DAF - Oportunidade 2024

Caminhoneiros farão manifestação contra restrições na Marginal

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

Caminhoneiros autônomos de São Paulo realizam na manhã de domingo, 4, uma assembleia para decidir se farão o que entidades do setor chamam de “mega manifestação” contra o início da restrição à circulação de caminhões. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a proibição terá início na segunda-feira, 5.

Serão fiscalizados os caminhões que estiverem transitando pela Marginal Tietê e avenidas próximas, no período das 5 horas às 9 horas e das 17 horas às 22 horas, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 10 horas às 14 horas.

Segundo a companhia, a implantação dessa restrição “faz parte de um conjunto de medidas que a atual administração tem realizado com o intuito de reduzir as ocorrências envolvendo caminhões e que geram interferências no sistema viário principal nos horários mais críticos”.

Serão considerados irregulares e passíveis de autuação por transitar em local e horários não permitidos os veículos que não estiverem devidamente cadastrados. A multa é de R$ 85,13, infração média, com acréscimo de quatro pontos na carteira nacional de habilitação.

As restrições enfrentam fortes resistências das entidades representativas do transporte de cargas. O sindicato das transportadoras de São Paulo, o Setcesp, divulgou nota atestando que a proibição de caminhões não é a “solução para o caótico trânsito da cidade, que padece a cada dia com congestionamentos cada vez maiores devido ao número crescente de veículos de passeio que entram nas ruas”.

A entidade lembra que a Marginal do Tietê e avenidas próximas são a espinha dorsal da logística brasileira, unindo diversas rodovias que cortam o País. “Sem o Rodoanel completo, que fará o papel de distribuir os veículos de passagem entre as rodovias de origem e destino sem passar por dentro da cidade, as restrições se mostram uma medida inviável”, afirma a nota.

Na última sexta-feira, o presidente do Sindicado dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam), Norival de Almeida Silva, disse em entrevista ao Jornal da Tarde que se as regras da restrição não mudarem, os caminhoneiros parariam a Marginal do Tietê em protesto. “Pelo menos a Dutra vai ficar fechada até São José dos Campos”, afirmou. Em nota, representantes da categoria informaram ser “contra a restrição na Marginal do Tietê”, criticando as autoridades municipais “pelo encerramento das negociações”.

A assembleia está prevista para as 9h na sede do Sindicam, no Parque Novo Mundo, zona norte da capital.

De acordo com o Sindicam, existem 54 mil caminhoneiros autônomos na cidade de São Paulo.

Com informações do Jornal da Tarde

Truckscontrol
Compartilhar

29 Comentários

  1. pare e pense no disrespeito com nos os camihoneiro to andando a 40 oras ai não póso tranzita na marjinal tiete tanto inposto cobrado tanto dinheiro arecadado construa estradas  as robaliera é tanto o porque ó os pedajio da fernão dias  até da para aseita mesmo sendo caro porque 1 real por eicho é sufisienteo o cobrado a mais é abuso de poder fais ideia a dutra a dão pedro a castelo as rodovia do parana  é robaliera sem limite tamo sendo asaltado piór que os asaltante são autorisado armados e com apoio da polisia os governantes tão abuzando e subistimando a intelijencia do povo tenho vergoia de ser brasileiro

  2. Os nossos dirigentes ao implantarem tal medida mostram e assinam o atestado de sua incopetencia será que é tão dificil advinhar que com o alto numero de licenciamentos por dia em todas as cidades e a falta de investimento na malha rodoviaria eles não perceberam outrora que alguma medida tal de construção de outras rodovias ou Rodoaneis ou ate mesmo em um investimento no transporte urbano já esta pra lá que emergencial ou eles não se lembram por onde transitavam os caminhoes antigamente NO CENTRO DE SÃO PAULO E SO NÃO TRANSITAM MAIS PORQUE FOI CONSTRUIDA A MARGINAL então estão esperando o que para concluirem o RODOANEL que aonde já esta terminado esta congestionado.Façam jus aos seus salarios tomem medidas inteligentes não só para agora mas sim para o futuroFIM A CORRUPÇÃO CHEGA ESTA NA HORA DE INVESTIMENTOS

  3. boa noite     Só acho que deveria-mos deixar faltar alimentos,materal de construçao em Sao Paulo e regiao, proibida trafego de caminhoes,pois somos nós que abastecemos Sao Paulo.      por traz desta LEI tem muita gente com interresses proprio,( politicos safados e corruptos).      As sacolas plasticas,inspeçao veicular etc,etc,etc.      o povo só fica com o dever de pagar e nao cobrar nada,VAMOS UNIR-MOS E ACABAR COM ESTES SAFADOS CORRUPTOS.       quando vai entrar alguem no poder com vontade de ajudar o pobre TRABALHADOR .          OBRIGADO

  4. acho que podemos fazer muito por nos mesmo amuito tempo que os condutores de veiculo vem sofrendo abatess por  fiscais e altoridade samos no brasil a maior força politica no sentido de conseguir otimos resultado para classe,muitos não sederam conta que  a classe esta abandonado por culpa da plopia classe que não toma postura junto ao sindicato para melhor salario convenio ajuda de custo vale transporte seguro de vida participação de lucro alojamentos para quem chega de viajem descanço quando chegar de retorno da viaje horas extras reais em olerite de pagamento sabado 50%p domingo 100%p e porai vai oltros direito que os mot retem por ter medo de perca de emprego e a cada dia que passa sevão ficando pior quanto mais,pessoas não que olvir mem  participar dos sindicato dos mot iremos ser sempre escravo da covardia do nosso propio egoismo de achhadorear que esta bom,que idiotise se samos a maior força deste planeta de trabalhadore que carregamos este pais no lombo.

  5. Mauricio Rotta on

    Não é só em relação a essa proibição que nós autonomos temos que nos manifestar, mas sim por todo o conjunto de leis que a cada dia que passa fere mais a classe do transportador autonomo, balanças com resultados duvidosos, descontos excessivos de quebras, multas abusivas, falta de segurança, pedágios, truculência de agentes, restrições absurdas, frotas de cooperativas, enfim uma grande junção de fatores que está transformando o transporte brasileiro em uma atividade completamente inviável.

  6. Absurdo. Eles não investem na ampliação das vias , mas receber o IPVA recebem.Para fugirem da responsabilidade deles que seria a ampliação, simplesmente proibem.ESte Pais está para entrar em colapso. Precisamos fazer algo, e de imediato é realmente protestar fechando a marginal nesta segunda feira !!!  

  7. jOAO CAVALHEIRO on

    É SO PARAR O PAIS UNS 15 DIAS QUE OS GRAVATINHA VÃO VER A NECICIDADE DOS CAMINHOENS ENTRAREN  OU ATRAVESSAREN ACIDADE DE SÃO PAULO QUERO VER OS PODEROZOS INDO FAZER COMPRAS A ONDE SE NOS SE UNIR TODOS OS CAMINHONEIROS E PARAR JA QUE O FRETE TA TÃO DEVAZADO QUE ESTA SENDO PREJUIZO TRABALHAR NESSE PAIS DO JEITO QUE ESTA SE UN EMPREGADO MOTORISTA DE CAMINHAO NA ARGENTINA GANHA  7,000,00 REAIS POR MESAQUI NEN ODONO GANHA ISSO OS MOTORISTA ESTAO VIAJANDO     22 ASSIN MESMO 22 HORAS POR DIA PRA PODER PAGAR AS CONTAS ASSIN MESMO OS BANCOS TERAO PEGAR DE VOLTA  MAI OU MENOS UNS  5,000 CAMINHOENS QUE NÃO VÃO CONSEGUIR PAGAR CON ESSE FRETE IRIZORIO

  8. A PREFEITURA SO FERRA OS CAMINHONEIROS PORQUE É BATER EM DEFUNTO! NÃO HÁ UNIÃO LOGO NÃO HÁ MANIFESTAÇÃO;;LOGO É CHUTAR BÊBADO QUE NADA ACONTECE

  9. leiam greve!!!! ITENS A SEREM REENVIDICADOS (PROPOSTA A SER DISCUTIDA ENTRE A CLASSE)APOSENTADORIA,
    TEM QUE SER MELHORADA, MOTORISTA COM 50 ANOS LOMBANDO CARGA E
    DIRIGINDO, E ELES QUEREM QUE AGT SE APOSENTE COM 65……CONTRIBUICAO
    DO INSS TEM QUE REVISTA PAGO 250,OO PRA APOSENTAR COM 1.250,00 ISSO É
    UM ROUBO. ISSO SE FOR ITEGRAL CONTRIBUICAO NO MINIMO COM 10 ANOS.FERIAS E 13, AUTONOMO NEM SABE O QUE É ISSO ESTOU A 23 ANOS SEM FERIAS E SEI BEM O QUE É ISSO.PERIODO DE VIAGEM OU KILOMETRAGEM (4OO KM) , (8HS) POR DIA E SE FOR A NOITE TEM QUE SER MENOR, (6HS)AREA
    DE DESCANCO EM RODOVIA PEDAGIADAS COM DIREITO A UMA DUXA QUENTE,
    DESCONTO NA REFEICAO E SEGURANCA NO DESCANCO E A CADA 100 KM UM POSTO
    MEDICO, QUE PODERA SER ESTENDIDO A TODOS USUARIOS DA RODOVIA.AREA
    RESTRITA EM SP TEM QUE SER REVISTA PODERA SER CRIADO POSTOS DE DESCARGA
    DAS CARRETAS E A DISTRIBUICAO FEITAS EM TRUQUES E TOCOS 12TON E 7 TON,
    ACABAR COM A MAFIA DA POLITICAGEM QUE FOI CRIADA COM AS EMPRESAS DE
    “”VUCS””PEDAGIOS TEM QUE TER PRECO DIFERENCIADO DEPENDENDO DO DIA E DA HORA EM QUE O BRUTO RODAR.BRIGAR POR CRIACAO DE NOVAS RODOVIAS AS NOSSAS JA ESTAO SATURADAS.SINDICATO,
    TEM QUE  SER ESTUDADO A CRIACAO DE UM SITE
    AONDE OS CAMINHONEIROS POSSASM REENVIDICAR DIRETO COM O GOVERNO.VALE PEDAGIO E ALIMENTACAO TEM QUE SER REVISTO.TROCA DE VEICULO, A CADA 15 ANOS COM AJUDA DO GOVERNO FEDERAL É SO ELE TIRAR OS IMPOSTOS QUE O BRUTO SAI 45 POR CENTO A MENOSAGUARDO MAIS REENVIDICACOES DOS IRMAOS DA ESTRADA,

  10.  SE NÃO PARAR PELOMENOS 10 DIAS  NÃO ACREDITO EM  MELHORA  !  TEMOS QUE APOIAR O SINDICANTO E CONVOCAR OS CAMINHONEIROS  PARA UMA PARALIZAÇÃO  GERAL !!!!!!

  11. O que o sr. KASSAB esta querendo fazer?  ele não quer que rodemos pela marginal do tiete impedindo o nosso direito de ir e vir,…. na Constituição Federal de 1988, Título II, dos “Direitos e Garantias Fundamentais”, o artigo 5 diz o seguinte: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. E no inciso XV do artigo: “é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”.  “o direito de ir e vir é cláusula pétrea na Constituição Federal, o que significa dizer que não é possível violar esse direito. E ainda que todo o brasileiro tem livre acesso em todo o território nacional. O que também quer dizer que o sr. prefeito   GILBERTO KASSAB é autoritarista. Portanto essa lei municipal é inconstitucional, não so na marginal do tiete mas sim em toda  grande SP. Caso ele queira uma colaboração dos caminhoneiros que nos de alternativas de trabalho. Ou sera mais facil “””tentar”””  punir os caminhoneiros do que investir em transporte publico digno? o Sr. KASSAB não entende nada de transporte viario ou de logistica em nosso ramo, ele deve ter problema pessoal com algum caminhoneiro, ou esta levando algum das fabricas de V.U.C. ” VEICULO URBANO DE CARGA” PORTANDO NADA MAIS JUSTO QUE AGENTE PARAR SÃO PAULO DE UMA VEZ, PRA MOSTRAR PRA ESSE PREFEITINHO IGNORANTE, QUE AS LEIS DEVEM SER RESPEITADAS POR TODOS!!!!! KASSAB   DEIXA AGENTE TRABALHAR EM PÁZ, VAI PROCURAR O QUE FAZER COM SEU NOVO PARTIDO POLITICO OU SERA QUE ISSO É SO PRA VOCÊ APARECER MAIS AINDA NA MIDIA JA QUE É ANO ELEITORAL?  O POVO DE SÃO PAULO NÃO É  IGNORANTE NÃO, SABEMOS BEM A SUA INTENÇÃO.

  12. sergio louzada on

    os policiais fazem greve, os professores fazem greve, o proprio poder publico faz greve,,e vejo que no mínimo a única forma de protestar contra essa restrição e fazer parar a marginal e a dutra, não há outra alternativa que possa ser mais eficaz,, se tiver, me falem por favor…sou a favor do protesto com descencia e respeito ao bom senso.o governo quando tiver o rodoanel pronto poderá exigir  a restrição com mais poder.abraço a todos..

  13. Pessoal Precisamos de nos unir se nao nos nao vamos  mais poder trabalhar em São Paulo como que nós temos este tempo das 9;00 as 17:00, saimos com varias entregas e coletas, as vezes sao dez da noite e ainda nao conseguimos termina com todas as coletas. e gostaria de sabe se neste mundo não tem nenhum orgao competitivo que não veja o abisurdo que esta este pedagios no estado de São Paulo,um retorno em paulinia custa R$ 8,20 por eixo onde nos vamos para.Para irmos para o porto de Santos custa R$ 20,00 por eixo aproximadamente. Por favor que algum politico onesto KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKque posa nos ajudar.

  14. fernando souza on

      e  amigos caminhoneiro   realmente   e uma vergonha    termos que parar  para bacanas    passear   o dia todo     e nem    dao aminima  para  aqueles tras  osustento  par sua mesas …   e agora  que vamos ver os nosso sindicatos     a forças qe  tem    mas terminando  nao podemos   de deixar   um abraço  pra nossos   politicos    pela  atitude   de  prar um trabalhador   para   as  madame passear   com    os cachorro 

  15. o problema é muito simples a prefeitura de São Paulo apenas usou o que para eles fica mais barato e muito mais facil proibir o caminhão de rodar na cidade do que investir no transporte publico, e alem disso obter grandes ganhos com multas. nos da classe não devemos abaixar a cabeça por juntos nos fazemos uma grande força.

  16. MAIS É UM POVINHO BURRO MESMOQUANDO É QUE ESSES BOCA ABERTA VÃO BOTA NA CABEÇA, QUE SE ELES NÃO DEREM PRIORIDADE AO TRANSPORTE QUEM VAI SE PREJUDICAR SÃO ELES MESMO.REDUSINDO O TRAFEGO DE CAMINHÕES NAS RUAS DE ASSEÇO,O PRODUTO NÃO CHEGA E SE O PRODUTONÃO CHEGA, ELES NÃO COMEM,NÃO BEBEM, NÃO VESTEM.ISSO SEM CONTAR AS CARGAS QUE TEM PRIORIDADE, COMO PARA HOSPITAIS E OUTROS.ESSE POVINHO QUE INSISTE EM TRATAR O CAMINHONEIRO MAL, DAQUI A POUCO TEMPO VAI TERQUE CARREGAR O FRETE DO BRASIL NO SEU CARRINHO DE LUXO.DIGO ISSO PORQUE O CAMINHONEIRO ESTA TÃO MAL TRATADO QUE A NOVA GERAÇÃO NÃO QUERNEM UOVIR FALAR NA PROFIÇÃO.SE TEM CAMINHÃO, TA FALTANDO MOTORISTA.SE FALTA MOTORISTA NÃO TEM FRETE.SE NÃO TEM FRETE, NÃO TEM MERCADORIA A DISPOSIÇÃO DOS GRAVATINHAS.AI EU PERGUNTO PARA OS BURRINHOS DE GRAVATA?VALE A PENA VOCES PREJUDICAREM  QUEM BOTA A COMIDA NA SUAS MESAS?TA NA HORA DE VOCES PENSSAREM BEM NAS (CAGADAS) QUE VOCES ESTÃO FASENDO.PORQUE  NÃO VAI DEMORAR PARA COISA FICAR FEIA.AMIGOS CAMINHONEIROS NOS TEMOS A FORÇA EM NOSSAS MÃOS.BASTA SABERMOS USALAS.VALEU E SENTA A BOTA.

  17. andre aparecido on

    meu nome é andre trabalho com caminhão eu junto com meu pai temos dois caminhões sendo um com divida se esta restrição vim a ser valida ñ sei como famos fazer para pagar os nosso caminhão a prefeitura de são paulo ñ enxegar qye tem minhões de carros de passeio fazendo o trazito em sp faso entrga diariamnete na zona sul e infelismente ja fui assaltado e conheso varios amigos que forão assastados inclusove que ja çlevou ate tiros olha se queseren ir ate na loja da reroy merlin que fica em interlagos vai encontrar um monte amgos camioneiros com medo ser assaltado olha só queremos trabalhar mas nada se nos trabalha a noite somos omilhados pela população então o que faer vira ladrão?

  18. claudemir guilherme on

    ESTE PREFEITO SÓ ESTABELECE ESTA LEI POR QUE TEM TUDO NA SUA CASA POR QUE SE OS CAMINHONEIRO TIVESSEM  QUE LEVAR ALGUMA COISA NA NA CASA DELE ELE NAÕ TERIA FEITO ESTA LEI POR QUE ELE NÃO COLOCA UMA LEI PARA CARRO QUE TRAFÉGA COM UM PASSAGEIRO NA MARGINAL SABE PORQUE PORQUE ESTE CARROS GERAM MUITAS  MULTAS  PARA  ELES  ENTÃO NÃO É VIÁVEL PROIBIR QUE ELES CIRCULAM COMO É QUE VÃO FATURAR MAS É ASSIM MESMO ISTO É POR CAUSA DA ELEIÇÃO QUE VEM POR AI SE TODOS NÓS PUDESSEM TER OPÇÃO DE VOTO DUVIDO QUE ELES TERIAM ALGUM VOTO MAS ATÉ NISTO TEMOS QUE SER OBRIGADOS  QUE DEMOCRACIA

  19. Joarez mereth Dias on

    Acredito que tem muito chefe pra pouco indio, e se foi feito uma carreta é por que tinha nessesidade de atender a demanda .se colocar 25 vans consegui transportar a quantidade de uma carreta,. porém polui quantas vezes mais ??? Eu como carreteiro não quero causar cogestionamento e nem quero pegar trasito parado. Simplesmente quero fazer minhas entregas e vir embora pra casa com a satisfasão de serviço comprido, Infelismente as marginal Tiete, liga as rodovias ,e quando  eu nasci isso ja tava pronto e não foi eu que infentei isso , mas sinto que terei que pagar por isso. O estado de são Paulo é um estado de maior recadação do pais . agora elaboraram o rodo anel ,, no meu penssamento é uma obra ouçada e nessesaria porem não concluida. penso assim primeiro a solução e depois as proibição . devo lembrar que os politico devem investir mais em transporte de qualidade e ações socias para as pessoas andem mais de bicicletas , asiim terá naturalmente uma reducão de veculos nas ruas.O rodisel de veiculos acho furada,  porque ??? Porque o camarada tem dois carros com final de placas diferente, e geralmente são carros velhos até mesmo porque seria um investimento muito alto dois carros novos .termino meu depoimento deixando um recados aos politicos, parem de enrrolar trabelhe pro povo com seriedade até mesmo por que vcs foram elegidos pelo povo e porque vcs ganham salario por isso.

  20. Há na verdade por parte do prefeito Kassab apenas  intenção de mostrar que estão fazendo alguma coisa pelo caos no transito. Mas o grande equívoco consiste em que se para o transporte de pessoas se deve priorizar o ” Transporte de massas” ( metro, trem, corredores de onibus etc) no transporte de cargas tambem vale a mesma regra).De onde esse prefeito tirou a ídéia que que diminuirá o transito tirando uma carreta para 25 ton. e em seu lugar colocando 15 caminhonetas??Alem disso se essa lei não for revogada haverá um aumento significativo do custo de vida em São Paulo e a população deve ser avisada que um pacote de arroz será mais caro em são Paulo doque nas outras cidades pois na verdade é quem arcará com a conta do custo extra dos 14 motoristas e veiculos a mais no processo.Essa lei é mesmo muito idiota…..pois….vejam NA TABELA ABAIXO. Acho que o prefeito e seus vereadores faltaram na aula de matematica pois matematicamente esta provado que essa restrição aumentará o fluxo de veiculos e o custo operacional. Mas servirá apenas para esconder sua incapacidade de atacar a causa do problema.

    PESO/TON
    VEICULO
    VALOR DE FRETE

    FRETE ATUAL
    FRETE COM A RESTRIÇÃO

    25
    CARRETA
     R$          1.450,00

     R$                    1.450,00
     R$                            8.250,00

    1,6
    CAMIONETA
     R$              550,00

    DIFERENÇA A MAIOR
     R$                            6.800,00

    ESTRUTURA ATUAL



    1 CARRETA
    1 MOTORISTA

    ESTRUTURA COM A RESTRIÇÃO



    15 CAMINHONETAS
    15 MOTORISTAS

    Vou dar uma sugestão para diminuir o transito.1)Incentivar a carona solidária pois a maioria dos veiculos que circulam são de passeio e levam apenas o motorista. 2)Aumentar as ciclovias.3)Diminuir a carga tributária sobre a tarifa dos taxis para que sejam viaveis para a população.4)Elevar dos míseros 70 km para 400 km de metro.5)Duplicar os corredores de onibus e substituir a frota diesel para gnv e troleibuss.6)Incentivar o transporte coletivo escolar.7)Aumentar a restrição para veiculos de pesseio de 1 dia para 2 dias semanais nos horarios de pico.Nesta linha de raciocínio acho que poderemos melhorar o transito da nossa cidade.Grato.José Castro.

  21. gilberto s. nascimento on

    AMIGOS   CAMINHONEIROS  VAMOS PARAR DE TRANSPORTAR E VEREMOS O QUE VAI ACONTECER COM CIDADES QUE PROIBEM CAMINHOES EM SUAS AREAS. OS PREFEITOS E OUTROS POLITICOS SAFADOS VAO PEDIR PELO AMOR DE DEUS PARAR  TER ALIMENTO EM SUAS MESAS.      VAMOS PARAR VAMOS PARAR,           VAMOS PARAR,    VAMOS PARAR……………TUDOOOOOOOO..

  22. O problema é  que aqui a classe é desunida e sempre tem um pelego para fazer media para o patrão , na Argentina se tu não para eles te param,é lamentavel ver um prefeito eleito pelo povo restringir o direito de ir e vir das pessoas e principalmente de quem esta trabalhando,au invez de se preocupar em dar um sistema de transporte coletivo decente,claro o seu Cassab vai ou de helicoptero ou com carro oficial e o povo que se rale.Prefeito te preocupa em dar a esta população que paga o teu salario transporte coletivo decente e pare de brigar com os transportadores de carga.Sem caminhão o Brasil para.E este povo que votou neste cidadão que cobre o transporte que ele prometeu na campanha.

  23. Leandro Antonio Ferreira on

    Ei, paramos de transportar para SP capital, ja que não pode rodar não vamos!!! Sera que a capital vai aguentar sem CAMINHÕES…..

Deixe um comentário