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Deliberação do Contran gera custo a frotistas

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Recall-MB

A Transportadora Bergamaschi, de Rondonópolis (MT), estuda ir à Justiça contra a Deliberação 119, do Contran, baixada em 19 de dezembro passado, que trata da cor predominante dos veículos de carga. Para cumpri-la, a Bergamaschi terá gastos de R$ 180 mil no Detran. Todas as outras transportadoras também terão despesas.

A deliberação traz uma mudança na definição de cor predominante de reboques e semirreboques. Diz que vale a cor do chassi (veja ilustração ao lado). Acontece que os órgãos de trânsito sempre registraram como cor predominante dos implementos a cor da carroceria. Isso vai obrigar os frotistas a alterarem todos os certificados de registro, no prazo de um ano.

“Aqui no Mato Grosso, o custo fica em torno de R$ 450 por implemento”, afirma o diretor da empresa, Dirceu Capeleto. A Bergamaschi tem 400 implementos.

Capeleto ressalta que a definição de cor predominante constante do registro é uma atribuição do Detran, e não do proprietário. “A nota fiscal informa as cores do chassi e da carroceria. Nós nos limitamos a mandar a nota para o Detran, que sempre definiu a cor predominante. Agora querem que paguemos por algo que não fizemos. Pedi para o nosso advogado analisar o caso.”

A Carga Pesada pediu esclarecimentos à assessoria do Ministério das Cidades, ao qual o Contran é vinculado, mas não recebeu resposta.

Truckscontrol
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19 Comentários

  1. Esse ano de 2012 está negro para o transportador autonomo, nao é a toa que a inflação do mês de fevereiro teve queda devido a deflação no setor de transportes, deflação essa que só poderia ter sido gerada caso houvesse queda no preço do diesel ou queda no preço dos pedágios, nenhuma das duas coisas aconteceu, portanto a deflação ocorreu pois houve queda na margem de lucro diretamente do transportador, ou seja, nós pagamos o pato e a Dilma leva a fama!

  2. o autonomo ta quebrado, o transporte rodoviario é o vilao de tudo, mas as ferrovias, que eram para ser um transporte mais barato, naum é o que acontece, o que está acontecendo nesse pais é que o medio, pequeno e micro, está pagando a conta, no transporte, as ferrovias tem uma pauta de valores do frete, um minino, que fica bem proximo do rodoviario, por que no transporte rodoviario naum existe um minino,sera protecionismo para as grandes corporaçoes, o que a sr antt esta fazendo para o autonomo,nada a naum ser complicar,existem muitos proprietarios de caminhoes que estao vendendo para trabalhar de empregado, pois a situaçao ficou, no minimo contrangedora,naum conseguindo arcar com as despesas do caminhao e tirar um salario digno para sua familia. É um absurdo , até quando sera isso.Sera que nao tá na hora de rever algo, será que o governo naum pode subsidiar os insumos que fazem parte da cadeia produtiva, e criar umatabela real e condizente para o autonomo, enfim dar condiçoes para que ele consiga sobreviver com dignidade,Mas é isso , esse pais de piada , onde os grandes ,sempre grandes e os pequenos pagam a conta, tem hora que me envergonho de ser brasileiro, pois um pais tao maravilhoso como oo nosso , e uma politica tao perversa, calhorda, de politicos e diretores de orgaosw publicos miseráveis , onde enxergam somente o proprio umbigo, o dinheiro que vai em suas cuecas, , fico imaginando como será que essas pessoas educam seus filhos, será que eles tem a coragem de olhar fundo nos olhos de seus entes, e dizer , eu sou uma pessoas que realmente tentei em fazer esse pais melhor, ou sera que falam , meu filho , naum seja tolo ,corrompa-se.,tenha dinheiro, pois o que importa é somente o dinheiro, será que algum dia veremos algo de realmente bom nesse pais.Até quando, ate quando seremos marionetes desse governo, onde vc naum é dono do que é seu, pois tudo que vc possui , na verdade o governo é seu socio majoritario. mas vamos lá , talvez algum dia , alguns filhos desta patria, resolvam fazer algo.

  3. nós autonomos estamos quebrado devido à este governo do PT- que esta acabando com nosso PAÍS, vc vai vêr quando eles deixarem este governo o estrago que ai srs vão enchergar nossa realidade estamos ficando ocos/ sem alisece , e ninquem faz nada estao todos amordaçado pelo dinheiro…PMDB que era da direita não sabe + oque faser esta divido aiii como fico!!!Povo por sua ves esta atorduado não consegue ver os acontecimento em sua volta. como querem falar de cresimento olha:oleo disel com preço em que esta  ( + de R$2,05 por litro ) ( Pneu + R$1.200,00 unidade) manuteção nem se fala não baixa qualquer coisa que vc vai faser na oficina de R$180,00. fiscalização multando direto nas rodovias cabide de emprego ANTTcriado pelo PT na real + um Imposto pedagios preços absurdos; cmo querem falar de comparação com outros Paises estao loucos…

  4. Isso explica (mas não justifica) um pouco as loucuras e acidentes que acontecem. Mas explica e justifica o desinteresse cada vez maior pela profissão de motorista.

  5. No oeste da Bahia a situacao nao e diferente da encontrada no Mato Grosso, as tarifas estao deflacionadas em relacao ao ano passado neste mesmo periodo, so para se te ideia no ano passado a tonelada entre Luis eduardo e o porto de Aratu, no pico da safra estava a115,oo reais, neste ano estamos carregando a 91,00. Ta dificil.

  6. Concordo com os comentário acima efetuado pelos colegas do meio de transporte, a coisa realmente não esta boa para o lado do transportador. Como é sabido, na safra 2011/2012 houve uma quebra enorme provocada pela  estiagem, que neste caso ninguém tem culpa. O progrma procaminhoneiro tinha como objetivo ajudar  transportador autônomo e o pequeno transportador, ou seja era para ser no máximo duas unidades por CNPJ ou CPF, mas não foi o que aconteceu. Grandes e médias empresas conseguir comprar grande quantidade de caminhões utilizando-se do programa com juros baixos, consequentemente a frota brasileira cresceu demais. Algumas cooperativas que era costumada a pagar a fretes, compraram grande quantidade de caminhões novos, como por exemplo a Coamo. Juntando todos os fatores, grande quantidade de caminhões, quebra na produção, transporte próprio, monopólio dos grandes compradores e exportadores de grãos,  tais como: Bunge, Cargil, ADM, C.Vale, Coamo, etc., tudo isso fez com que o preço do frete caisse bastante. Como se não bastasse, com a implantação das notas fiscais eletrônicas-NF-e e conhecimentos de transporte eletrônico CT-e, o governo vai ter controle de tudo o que transportamos, ou seja, vamos ter que pagar bastante imposto, pois a carga tributária é bastante alta. Todo ano por força de Lei, somo obrigados a pagar a contribuição Sindical, tenho certeza que todos recebem a guia para pagamento. Mas o que tem feito os Sindicatos em favor da classe, siceramente não tenho visto nada. Será que os Sindicatos juntamente com a Federações não poderiam trabalhar para se ter um preço mínimo por km rodado, será que não daria para reinvidicar junto ao Governo Federal por uma menor margem de lucro para efeito de rendimentos tributáveis para cálculo do imposto de renda na pessoa física (hoje em 40%) e menores taxas para cálculo dos impostos para as pessoas jurídicas (hoje no simples federal inicia-se com 4% sobre o bruto). Sinceramente, se não for feito nada com urgência, em breve vai ter muitos transportadores e empresas de transportes sem condições de honrar seus compromissos financeiros.

  7. tamben o tanto de caminhões 9 eixos que aumentou nem se fala . um motorista paraguai um dia falou pra min vcs  Brasilheiro são todos bobos ficão brigando com leis para aumentar peso bruto colocar mais eixos e levar o maximo de cargar que puder . nós no Paraguai brigamos por frete bom sem aumento de peso e eixos!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. SE TIVESSEMOS GOVERNANTES ENERGICOS E HONESTOS, ESSA ALL SERIA DESCREDECIADA E BANIDA DOS TRANPORTES, MAS COMO TODOS ELES SAO UNS BUNDA MOLE E CORRUPTOS, ESSA PICARETA ALL, CONTINUARA A BAGUNÇAR OS TRANPORTES, FORA INUMEROS ACIDENTES DOIS TRENS PELO INTERIOR DEAO PAULO QUE VEMOS PELA  TV. PARABENS GOVERNANTES VOCES A CADA DIA PROVAM AO POVO QUE NOSSOS VOTOS SE JOGADOS NO LIXO SERIA MUITO MELHOR.

  9. carlos caetano on

    Todos os transportadores  do pais esta qubrado, muitas empresas em Uberlandia esta em dificuldade financeiras, empresas de grande porte esta com pagamento ate de funcionario atrazado, precisamos prorrogar os finames caso contario todos quebram, EMPRESAS E AUTONOMOS, MANDE CARTAS PARA OS BANCOS PARA PRORROGAREM OS FINAMES.

  10. NUNCA DEVERIAM TER AUTORIZADO TRAFEGO DE BI TRENS E RODO TRENS EM QFOTRAUALQUER RODOVIA, ALEM DE ESTRAGAREM A MALHA RODOVIARIA, QUE JA É UM  LIXO, AINDA PROVOCAM INUMEROS ACIDENTES COM VITIMAS FATAIS. QUEM AUTORIZOU ESSAS TATURANAS DEVE  TER LEVADO UM BOM DINHEIRO NAO É PESSOAL, CONSERVAR RODOVIAS NADA, PEDAGIOS CONTROEM AOS MONTES, ATE EM ESTRADAS DE TERRA E MAO UNICA. É OU NAO UM PAIS SEM DIRIGENTES HONESTOS?? FORA COM ESSA CAMBADA DE LALAUS..

  11. puxar grão não é mesmo pra autonomo, a concorrência com as grandes é desleal, e com o advento dos bitrenzão de 9 eixos ai que a coisa complica. Não há luz no fim do túnel, transporte ficou pra quem aguenta, a concorrência tá demais, o produtor e governo não tem interesse em almento de frete, pois o produto perde competitividade, logo logo o trêm chega a Cuiabá, a distancia vai encurtar muito. Eu como caminhoneiro estou desanimado da profissão, é desrespeito, e desvalorização, e poucas perspectivas.

  12. nos altonamos desta ves vai passarfome  pois os fretes baicharam e os pedagios e oleo subiram agora com o fim da carta frete as transportadoras baixou os fretes desta vez nos so vamus individar mais e nao tem mais como pagar nosas dividas pois estamos trabalhando no vermelho lucru o

  13. A união faz a força…Será que não está no momento,de fazer uma paralização, para mostrar ao governo que sem caminhão falta alimento na mesa do povão!

  14. Jorge Valenzuela on

    Vou trucar o meu FORD F-700, por uma carroceria graneleira e puxar soja do Mato Grosso até Paranaguá, então. Não vou mais comprar um bitrenzão.

  15. Aliete Miranda on

    O modal rodoviário tem grande importância em nossa economia. A cada dia está se fechando o cerco a esse modal. Apesar de algumas desvantagens, o rodoviário é peça fundamental para multimodalidade e intermodalidade, é uma pena que não seja reconhecido por sua importância, e os autônomos estejam trocando seis por meia dúzia.

  16. Ta na hora de faze uma greve geral,para todas as frotas grandes e pequenos,não precisa fecha estradas e rodovias,é só proibir o abastecimento de combustivel,hen 5 dias o pais vai para,ai eu quero vê c esses POLITICOS CORUPTOS tropa de LADRÃO,oque vão faze???pois ja ta demais é uma VERGONHA,e ninguem faz nada,aonde nos trabalhadores vamos para pois trabalhamos só pra paga empostos para o BOLSO DO GOVERNO,TROPA DE LADRÃO,eu queria sabe PORQUE EXISTE [ ANTT ] ????????????????????um forte abraço a todos do trecho e BOA VIAGEM.

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