pontos de vendas e serviços no Estado, até o início de 2019, segundo Ricardo Barion, diretor de vendas e marketing da Iveco Latin America.
“O Paraná é um mercado complexo e dinâmico. Aqui no norte temos uma espécie de polarização de segmentos, com Londrina respondendo por uma forte demanda por comerciais leves – como a líder Daily – enquanto em Maringá há maior procura por caminhões pesados”, explica o diretor da Turim, José Carlos Trevisan.
A inauguração da nova casa na cidade faz parte de uma série de melhorias que a Iveco vem promovendo em sua rede. Assim como acontece em Maringá, um novo grupo econômico foi nomeado para representar a marca em Ponta Grossa, e há estudos para mais uma casa no oeste do Estado.
Com 6.300 metros quadrados em terreno de 26 mil metros quadrados, a nova concessionária Turim conta com 26 colaboradores treinados pela Iveco, bem como completa estrutura de vendas e de atendimento de pós-venda.
O vice-presidente da Iveco para a América Latina, Marco Borba, destacou que “já deixamos a crise para trás e estamos cumprindo nosso plano de investimentos”. Lembrou que o mercado de caminhões despencou de 180 mil unidades em 2012 para 60 mil unidades em 2016, evoluindo para cerca de 70 mil veículos em 2017 e devendo encerrar 2018 na faixa dos 80 mil.
De 2014 a 2017, a Iveco reduziu sua rede de 100 para 60 casas. “Aproveitamos a crise para enxugar e tornar mais eficiente nossa operação, de forma que voltamos a crescer para cerca de 75 concessionários em 2018, porém com maior capacidade de atendimento do que as 100 anteriores”, segundo Ricardo Barion.
Para o vice-presidente Marco Borba, “a incerteza na política não contaminou a economia dos transportes, que continua crescendo. Esperamos em breve voltar a romper a barreira dos 100 mil veículos ao ano, no mercado total”. Também destacou que “no Paraná temos uma situação consolidada, estamos aprimorando e fortalecendo a rede para dar a atenção que os clientes merecem”.
Após concluir investimentos de R$ 650 milhões no período de 2014 a 2016, aplicados em redimensionamento de fábrica, nova pista interna testes, desenvolvimento de produtos e desenvolvimento da rede de concessionários, a empresa anunciou, recentemente, novos investimentos de US$ 120 milhões para o período de 2017 a 2019, aplicados essencialmente em desenvolvimento de novos produtos, segundo Barion.
Além do complexo industrial em Sete Lagoas, Minas Gerais, a Iveco tem unidades de produção na Argentina e na Venezuela – esta última atualmente paralisada devido à crise no país vizinho. “Também temos uma nova concessão operando no Paraguai, onde vamos inaugurar mais uma em breve”, informou o vice-presidente Marco Borba.
O Grupo VCA, dono da nova Turim de Maringá, pretende cobrir toda a “metade norte” do Paraná com cinco concessionárias. Além de Londrina, Maringá e Paranavaí, há planos para duas novas casas: uma em Umuarama e outra na região de Ibaiti, em local a ser definido, segundo o diretor José Carlos Trevisan.