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Proibição de caminhões no ABC entra em fase decisiva

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Fonte: Diário do Grande ABC

A restrição à circulação de caminhões em 20 vias do ABC entrará em período decisivo a partir da semana que vem. As informações são do Diário do Grande ABC. Neste período, as prefeituras da região deverão iniciar a publicação de decreto regulamentando o projeto que proíbe o trânsito de veículos pesados ao longo de 40 quilômetros de vias. A divulgação apontará todo o escopo da medida, mencionando a relação de avenidas que se enquadrarão na medida, horário de proibição para a circulação dos veículos, além das exceções previstas pelas cidades.

“Nós tínhamos feito uma conversa entre as cidades para publicar os decretos entre a semana do dia 23 e a semana de 30 de março, para que todos tenham conhecimento do decreto e regulamentações. Tecnicamente está mantida (a restrição) desde a conversa do dia 20 no GT”, afirma Andrea Brisida, coordenadora do GT Mobilidade do Consórcio Intermunicipal. Além do decreto, a próxima reunião de prefeitos no Consórcio, marcada para o próximo dia 2, também deverá sacramentar o início da operação.

Caso conte com o sinal verde dos comandantes das sete cidades da região, o início da fiscalização de avenidas e,consequentemente, a restrição à circulação de caminhões, será válida a partir de 8 de abril, com fiscalização já no dia 9, segunda-feira. Lançada em novembro do ano passado, a medida tinha previsão de entrar em funcionamento em 21 de dezembro. Com alterações no projeto inicial e coro de entidades diretamente afetadas pela restrição, a medida foi adiada por 40 dias, até chegar à data em vigência.

Segundo o Consórcio Intermunicipal, o principal objetivo da ação é diminuir o congestionamento e dar fôlego às principais vias da região. Quem tentar “furar” a restrição poderá levar multa de R$ 85, prevista no Código Brasileiro de Trânsito. O mesmo já ocorre em São Paulo. A proibição de caminhões em horário de pico foi uma solicitação dos próprios prefeitos da região, visando alívio nos congestionamentos do ABC. A expectativa do GT Mobilidade aponta para diminuição de 6 a 8% no trânsito local.

Paralelamente, o Consórcio implantou a operação compartilhada nas horas de pico. Em conjunto com cidades vizinhas, agentes de trânsito trabalham desde novembro do ano passado em sintonia nas divisas, tentando garantir a fluidez de veículos entre 6h30 e 9h e 16h e 20h. “Para implantar todas essas medidas fizemos um planejamento com as prefeituras e fizemos uma contagem veicular, além de outra contagem de velocidade. Temos agendado para abril nova contagem nesses mesmos moldes para saber o que melhorou”, cita Brisida. O próximo passo, ainda em estudo pelo colegiado de prefeitos, fica por conta de restrição de estacionamento nos mesmos eixos em que será proibida a circulação de caminhões.

 

Entrega just in time pode se beneficiar

Capítulo à parte na restrição de caminhões na região, o trânsito de veículos que trabalham em ritmo de just in time (sistema de administração e transporte em que o produto tem hora marcada, de acordo com a demanda) pode entrar no bloco de exceções da medida, após coro de montadoras, Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

O prefeito de Diadema e presidente do Consórcio, Mário Reali, chegou até a citar a possibilidade de criar selo para os veículos que trabalham neste sistema. “É para garantir as excepcionalidades. Tem alguns fornecedores que têm que cumprir cada um uma hora. Se não entregar eles são multados. Então estamos vendo como vamos ajustar essas coisas”, disse o prefeito.

Apesar da predisposição de Reali, o GT ainda não se sensibilizou com a possibilidade de abrir exceção a esse grupo de transportadores. “Apesar de as montadoras falarem e trabalharem com o just in time, a gente pede que se faça um agendamento e que se fuja desse horário de restrição. Afinal de conta, são só cinco horas de restrição por dia”, diz Andrea Brisida.

Consórcio estuda pesquisa por implantação de rodízio

Na esteira do que ocorre na Capital, o ABC poderá adotar em breve o rodízio de automóveis em horário de pico. Vigente durante a década de 1990 na região, a restrição de veículos em um dia da semana já é considerada pelo Consórcio Intermunicipal, responsável pela recente restrição de caminhões. Neste sentido, pesquisa a ser realizada com o morador do ABC já é especulada por prefeitos e corpo técnico do Consórcio.

“Na última reunião de prefeitos, o assunto rodízio não chegou a ser tratado pelo grupo técnico ainda, mas os prefeitos têm intenção de que seja feita pesquisa de opinião pública para a implantação do rodízio”, cita Andrea Brisida, coordenadora do GT Mobilidade da entidade regional. Consulta, realizada em 1997 pelo Consórcio, já apontara a adesão do motorista ao rodízio.

“Na ocasião, apesar de ter números inferiores de congestionamento, o rodízio já era uma coisa bem vista pela sociedade. Não que ele vá resolver o problema sozinho, mas pode dar um belo fôlego e aliviada até que os investimentos maiores sejam concluídos”, completa Andrea.

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5 Comentários

  1. jOAO CAVALHEIRO on

    CONCORDO CON O JOEL DONIZETE EN SEU COMENTARIO EN MUINTAS COIZAS QUE VOCE COMENTOUMAS GOSTARIA QUE VOCE FICACE SABENDO UMA COIZA QUE TAL VES NÃO SAIBA QUE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É UMA COIZA E SER SINDICALIZADO É OUTRA BEN DIFERENTE SE FALAR EN CONTRIBUIÇÃO AO SINDICATO UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL PARA QUE O SINDICATO POSSA SOBRE VIVER E  FZER AS REENVIDICAÇÃO NESECESARIAS SE FALAR EN COBRAR 15,00 REAIS POR MES O CAMINHONEIRO PULA FORA PORQUE OUTROS SINDICATOS FUNCIONA POR EXEMPLO BANCARIO METALURGICO MOTORISTAS DE ONIBUS E MUINTO MAIS CATEGORIAS UN EMPREGADO QUE GANHA O SALARIO MINIMO PAGA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL OBRIGATORIO SE NÃO PAGA SINDICATO NÃO É SINDICLIZADO VEJA UMA COIZA PORQUE AS AUTORIDADE FAZEN DE NOS O QUE BEN QUEREN  NÃO SOMOS ORGANIZADOS TEMOS SINDICATOS MAS NÃO CONTRIBUIMOS MENSALMENTE ELES SABEN QUE NOS NÃO SOMOS UNIDOS POR ISSO NÃO CONSEGUIMOS NADA SOMOS UN JIGANTE ADORMECIDO NÃO UZAMOS A FORÇA QUE TEMOS

  2. Caos no Trânsito: um Problema anunciado há décadas

    São “preciosas” as iniciativas das Municipalidades
    pelo Brasil afora em restringir o tráfego de veículos. Não vamos falar de
    caminhões somente. Em breve proibirão carros, motos e quem sabe mais o que.

    O importante a verificar é o Atestado de Incompetência
    passado aos munícipes por estes prefeitos em gerir o trânsito de forma
    inteligente e proativa. Onde estão as melhorias nos transportes coletivos?
    Quais as medidas adotadas nos últimos 10 ou 20 anos para promover novos
    corredores de acesso e realizar as obras necessárias para a melhoria do
    trânsito? A desculpa normalmente é o preço destas obras. Seria porque nas
    mesmas ter-se-ia de incluir o suborno, a propina aos que promovem as
    Licitações, como mostrado pela Imprensa?

    O resultado são medidas paliativas e restrições cada vez
    maiores ao tráfego de uma lado enquanto vemos em muitas cidades o caos que
    representa a circulação de carroças, ciclomotores, motos e outros transportes
    alternativos criados pela criatividade dos seus donos, sem qualquer preocupação
    com o coletivo e sem a devida fiscalização dos órgãos de trânsito, preocupados
    com os votos das próximas eleições municipais.

    Quanto às proibições já é oportuno uma COMPENSAÇÃO, COM A
    REDUÇÃO DO IPVA E OUTROS TRIBUTOS RELATIVOS À PROPRIEDADE DE VEÍCULOS
    AUTOMOTORES. JÁ QUE NÃO PODEMOS CIRCULAR TAMBÉM NÃO DEVEMOS PAGAR PELO QUE NÃO
    PODEMOS USAR. Fica claro que estas restrições invadem o direito individual de
    cada um e, portanto, há que haver compensação financeira. Caso contrário
    estaríamos mais uma vez diante de um caso de enriquecimento ilícito por parte
    do poder público.

    Que todos divulguem esta ideia para que ela gere uma mudança
    de políticas no trânsito. Proibir sem alternativas aos cidadãos é admitir INCOMPETÊNCIA
    TOTAL na gestão da coisa pública.

  3. Nivaldo Baptista on

    Olha, mesmo que pagássemos um sindicato religiosamente em dia o valor que for não teriamos força devido os motorista não serem unidos uns quer furar o olho do outro é um monte de revoltado sem causa só sabem falar em rodinhas , tomam canseira para descarregar até pião de empresas manda em motorista e só fica no papo,um dia quem sabe a gente acorda e começa a cobrar os nossos direitos,talvez meus biznetos vai ver alguma coisa. 

  4. Caminhoneiro é quinem elefante não sabe a força que tem e ainda é o bobo do circo,qualquer analfabeto e mal educado pensa em ser mais que um proficional altamente qualificado que é o trasportador proficional cat C,D,E.Será que estes boboes saberiam manobrar um caminhão.O sindicato no Brasil só serve para formar grupinhos que se locompletam com as contribuições obrigatórias e com o que ganham do governo.Está no congresso uma lei para não ser mais obrigatória esta contribuição.Ai eu quero ver como eles vão sobreviver tomara que eles votem ainda este ano.

  5. jOAO CAVALHEIRO on

    É CON TODO O RESPEITO MEU IRMÃO CAMINHONEIRO  JONASPANDOLFO QUERO DIZER UMA COIZA A VOCE O DIA QUE OS SINDICATOS LARGAREN TUDO MEU AMIGO VAI FICAR COMO ÉRA  5 ANOS ATRAS QUE NOS FICAVAMOS UMA SEMANA NA FRENTE DE UMA EMPREZA PARA DESCARREGAR E SE FALACE EN COBRAR ALGUM COIZA DOS DIAS PARADO A EMPREZA CHAMAVA POLICIA E FAZIA DESCARREGAR NA MARRA E FICAR BEN QUETOHOJE SE FOR  UN   PREZIDENTE DE SINDICATO SÉRIO VAI AJUDAR VOCE COBRAR TEUS DIAS PARADO HA UN REAL A TONELADA A HORA PARADA PORQUE CAMINHÃO NÃO É DEPOSITO PORQUE AQUI NO PARANÁ  A 12   ANOS  ATRAS  FOI TIRADO CAMINHONEIRO DE DENTRO DA SUA CABINE A CUSTA DE CASETETE PARA FASER VIAJAR  AQUELES QUE CORRIAN OS CACHORROS PEGAVAN E MORDIAN ATÉ   ELE VOLTA EN SEU CAMINHÃO E VIAJAR E SINDICATO NEN UN NÃO FAZIA NADA HOJE É DIFERENTE PAGUE SUA MENÇALIDADE EN DIA E COBRE DO SEU  SINDICATO  TODOS SEUS DIREITOS PORQUE  HOJE TEMOS DIREITOS ADIQUIRIDOS É SÓ ESIGIR A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL  ANOAL  PODE ACABAR MAS  SE VOCE PAGAR SUA MENÇALIDADE EN DIA DO  SEU SINDICATO NÃO VAI ACABAR VAI FICAR MAIS FORTE AINDA SE TODOS PAGASEN  AI SIN É 100%

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