Proposta era fazer uma ponte entre o cenário global e a realidade brasileira
O #NXTGEN, programa pioneiro do setor de transportes a oferecer conteúdo sobre inovação, governança corporativa e sucessão empresarial para filhos de empresários de transporte, está em sua terceira turma, com mais de 60 participantes de todas as regiões do País.
Foi este grupo que visitou em novembro, a convite do Consórcio Scania, o HSM Expo 2018, maior fórum de gestão e liderança da América Latina, realizado entre os dias 5 e 7 de novembro no Transamérica Expo, em São Paulo.
Foram convidados todos os participantes das turmas dos últimos dois anos, desde que foi lançado, com uma programação que envolveu também os sucedidos, ou seja, os empresários que estão em processo de sucessão empresarial.
O HSM Expo 2018 é “uma plataforma de conhecimento, que faz a ponte entre o cenário global e a realidade brasileira, construindo redes colaborativas que impactam o desempenho das empresas e de suas equipes”.
“A Scania está focada na sustentabilidade do setor de transportes, e o Consórcio Scania contribui com o programa #NXTGEN, que é uma forma de preparar os antigos e novos clientes para os desafios de um mundo cada vez mais acelerado e digital”, afirma Suzana Soncin, diretora da empresa e principal idealizadora do programa que assumiu o desafio de colocar a sucessão na mesa de debate das transportadoras.
Há dois anos na direção-geral do Consórcio Scania, Suzana Soncin é a responsável por este que é um dos projetos mais inovadores voltados às empresas de transporte de carga no Brasil. O #NXTGEN reúne jovens dirigentes dessas organizações em palestras, visitas e viagens internacionais. O objetivo é prepará-los para um dos assuntos mais delicados que – mais cedo ou mais tarde – terão de tratar: a sucessão.
Além disso, o projeto tem como parceiros instituições educacionais de renome internacional visando colocar esses empresários em contato com tendências do setor em modelos de gestão, tecnologias, conectividade e sustentabilidade. Das três turmas abertas até agora, já passaram 60 pessoas pelo #NXTGEN.
“Pela primeira vez, uma montadora lançou um programa voltado aos jovens empresários de empresas de transportes, abordando o tema da sucessão empresarial e ao mesmo tempo os impactos da aceleração digital”, explica Suzana.
Para ela, a busca da sustentabilidade no transporte começa na preparação das empresas para os desafios da sucessão, que muitas vezes envolvem fatores profissionais e emocionais, quando se trata de empresas familiares. E a aceleração digital, que está mudando a forma de trabalhar e fazer negócios no mundo todo.