Com motores FPT de 190 cavalos, os modelos chegam até 7% mais econômicos
Com o slogan “um caminhão para seu batidão”, a Iveco apresentou nesta terça-feira em Campinas (SP) novidades na sua linha de caminhões. A montadora mostrou seus novos médios 9-190 e 11-190, que complementam a linha Tector. A cabine de toda linha, que parte agora de 9 a vai até 31 toneladas, também foi remodelada.
Com motor NEF45 da FPT Industrial, de 190 cavalos de potência e torque de 610 Nm, eixos Dana e transmissão Eaton de seis velocidades sendo a 6.a uma super overdrive, a engenharia da Iveco garante que o 9 toneladas é até 4% mais econômico que seus concorrentes diretos: VW Delivery e MB Accelo. No 11 toneladas, a economia chega a 7%, assegura a montadora. Até a quinta marcha, o motor FPT de 190 cavalos entrega muita força. Na sexta, numa relação exclusiva, o consumo chega em alguns casos bem próximo de zero.
O diretor de Vendas e Marketing, Ricardo Barion destaca que a grande maioria dos clientes desta faixa de potência são autônomos que dirigem o próprio caminhão, sobretudo na entrega urbana de cargas. “Acompanhamos a rotina destes caminhoneiros. Chegam a subir e descer da cabine até 22 vezes num mesmo dia, depois de 14 horas de trabalho em média (das 6 às 8 da noite)”, afirma.
A necessidade de conforto fez com que o degrau de acesso fosse mais baixo sem comprometer o ângulo de entrada. O para-choque continua com uma altura adequada em relação ao piso.
Ainda em relação ao conforto, a Iveco combinou com exclusividade na suspensão da cabine o coxim com mola amortecedor.
A Revista Carga Pesada testou o modelo de 9 toneladas e confirmou que a cabine realmente está bastante confortável. Sem contar os retrovisores com vários ângulos de visão, os mesmos do extrapesado Hi-way, que também trazem melhor visibilidade nas manobras e segurança para o motorista.
O campo de visão do para-brisa também é o maior da categoria com 1,53 metros quadrados. A exclusividade da alavanca de câmbio no painel buscou possibilitar mais espaço e facilitar a movimentação no interior da cabine. A largura da cabine é outro diferencial: 210 cm (mais de 2m) com altura de 2,54 m, também a maior do segmento. E elas ganharam basculamento hidráulico, outra exclusividade, oferecendo também neste quesito mais conforto e segurança.
O modelo 11-190 permite a colocação de um terceiro eixo que elevaria sua capacidade para 13 toneladas. Além dos novos modelos de 9 e 11 toneladas apresentados ontem, toda linha Iveco Tector ganha novas cabines alinhadas com o padrão dos caminhões da marca que rodam atualmente na Europa.
Com este lançamento, a montadora espera conquistar 10% do mercado no segmento de médios. Os preços de lançamento são: R$ 155 mil (9-190) e R$ 165 mil (11-190).