Trucão diz que muita coisa mudou no transporte de cargas desde os anos 80, não só na tecnologia. “Os caminhões tinham 14 metros, hoje chegam a 30”, ressalta. A qualidade das vias, pelo menos as pedagiadas, melhorou bastante.
O que não mudou tanto quanto ele gostaria foi o comportamento do motorista. “Ainda existe uma cultura adquirida lá atrás. O motorista pilota um caminhão muito mais moderno, mas continua trabalhando sem camisa, de shorts”, ressalta.
Ele diz que o caminhoneiro precisa se capacitar, mas critica o Sest/Senat. “Virou um cabide de emprego”, define. Para Trucão, a instituição tem pouco interesse em adequar seus cursos aos horários dos caminhoneiros. “É o Sest/Senat que tem de se adaptar e não o contrário”, defende.
Com tanta experiência na estrada, o jornalista também vê com reserva as entidades representativas dos motoristas. “Desde que eu comecei, há 30 anos, já brigavam entre si. Disputam para mostrar quem é o pai da criança (de alguns benefícios da categoria). Estão muito preocupados com os dividendos políticos”, ressalta.
Para Trucão, o projeto de lei que limita o tempo de direção é muito importante. “Tem transportadora que não quer. Algumas reclamam para mim. Mas eu acho fundamental.” Quanto ao fim da carta-frete, ele acha inevitável. “Reclamam aqueles que querem ficar na informalidade.”
Após trocar ideias com motoristas e donos de postos de combustível, o jornalista resolveu enviar aos deputados e senadores uma proposta para a construção de pontos de apoio nas estradas do País.
Por iniciativa do deputado Onofre Santo Agostini (DEM/SC), o texto virou projeto de lei, número 785/2011, que obriga a instalação de pontos de apoio a cada 70 ou 100 quilômetros nas rodovias, inclusive das concessionadas. “Tenho visto muitos acidentes. Quando paro e pergunto ao motorista se dormiu no volante, ele geralmente admite e diz que não parou porque não há local apropriado”, justifica.
18 Comentários
ola trucao,ja nos vimos,em fortaleza,no lançamento do novo camiao ford,bom demais.Trucao sou aposentado,tenho 60 anos,mais ainda com muita saude,para trabalhar.Sou motorista carreteiro,tenho varios cursos,entre eles,o moop.So que agora quero trabalhar,com carreta de propietario particular,e que seja para viajar.No momento,estou trabalhando com transporte de eventos,por todo o pais,mais nao estou gostando,pois nao temos descanso,o que eu acho uma barbaridade,e que as autoridades,devem fiscalizar,uma vez,que e muito perigoso.obrigado pela atençao,aguardo contato.
Bom diaQuase 30 dias da implantação da restrição de caminhões em São Paulo, o que isso pode ter melhorado na trafego dos veículos particulares e na circulação de mercadorias e produtos ja que são paulo é o coração industrial e comercial do Brasil,além da arbitrariedade do Prefeito que tem interesse politico com essa atitude, pois se ninguem o avisou, ele esta gerando inflação pois devemos repassar os custos ao frete.E mais…nem a prefeitura e sequer o CET sabe informar o nome das ruas que tem proibição interna de rodar dentro dos horários dos rodizios, ja mandei uma notificação para a ouvidoria da cet e até o momento nao tive retorno, acho que com isso abre um precedente para recorrer das multas.E os sindicatos e associações de transporte DO BRASIL, estão fazendo para derrubar esse absurdo.Alguem sabe onde isso vai parar.
meus parabens pelo seu programa lembrando dos caminhoneiros venho por meio deste para lhe pedir um favor dar uma olhada nos banheiros de alguns postos que e uma vergonha e ainda cobram os banhos na regiao de ms mt ro aproveitando o encejo voce fazer umcomentario sobre os bitrenzeiros que sacaneiao os outros parceiros dando fechadas nas ultrapassagens desde ja o meu muito obrigado pela sua atençao me desculpe o testo nao sou bom para escrever pricipalmente no computador obrogado e boa sorte no seu programa
trucao eu sou fanzao do seu programa ……trucao nas br do maranho estao bom de se rodar pela quir…tchau …doriel lima,
tucão parabens pelo seu programa,diz pra mim to trabalhando até 18hs por dia transportando combustivel,e essa nova lei sera que vai ser posto em pratica, abraço.
gostaria de noticias da greve do 25/7
olá! meu nome é geraldo tenho 10 anos e sou louco por caminhões costumo andar em um scania 124 360 e num volvo FH 520 quando eu crecer vou ser caminhoneiro.adoro o programa do pedro trucão. por favor leia minha mensagem. geraldo hermes da fonseca neto
pedrão vc é dimais cara
Ola Pedro Trucao,ouço vcs todos os dias,sou caminhoneiro e tenho um caminhao 113 H 6 x 2 com uma caçamba com 3 eixos,sendo que a medida é menos que de 16 metros e eu gostaria de saber se a partir de 2013 a lei do PBT irá mudar para este tipo de veículo,que hoje a lei de balança é de 45.000 Kg brutos.Ouvi dizer que a partir do ano que vem essa lei do PBT para este tipo de caminhão iria para 48.500 Kg.Você pode me dizer se isso é verdade?Um abraço a todos os caminhoneiros,principalmente para os Tartarugas de Pirangi,Obrigado.
olá pedro trucao eu sou motorista de nove eixo barriga de áço da transportadora moderna. assim que posso não perco seu programa é muito útil para nós motoristas.manda um abraço para mim e para todos os motoristas do nosso país.eu tenho um filho que se chama pedro e ele fala que é pedro carreteiro.ele tem 12 anos:
olá Pedro Trucão eu sou motorista e tive a grande oportunidade da minha vida,pois conheci através da empresa em qual eu faço parte um senhor chamado senhor Jorge aonde ele está transformando com toda sua simpricidade e também com a sua escolinha vários motorista carreteiro. Queria ver qual a possibilidade do senhor com a sua equipe, tivesse como dar uma passada aqui no Rio para talvez fazer uma matéria e mostrar para o Brasil que existem pessoas que ajudam o próximo sem ter interesse algum, mas sim fazem tudo com amor a profissão. De ante mão eu lhe agradeço,pois sou seu fã.
Boa noite Pedro Trucão!… Sou caminhoneiro estou precisando de comprar um cavalo mecanico a carreta eu tenho já está toda paga quitadinha.Me arruma um banco seja meu intermediário pois estou tendo dificuldade mpara conseguir o financiamento me de essa força Trucão. Obrigado!…
Sivaldo Jose da Silva · MOTORISTA OPERADOR na empresa ALP Transportes
eai pedro meus parabens por belo seu belo trabalho sou de são bernardo do campo e trabalho e diadema alp transportes sou motorista eoperador um grande abraço tudo de bom
IAI PEDRO SOU MOTORISTA DE ONIBUS DA EMPRESA EXPRESSO ITAMARATI NÃO PERCO SEU PROGAMA NEM UM DOMINGO MANDA UM ALO PRA NOS AQUI MEU QUE ERA E TELE SENA , PARABENS PELO SEU TRABALHO CONTINUEM ASSIM AJUDANDO OS MOTORISTA JA FUI CARRETEIRO TAMBEM HOJE TOU DIBOA NO BUZÃO QUE A EMPRESSA E BOA DIMAIS
Trucao de uma atenção pra santos tem caminhoneiro alegando cooperativa intimando emprezas falando que são obrigado a passar por eles e o sindicatos não fazem nada…pessoas um pouco de sigilo por motivo de danificarem meu bruto
Oi trukao gosto muito de seu programa,
Gostaria que voce falace e mostrase nosa regiao produtora de gaos e nosas
Estradas do Centro do Estado e regiao ate o Porto de Rio grande, temos varias dificuldade no cetor, Como Ponto de apoio organizado no decorer do trajeto e nos pontos de espera para carga e descarga,todos os motoristas gauchos agradesem se puder atender esse Perdido . Um abraco de quem adimira sua profisao.
Pode levar puxão de guaz no caminhão
e ai trucao sou carreteiro tenho muita vontade de vizitar a fenatran ,mas nao comsigo tirar o comvite, queiria sua ajuda.