Luciano Alves Pereira
Todo junho, um dos pioneiros do TRC mineiro faz aniversário. Não de nascimento, mas de sua sempre lembrada viagem inaugural como transportador. Corria o ano de 1959 e no dia 1° de junho, Agnaldo de Souza, natural de Ijaci, no Sul de Minas, subia a serra de Mairiporã (SP), na Fernão Dias. Dirigia o seu primeiro caminhão, um Chevrolet, modelo Marta Rocha, ano 1957 e trazia 3 mil quilos de ração da Socil para Perdões (MG).
Pouco tempo depois, comprou o pré-existente Expresso Nepomuceno, transferiu-o para a vizinha Lavras e deu no que deu. Passados mais de 50 anos, o Nepomuceno dispõe de um parque rodante de mais de mil caminhões de todos os portes e faz transporte para todo o país inteiro, além de logística. No começo de maio, o Nepomuceno recebeu o troféu Reconhecimento, por iniciativa de sua cliente paulista AkzoNobel Tintas Decorativas, fabricante das tintas Coral.
A indústria criou a premiação para fortalecer as relações com suas prestadoras dos serviços de transporte de carga. Nessa primeira edição, a transportadora lavrense ficou com o maior número de pontos nos critérios de pontualidade e inversão de produtos, práticas sustentáveis e zero acidente no ano. O Expresso Salomé e a Transportadora Moromizato conquistaram a segunda e a terceira colocações, recebendo placas de bronze e metal como Transportadoras Destaque 2011, respectivamente.
O Expresso Nepomuceno abriu recentemente uma nova frente de trabalhoem Costa Rica, cidade do Mato Grosso do Sul, onde deverá contratar 200 novos funcionários para movimentar a safra de cana de açúcar para a empresa ETH Bioenergia. Uma frota de 30 caminhões foi destacada para o serviço, a qual está rodando em regime de três turnos diários. Premido pelo crescimento da demanda, o Nepomuceno investe na estrutura.
Neste primeiro semestre adquiriu as instalações da histórica Empresa de Transportes Asa Branca (hoje extinta), em Betim (MG). Elas ficam na avenida Campo do Ourique, no bairro Dom Bosco, mais precisamente quase no ponto de interseção da Via Expressa de Contagem (e Betim) com a rodovia Fernão Dias, também conhecido como trevo da Krupp. Numa área de 20 mil m², há três galpões de medidas variáveis, as quais terão de ser readequadas ao movimento do Nepomuceno. O valor da transação, como de uso, não foi revelado.
1 comentário
A carreta expresso nepomucenno é a carreta mais linda que eu ja vi e tambem acho a transportadora mais competente.Meu sonho é ganhar uma miniatura da carreta pois ela é a minha preferida!bjos