Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Pesos por eixo: grupo interministerial tem prazo de 180 dias para concluir estudo

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Fonte: Guia do TRC

O Governo Federal, através de Portaria Interministerial Nº 182 de 4 de julho de 2012, cria grupo de trabalho formado por representantes dos Ministérios dos Transportes, das Cidades, do Desenvolvimento, do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia e Inovação, para num prazo de 180 dias proceder a “estudos sobre peso por eixo de veículos de carga e passageiros e seus impactos sobre o pavimento” denominado GTPE.

O grupo será coordenado pelo representante do ministério dos transportes junto ao Contran e terá na sua composição dentre outros representantes do DNIT e do Denatran.

De acordo com a portaria poderão ser convidados representantes de outros órgãos públicos, assim como de organizações públicas e privadas.

Leia abaixo na íntegra, cópia da citada Portaria 182/2012:

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

4 Comentários

  1. william pichitelli on

    peso por eixo e´um meio de arrancar dinheiro do caminhoneiro,que ja´nao aguenta mais pagar tanta coisa,se passa 100 kilos em um eixo,multa, se falta5000 kilos em outro eixo tudo bem,em lugar nenhum no brasil que se carrega uma carreta,nao se carrega em cima de uma balança e nem pesando eixo por eixo ao carregar,por tanto o ministerio dos transportes ataves dos seus dirigentes,deveriam ver o peso que querem que uma carreta carregue e pesa-la bruto,se puder carregar 20.000 kilos mais 17.000 de tara e´so´somar 37.000 kilos brutos,e pronto,so´que ai vamos andar certo ,portanto nao vai ter multa,nem propina,ai nao e´interessante para o governo,pois a industria da multa rende milhoes,e como dizia o saldoso chico anisio que o caminhoneiro se exploda…..

  2. Na minha opinião teria que pesar em uma balança num total do conjunto ai acho que seria uma medida correta para conferência do peso bruto total, pois essa balança atual é uma flaude,onde tem 20 kg em um eixo se concidera exesso de peso e da trans bordo voces acham isso certo?

  3. Finalmente alguem esta se acordando neste governo!!!, esta lei de peso por eixo é sem duvida nenhuma um absurdo um abuso deste governo para com o transporte rodoviário no Brasil., deve sim ser igual  a outros paises pelo peso bruto total da capacidade do caminhão, porque é humana mente imposivel regular por axemplo: nos container o peso por eixo.* aprovo o peso total; abomino o peso por eixo acredito que feri ate mesmo nosso contituição…*precisamos de pessoas que entendam de logistica terrestre em nosso governo atual, como esta o país com estas novas leis; ate parece que querem acabar com nosso país me desculpem mais é isto que esta parecendo um absurdo para com o transporte rodoviário que esta acontecendo…  

  4. alberto antonio weiss Schiffer on

    por eixo e sacanagem, deveria ser a soma total, se um eixo tem um pouco menos o outro poderia passar um pouco.ou obriguem todos os embarcadores comprarem balancas. ou as multas irem para eles

Leave A Reply