Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Scania quer incentivar novos motoristas

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Atrair novos profissionais para a estrada e valorizar a profissão de caminhoneiro. Estes são os objetivos da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, promovido pela Scania, cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 26 de julho.

“Se você perguntar a um caminhoneiro se ele quer que seu filho tenha a mesma profissão, provavelmente ouvirá que não, que é melhor que vá fazer uma faculdade. O que pouca gente sabe é que um caminhoneiro profissional, bem treinado, trabalhando em uma boa empresa, pode ganhar hoje tanto quanto um administrador de empresas”, argumenta Roberto Leoncini, diretor geral da Scania.

Para ele o caminhão tem que ser encarado como um mini negócio que pode tem um valor maior que uma farmácia ou um posto de gasolina, e a sociedade tem que aprender a valorizar os motoristas profissionais: “É preciso levantar esta discussão e toda cadeia tem que repensar e aprimorar a forma como está tratando este profissional, desde os vendedores de caminhões, os postos de abastecimento, até a polícia rodoviária. Só assim vamos conseguir atrair novas pessoas para a profissão”, argumentou Leoncini.

Os interessados em participar do concurso “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” podem fazer inscrição nas concessionárias Scania e de outros apoiadores da competição como a Noma, Postos Shell/Graal, Pirelli e unidades do SEST/SENAT. A lista completa está no site www.melhormotorista.com.br

O critério de avaliação dos motoristas, que deverão ter habilitação E, envolve uma prova teórica, a ser entregue no ato da inscrição, e provas práticas divididas em 24 etapas regionais. Serão classificados 24 motoristas, para disputar o título de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil na grande final, no período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.

O vencedor da competição receberá um pacote de prêmios, no valor de R$ 30 mil, distribuído em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele ganhará seis mil reais em dinheiro e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia.

Veja vídeo sobre as competições anteriores:

[media id=8]

EURO 5 – A Scania emplacou 1.131 caminhões nos primeiros quatro meses do ano e garantiu a liderança no registro de veículos Euro 5 na categoria de caminhões acima de 45 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Os modelos já emplacados, que representam 46,8% do total do mercado, fazem parte de um volume de vendas superior a 2.200 caminhões com motores Euro 5 comercializados. Outra marca atingida pela Scania foi o emplacamento de 608 unidades do modelo R 440, que o tornou líder na categoria de pesados no acumulado de janeiro a abril.

Na promoção Saia na frente com a Scania, a montadora ofereceu  ARLA 32 (Agente Redutor de Liquido Automotivo) gratuitamente por 120 mil quilômetros, e para o modelo R 440, nas opções 6×2 e 6×4, a promoção incluiu o câmbio automatizado Scania Opticruise, controle de tração e freios ABS.

“Nossa previsão é que as vendas em 2012 fiquem no mesmo nível do ano passado. Ainda existem setores que estão esperando para ver o que vai acontecer em termos de abastecimento de diesel. Mas a economia vai andar, tem carga, os juros estão caindo e o BNDES está respondendo bem rápido aos processos do novo Finame”, anima-se Leoncini.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

9 Comentários

  1. È exagero do diretor da scania,dizer que os empresariodos transportes de cargas desse país paga bem seus motorista.(se todos são prifissionais).Agora com a lei do motorista,talvez eles agora possam pagar as horas extras e adicionais.

  2. Trabalhei por 15 anos com caminhão e venho de uma família que pode-se dizer que corre diesel na veia,hoje sou gerente de transporte em uma tercerizada da Petrobrás, continuo na mesma área.Do tempo de motoristasó sinto saudades das viagens pois o resto hoje em dia é só sofrimento para essa turma que leva o Brasil nascostas.Como uma frase que li ¨ ENQUANTO OS NORMAIS DORMEM OS LOUCOS ABASTECEM O PAÍS¨

  3. Finalmente alguém tomou a iniciativa de levantar a discussão. Não sou caminhoneiro, mas trabalho no transporte há muitos anos e acompanho de perto a discriminação e a falta de respeito com que o caminhoneiro é tratado neste País.Já tive a oportunidade de viajar de caminhão algumas vezes, e fiquei impressionado com a falta de estrutura digna que existe para estes profissionais, que dedicam-se demais para manter o abastecimento em dia, sem qualquer reconhecimento.Já estive em empresas de nome internacional, e outras locais; e posso garantir que o tratamento é o mesmo! Não oferecem nenhum conforto ao caminhineiro, que é obrigado a aguardar durante horas para fazer um carregamento ou descarregamento mesmo em empresas top de linha, automatizadas, e “organizadas”.Se o caminhoneiro está acompanhado então, seu acompanhante (filho, esposa, irmão, amigo…), este sempre será tratado de forma descortez, sem nenhuma consideração com o fato de estar ali também para facilitar ou diminuir o fardo do caminhoneiro!De maneira geral, a sociedade trata o caminhoneiro à sua margem…Esquece que depende diretamente do seu trabalho, da sua dedicação e habilidade, inclusive seus próprios patrões não demonstram na prática muita preocupação com sua rotina. Preocupam-se sim com o equipamento, mas quase nada com seu condutor.Parabenizo o Sr. Roberto Leoncini pela posição assumida. Espero que não fique apenas nesta entrevista, mas que de fato seja o início de uma radical mudança na cultura da sociedade, em seu próprio benefício!!!

  4. Será que os administradores de empresas também têm salários na faixa de R$1.500,00 LÍQUIDO?  Pois é este o salário REAL pago a motoristas bem treinados e empregados em empresas de transporte e logística altamente conceituadas.  Ou será que o meu hollerith e dos meus milhares de colegas de profissão estão sendo impressos com os valores incorretos? Não é o que percebo quando tiro meu extrato no banco.

  5. É ótimo saber que uma empresa esteja preocupada com a nossa valorização, assim estamos hoje vendo algo que nunca achei que veria. 

  6. Muito boa sua colocação, Eu acho o seguinte se uma carreta custasse um menos absurdo que ela custa hoje, quem sabe as empresas poderiam nos pagar melhor. um abraço .. e deixo aqui uma ideia pra vocês da Scania, Que acham de fazer paradas descentes tipo hotel de Motoristas nas estradas brasileiras com seguranças, banheiros limpos, local pra se lavar e estender roupas etc… quem sabe até uma loja de convinência da Scania iriam arrebentar….

  7. sei dos riscos da profissão e das dificuldades, porem minha familia toda e de caminhoneiros ja são 40° anos na estrada e eu desejo seguir creio que o Brasil e os governantes ainda irão olhar para esses herois que movimentam o pais

Leave A Reply