O Paraná proibiu o trânsito de bitrenzões de nove eixos fabricados com a instalação de mais dois eixos em bitrens anteriores a 2006. Desde o início do ano, o DER paranaense não está mais concedendo Autorização Especial de Trânsito (AET) para essas composições, como também acontece em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
Alguns transportadores têm mandado colocar mais dois eixos em bitrens antigos, aumentando o PBTC de 57 para 74 toneladas com os mesmos 19,8 metros de comprimento (leia na edição 157 disponível em www.cargapesada.com.br). Eles alegam que essa é uma forma de compensar a elevação de custos causada pela nova exigência de cavalos 6×4 (no lugar dos 6×2) para tracionar bitrens.
Com a proibição, o Paraná toma posição pelo cumprimento pleno da Resolução 211/06, do Contran, que determinou que composições para 74 toneladas têm que ter 25 metros, mas autorizou as de 19,8 metros, fabricadas até então, a continuar rodando. Essas continuam obtendo AET no Paraná, mas não as que foram adaptadas a partir de bitrens.
O coordenador de Engenharia de Trânsito do DER paranaense, Nilton Merlin de Camargo, disse esperar que o Contran baixe uma norma específica para proibir a adaptação de bitrens.
Em Mato Grosso, o sistema de liberação de AETs ainda está sendo implantado, mas o coordenador de Operações da Secretaria do Transporte, Ivo da Costa, diz que também não irá liberar AETs para essa configuração quando o sistema começar a funcionar.
Paraná proíbe bitrem que virou bitrenzão
Compartilhar
5 Comentários
mais uma maneira de tomar dinheiro dos trouxas
. E, no caso de Alto Araguaia, a cidade vizinha de Alto Garças, que fica a 60 km do terminal, virou um grande estacionamento. “Estamos fazendo um abaixo-assinado para acabar com essa calamidade”, disse à Carga Pesada o vereador Fábio Adriano Agulhão. “Os caminhões param nas ruas, impedem o trânsito, estragam o asfalto. A população está revoltada.”O lugar onde os motoristas estão é ALTO GRAÇAS-MT, Alto Araguaia so esta ficando com o Lucro!!!
OLHA AI SO TEM VAGABUNDOS ATRAS DAS MESAS, PARA JUSTIFICAR SEUS ALTOS SALARIOS, FICAM INVENTANDO IMBECILIDADES DESNECESSARIAS, COMO AS GRADES LATERAIS QUE NAO SERVEM PARA NADA, SO PARA AUMENTAR A TARA DOS BRUTOS. ÉUMA CAMBADA DE VADIOS, SEM VERGONHAS, LADROES, CORRUPTOS EITA PAIZINHO SEM MORAL, A DILMA FICA AI DANDO ENTREVISTA PRA INGLES VER. ACORDA PRESIDENTA BOTA ESSES VAGABUNDOS PUBLICOS PRA TAMPA OS BURACOS DAS RODOVIAS, ISSO SIM SERIA SERVIÇO SERIO, NAO ESSAS PALHAÇADAS QUE INVENTAM. ETA BRASIL TA FUDIDO.
kkkkkk ai ai ai, arrumar nossas estradas ninguém quer né?
Discordo. A valor de transpareancia que vem gavardo nos parabrisas se refere a um valor mednimo. Ale9m do que o valor de 75% para o conjunto e9, exclusivamente para quando o parabrisa for incolor (??? (creio que a legislae7e3o quis diferenciar dos fumeas e dos vidros verdes)) O valor de 70% seria para os outros casos (fumeas, verdes e coloridos). A ne3o ser que eu tenha entendido erroneamente o caput do artigo 3ba da resolue7e3o 254. De certo e9 que jamais poderia ser lavrada uma multa sem a devida aferie7e3o. Eu je1 trabalhei em e1rea de vistoria veicular e le1, o medidor foi aposentado, simplesmente porque sem absolutamente nada na frente da lente, ele acusa valores. A grande verdade permanece: de cabee7a de juiz, de agente de tre2nsito e de fralda de criane7a; se pode esperar qualquer coisa.