Versão 6×2 de 440 cv chega custando R$ 380 mil
A Iveco está complementando sua linha de pesados com a chegada dos modelos Hi-Road para aumentar sua participação no segmento que mais cresceu em 2018. A engenharia da montadora incorporou nos novos caminhões atributos do top da linha Hi-Way e tirou de produção os Stralis.
Com destaque para as cores azul e branco perolizado, os novos modelos chegam à rede de concessionários em janeiro. Pelo menos 200 unidades já estavam vendidas na fase de pré-lançamento, a metade para clientes de varejo. Convencida de que o período de crise passou, a diretoria da Iveco estima para 2019 que o mercado acima de 3,5 toneladas, onde atua, atinja a marca de 104,7 mil veículos, 21% a mais que este ano, cuja previsão é fechar com 85 mil unidades.
“Os índices de confiança tanto da indústria quanto do varejo e serviços estão crescendo e o tráfego de veículos nas rodovias voltou ao patamar de 2012, pré-crise”, avalia Ricardo Barion, diretor de Marketing e Vendas da Iveco. “Estamos trabalhando para aumentar nossa participação no mercado de pesados, que mostrou sinais de crescimento ao longo de todo o ano, com este lançamento de produtos para segmentos nos quais ainda não atuávamos”, complementou.
Os motores dos novos Hi-Road são o Cursor 9 e 13, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O Cursor 9 tem potência de 360 cv (4×2) e o Cursor 13 tem duas faixas de potência, 400 cv (4×2 e 6×2) e 440 cv (4×2, 6×2 e 6×4), com torque máximo de 2.250 Nm.
A transmissão é automatizada de 16 velocidades à frente mais duas marchas à ré, e o tanque de combustível tem capacidade, de série, para 900 litros. “O consumo está 7% menor que as versões anteriores. E os novos motores foram configurados para trabalhar sempre cheios, entregando o melhor torque, quesito extremamente importante para os clientes hoje”, explica Anderson Vilela, da área de engenharia e responsável pelo desenvolvimento dos novos caminhões.
A cabine é totalmente nova e ficou mais leve para proporcionar aumento da capacidade de carga e diminuição no consumo de diesel. O teto alto de série, para-sol, defletor de ar lateral e defletor inferior são alguns destaques.
No total, os novos caminhões ficaram 710 quilos mais leves. “Se considerarmos um caminhão rodando carregado na ida e na volta na rota Belo Horizonte–São Paulo, isso representaria 148 mil toneladas de carga a mais no período de um ano”, complementou Vilela.
Internamente, buscando maior conforto para motorista e ocupantes, também são itens de série o trio elétrico (vidro e trava elétrica, além do retrovisor aquecido e elétrico), banco High Comfort, ar-condicionado e climatizador, rádio com CD, MP3 e entrada USB, volante com comandos integrados, box térmico e suspensão pneumática – com quatro bolsas.
Com este lançamento, a Iveco posiciona o já conhecido Hi-Way com potência máxima de 560 cv para competir com Volvo e Scania. Os novos Hi-Road chegam para disputar mercado com os Mercedes-Benz.
Outro esforço da marca é na consolidação da sua rede de concessionárias, atualmente com 74 pontos de atendimento que devem se estender para 88 no decorrer do próximo ano. Uma das prioridades é cobrir toda a rota da safra de grãos, setor que é um dos alvos da nova linha de produtos Hi-Road.