Foco da nova empresa, comandada pela ex-diretora de Comunicação da Volvo, é na conexão de valores com os clientes
Grande parte dos consumidores já leva em consideração o posicionamento das marcas ao fazer uma opção de compra. Conectar os valores das empresas ao dos consumidores é a aposta da 4Trust Comunicação Estratégica que acaba de entrar no mercado de Comunicação & Relações Públicas.
Sob o comando de Solange Fusco, profissional reconhecida no mercado pela sua gestão à frente da Diretoria de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina, o mercado de Comunicação & Relações Públicas acaba de ganhar uma nova agência especializada em comunicação empresarial.
A 4trust Comunicação Estratégica chega com o propósito de promover maior diálogo entre as empresas e os stakeholders para construir, fortalecer e proteger suas marcas. Com larga experiência em branding, o grande diferencial da agência é o profundo conhecimento do universo corporativa e a crença de que as empresas precisam mudar seu discurso. “O modelo de comunicação unidirecional e impositivo não existe mais. As marcas devem conectar seus valores ao dos consumidores”, pondera Solange.
Com experiência internacional, a executiva também defende a importância de as empresas estarem preparadas para enfrentar momentos difíceis, que podem acontecer a qualquer momento e impactar imagem, marca ou produtos. “Diariamente observamos empresas tendo suas marcas devastadas pela inércia ou despreparo para enfrentar uma crise. Um cenário que tende a piorar à luz da instantaneidade dos meios digitais e a facilidade de geração de conteúdo, fazendo do cidadão comum o porta voz mais crível da sociedade”, comenta. “Em rede as pessoas constroem ou destroem uma marca”, reforça.
Relacionamento com a imprensa
A atuação da 4trust inclui o relacionamento com a imprensa num novo cenário de informação. “O universo da mídia também passa por profundas transformações pela nova dinâmica da comunicação digital e o fantasma da indústria da fake News”, observa. “Mais do que nunca é preciso focar em histórias de valor e priorizar os veículos de comunicação com credibilidade”, acrescenta.
A comunicação com os funcionários é também um dos braços fortes da agência, fruto da experiência com a comunicação interna na gigante sueca. O processo de comunicação ágil e transparente e a qualificação das lideranças tiveram forte influência para que a Volvo venha ocupando, há mais de dez anos, os primeiros lugares do ranking das melhores empresas para trabalhar. “O papel da comunicação interna é fundamental para engajar e também para estimular consciência e atitudes responsáveis como segurança, ética, diversidade, sustentabilidade até o uso adequado dos benefícios e outros temas da agenda das empresas”, esclarece. “ A pauta agora é comunicar valores e inspirar atitudes. Os funcionários assumiram o protagonismo de gerar conteúdo. Nosso papel é estimular e qualificar o processo”, enfatiza.
Consumidores depositam nas empresas desejo de mudança
A 4trust chega ao mercado com a larga experiência em programas que compartilham valor entre as empresas e a sociedade. “Pesquisas mostram que grande parte dos consumidores brasileiros já fazem suas opções de compra com base no posicionamento das empresas sobre questões sociais”, observa Dante Lago, um dos sócios da empresa, com larga experiência em governança e gestão de programas de cidadania. “Comunicar valores já é tão importante quanto informar sobre produtos. Existe um grande potencial a ser explorado em um país que se ressente de investimento e apoio em questões sociais e ambientais. As empresas podem ajudar a sociedade e ter ganhos no papel de empresa cidadã, desde que tenham uma atuação verdadeira e faça parte dos seus valores”, observa Dante.
A 4trust está sediada em Curitiba, mas tem atuação nacional e internacional, apostando numa arquitetura de serviços com uma equipe colaborativa com diversidade de formações, perfis e pensamentos. Também fazem parte da sociedade Alessandra Buiar e Savio Moreira, ambos profissionais do setor com longa vivência corporativa.