Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Jamef testa Accelo com câmbio automatizado e confirma melhora no consumo

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Redução de combustível pode chegar até 3% nas operações urbanas

Novidade da Mercedes-Benz no mercado brasileiro, o câmbio totalmente automatizado dos caminhões Accelo foi testado e aprovado pela Jamef, uma das maiores transportadoras de cargas fracionadas do País.  A montadora alemã é a única a oferecer caminhão para distribuição urbana com câmbio automatizado no País.

Desenvolvida em parceria com a Eaton, a caixa reconhece a inclinação da pista e realiza a troca de marchas da forma mais correta e econômica.

O motor tem 4,8 litros, um a mais que a concorrência,  e normalmente é utilizado em veículos de 14 toneladas, o que proporciona o melhor torque da categoria. Segundo Marcos Andrade, da engenharia da Mercedes-Benz, o Accelo efetivamente ocupou o espaço do consagrado 710, o Mercedinho.

Para dar uma ideia do volume de carga possível, o leve da Mercedes-Benz comporta, por exemplo, mais de 170 aparelhos de microondas.

A Jamef vem utilizando o caminhão médio Accelo 1316 6×2 e o modelo leve 1016 em serviços de entregas urbanas de encomendas urgentes e nas operações de transferência de carga entre suas unidades.

“O Mercedes-Benz Accelo, que sempre atendeu as nossas expectativas, surpreendeu na versão automatizada, com bons resultados operacionais para a empresa”, afirma Michael Oliveira, diretor de Operações da Jamef. “Há uma melhora no consumo, trazendo economia para a nossa operação de transporte. Além disso, essa tecnologia demanda menor custo de manutenção. Já o motorista ganha em conforto de dirigibilidade, melhor performance e produtividade”.

A Jamef afirma investir frequentemente em tecnologias e processos visando cumprir sua missão à risca, que é assegurar a entrega de encomendas urgentes dentro do prazo prometido a seus clientes. Nesse contexto, além do caminhão Accelo nas entregas urbanas, a empresa inova com a aplicação da tecnologia Sorter, sistema automatizado de distribuição de encomendas, novidade em sua unidade de Barueri/SP, que traz mais agilidade, pontualidade e segurança durante todo o processo operacional.

“A Mercedes-Benz se encaixa na logística de transporte da nossa empresa com toda a sua linha de caminhões, do Accelo ao Actros e até a Sprinter“, diz Michael Oliveira. “Dos mais de 200 veículos Mercedes-Benz da nossa frota própria, 100 unidades são do Accelo 815, um caminhão muito importante para nós pela versatilidade na distribuição urbana. Nós sempre acompanhamos a evolução deste modelo, como agora em que estamos testando os veículos automatizados”.

Jamef é a primeira a testar o Accelo com câmbio automatizado

Especializada em encomendas urgentes de cargas fracionadas (comércio eletrônico, varejista, têxtil, farmacêutico, automotivo e outros), a Jamef é um tradicional cliente e parceiro da marca há 56 anos, quando iniciou suas atividades de transporte com o caminhão LP 321, utilizado ainda hoje pela empresa.

Reafirmando a confiança nos caminhões Mercedes-Benz, a Jamef é a primeira empresa a testar o Accelo automatizado, o que possibilita a comparação de dados como desempenho, consumo, custos operacionais e conforto, entre outros.

“O Accelo é um caminhão excelente e ágil para coleta e entrega urbana. É o mais valente da sua categoria”, ressalta Juliano Alba, gerente de Tráfego, Frota e Manutenção da Jamef. “Esse caminhão aguenta a pauleira do dia a dia, com conforto para os motoristas, robustez e disponibilidade. Nesse sentido, zelamos pela manutenção da frota, utilizando somente peças genuínas, tanto nas nossas oficinas em São Paulo e Barueri, quanto nos concessionários Mercedes-Benz que nos atendem no restante do País. Como resultado, os Accelo rodam praticamente o tempo todo, parando apenas para manutenções preventivas”.

Juliano Alba diz que a Jamef trabalha com foco em custo por quilômetro para avaliar os gastos operacionais de sua frota própria. “O custo por quilômetro do Accelo é excelente, levando em conta a média de consumo de diesel, gasto com manutenção e disponibilidade, critérios essenciais para nossa gestão”, diz ele.

O executivo ressalta ainda que os motoristas também aprovaram o Accelo com câmbio automatizado. “Eles já têm familiaridade com os caminhões da marca. Com o Accelo, a satisfação é ainda maior de dirigir um Mercedes-Benz, seja na distribuição urbana, fazendo a entrega das encomendas rápidas, ou nos trechos rodoviários, realizando a transferência de cargas entre as nossas unidades. Em qualquer situação, o câmbio automatizado foi totalmente aprovado”.

De acordo com Juliano, a Jamef busca otimizar ao máximo a logística interna de distribuição, que está sob total controle da empresa. “Quando o caminhão sai para a entrega, já não dependemos só da equipe, porque temos de encarar os desafios das ruas, como congestionamentos, tráfego intenso, stress dos horários de pico e outras ocorrências. Nessas ocasiões, o Accelo é um grande aliado dos motoristas, devido à sua agilidade no trânsito e ao conforto da cabina, ajudando a acelerar a entrega das encomendas urgentes, que é a nossa promessa aos clientes”.

O melhor caminhão para distribuição e coleta urbana

Desde 2017, foram introduzidas mais de 15 novidades nos caminhões Accelo, com destaque para a cabina estendida, banco do motorista pneumático, tanque adicional de 150 litros (total de 300 litros, a maior capacidade da categoria) e agora o câmbio automatizado. Com isso, o Accelo se consolida como o melhor caminhão para entregas urbanas dos segmentos de leves e médios. O modelo foi desenvolvido para assegurar essa vantagem aos clientes e vem cumprindo esse compromisso à risca. A fim de demonstrar na prática essas características e os seus benefícios no transporte e distribuição urbana, a Mercedes-Benz, em conjunto com a Rede de Concessionários, começou a disponibilizar caminhões Accelo para uso em operações de empresas de transporte.

“Com o início das vendas em abril deste ano, o Accelo é a primeira linha de caminhões leves e médios a entregar o câmbio automatizado no mercado brasileiro”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, somos a única marca a oferecer câmbio automatizado para toda a linha de caminhões, reforçando a liderança em tecnologia e o pioneirismo no País”.

Câmbio automatizado reduz o consumo e oferece mais conforto

O câmbio automatizado sem pedal de embreagem é um item opcional para clientes do Accelo, que continuam contando com a versão de câmbio manual. Para o 815 está disponível o modelo Eaton 6106A. Para o 1016 e o 1316 é a versão Eaton 6206A. Estes câmbios de 6 marchas se caracterizam pelo ótimo escalonamento de marchas, com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive 0,78, combinando excelente partida em rampa e altas velocidades operacionais, tornando os caminhões aptos para trafegarem no intenso tráfego urbano, assim como em rodovias.

Essa tecnologia traz a combinação do câmbio mecânico com acionamento automatizado das trocas de marchas, sem pedal de embreagem. A grande vantagem é a otimização do consumo de combustível, pois o câmbio tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente.

No caso do Accelo, a redução de consumo de combustível pode atingir até 3% em operações urbanas pela automatização e inteligência aplicada no câmbio. Dessa forma, o câmbio automatizado mostra-se a melhor solução para os caminhões que circulam nas cidades, onde as trocas de marchas são constantes, aliviando o estresse do motorista e tornando a condução muito mais segura.

Além disso, o câmbio automatizado prolonga a vida útil da embreagem em pelo menos duas vezes, reduzindo em muito o custo de manutenção e operação do veículo.

Esse câmbio conta com dois modos de condução: função Eco (mais econômica) e Power (para situações de subidas/serras e ultrapassagens). A tecnologia também tem sistema que reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo realizando a troca de marcha de forma mais correta e adequada de acordo com as condições de pista e do veículo. Além disso, vem equipado com auxílio de partida em rampa, Isso facilita a operação do veículo e aumenta a segurança.

O Accelo ganha mais destaque em segurança com tecnologias como freio ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem nos eixos) e ASR (controle de tração das rodas).

Caminhão moderno com conforto similar ao de um automóvel

Com o Accelo, manobrar o caminhão é extremamente fácil, graças ao seu reduzido círculo de viragem, o menor de sua categoria, até 1,2 metro menor que os principais concorrentes. Com ele, circular em ruas estreitas e no interior dos bairros e manobrar em espaços apertados, situações muito comuns em centros de distribuição, supermercados e centrais de abastecimento, é um trabalho prático e rápido.

O conforto da cabina é similar ao de um automóvel, assegurando bem-estar a bordo e produtividade. Entre seus diferenciais de mercado inclui-se a cabina estendida, que oferece melhor ergonomia e mais espaço para os ocupantes e para a acomodação de objetos. A Mercedes-Benz é a única marca a oferecer cabina estendida para a distribuição urbana, posicionando o Accelo entre os mais confortáveis do segmento.

A cabina estendida se caracteriza por um prolongamento de 180 mm na parte traseira. Com isso, o banco do motorista ganhou uma nova posição, recuada em 25 mm e com ajuste longitudinal de 210 mm, ampliando o espaço para as pernas. A regulagem do encosto foi aumentada para 25 graus. Isso resulta em maior espaço e melhor ergonomia, principalmente para pessoas de maior estatura, adequando o habitáculo aos mais diversos biotipos de motoristas.

O encosto do banco do acompanhante ganhou mais 6 graus de inclinação. O prolongamento de 180 mm da cabina estendida também permitiu a instalação de 3 porta-objetos atrás dos bancos, obtendo um ganho de volume de 32 litros. Aliado a uma rede na parede traseira, isso torna-se uma ótima solução para guardar objetos e bagagens, contribuindo para melhor organização do espaço.

Outro item importante admirado pelos motoristas, o banco pneumático é oferecido como opcional na versão com cabina estendida. Este banco tem várias regulagens e sua suspensão absorve com excelência as irregularidades da via, oferecendo um alto padrão de conforto e ergonomia.

O tanque adicional de combustível de 150 litros eleva para 300 litros a capacidade total do caminhão, resultando na maior autonomia do segmento. Essa solução exclusiva do Accelo para sua categoria é ideal para aplicações interurbanas e rodoviárias, proporcionando melhor planejamento de paradas para abastecimento.

Os modelos leves Accelo 815 (8.300 kg de PBT – peso bruto total) e Accelo 1016 (9.600 kg de PBT) e o médio Accelo 1316 (13.000 kg de PBT) são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante na distribuição urbana. O motor Mercedes-Benz OM 924 LA de 4,8 litros, o mesmo utilizado nos semipesados Atego de 17 ton, que se destaca pela força, economia, robustez e durabilidade. O Accelo 1016 e o 1316 têm o maior torque da categoria, até 610 Nm, 10% a mais que seus principais concorrentes.

A linha Accelo tem as maiores plataformas de carga da categoria, com até 0,55 metro a mais que seus principais concorrentes nos modelos 815 e 1016, equivalendo a cerca de 3 m3 a mais de volume de carga. No modelo 1316 a diferença é até 1,85 metro maior que seus principais concorrentes, o que equivale a 7 m3 a mais de volume de carga.

Devido a suas dimensões compactas, a linha Accelo é ideal para o trânsito intenso das grandes cidades. Algumas versões atendem às legislações de restrição de circulação, como o VUC (Veículo Urbano de Carga).

 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

3 Comentários

  1. Excelente caminhão Acello, agora precisamos taxas de no máximo 5%A.a., pra comprar e pagar em dia é girar a economia nosso país. Também baixar impostos sobre ele, pra no máximo custar R$150.000,00

  2. Adão da Silva Menezes Júnior on

    Olá, gostei dessa nova versão e, pretendo comprar um Sassi do accelo1016 para fazer um motorhome sobre.
    Estava procurando um veículo que pudesse ser ideal para o meu projeto do motorhome e tb um Accelo baú para o meu trabalho pessoal.
    Espero não me arrepender dessas aquisições.
    Parabéns a Mercedes Benz pelo belíssimo projeto.

  3. Adão da Silva Menezes Júnior on

    Olá, gostei dessa nova versão e, pretendo comprar um Sassi do accelo1016 para fazer um motorhome sobre.
    Estava procurando um veículo que pudesse ser ideal para o meu projeto do motorhome e tb um Accelo baú para o meu trabalho pessoal.
    Espero não me arrepender dessas aquisições.
    Parabéns a Mercedes Benz pelo belíssimo projeto.

Leave A Reply