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Novo terminal de Itiquira (MT) ainda não tem acesso pavimentado para caminhões

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Mariana Fabre, especial para a Carga Pesada

Ainda sem acesso pavimentado para caminhões, foi inaugurado no dia 2 de junho um novo trecho de 120 km de linha férrea  entre Itiquira e Alto Araguaia, no Mato Grosso, para auxiliar no escoamento da safra do Centro-Oeste, a mais volumosa do País.

O trecho integra o chamado projeto Expansão ALL Malha Norte, que prevê o alongamento da ferrovia até Rondonópolis, numa extensão de 148 quilômetros. O novo terminal rodoferroviário tem capacidade para receber até 4,5 milhões de toneladas provenientes das lavouras do Mato Grosso e de parte do Mato Grosso do Sul.

O principal objetivo é distribuir a concentração de caminhões em Alto Araguaia e Alto Taquari, locais em que a Revista Carga Pesada vem denunciando as péssimas condições de trabalho para os caminhoneiros no pico do escoamento dos grãos, a cada início de ano. Os responsáveis pela obra garantem que, em Itiquira, isso não vai ocorrer na próxima safra. A conferir.

O engenheiro Adair Luiz Sulzbacher explica que a planta é totalmente automatizada, com capacidade de armazenagem de 40 mil toneladas e de beneficiamento de 300 toneladas por hora. A capacidade de descarga rodoviária e de expedição ferroviária é de mil toneladas por hora e, no total, a tulha consegue carregar 80 vagões em oito horas.

“Todo o terminal possui sistema de captação de particulados em suspensão, o que impede a contaminação do o ambiente com a poeira que resulta da movimentação do produto”, ressalta Sulzbacher.

O engenheiro ainda destaca a agilidade do processo de descarga e carregamento, que dura cerca de cinco minutos e é possibilitado pela ligação direta entre o recebimento da produção e a tulha, que despeja o produto diretamente nos vagões.

Enquanto aguardam para a análise de qualidade do produto e descarregamento, os caminhoneiros, segundo ele, terão acesso à estrutura de apoio que conta com sanitários, chuveiros, refeitório e espaço para descanso do motorista.

O pátio tem capacidade para acomodar 400 caminhões, sendo 200 no pátio pavimentado e a outra metade em área com brita. O terminal possui dois silos verticais e um armazém horizontal, além de três tombadores que podem atuar simultaneamente.

Empecilhos

Apesar das obras terem sido iniciadas em março de 2011, o terminal foi inaugurado sem que o acesso dos caminhões estivesse concluído. O acesso ao terminal é feito pela MT-299, rodovia que liga Itiquira ao distrito de Ouro Branco do Sul, mas cerca de 10 quilômetros do trajeto ainda precisam ser percorridos por estrada de terra.

Diante da cobrança das autoridades locais e representantes dos agricultores da região, o ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, e o governador Silval Barbosa, se comprometeram a asfaltar o trecho restante na segunda quinzena de julho.

Outro acesso possível ao terminal, a partir do município de Itiquira, também não está liberado para os caminhões. A pavimentação dos 14 km de estrada deve ser concluída até 2013, segundo o município.

 

Fretes

A estrutura vai reduzir os custos do frete, tendo em vista que até então a maior parte da produção da região era deslocada por via rodoviária até o terminal de Alto Araguaia ou ainda para os terminais do Norte do Paraná. O terminal já operava em caráter experimental desde a segunda quinzena de abril e é operado pela Seara Agropecuária, empresa com matriz em Sertanópolis, norte do Paraná. A estimativa inicial da empresa é de movimentar 2 milhões de toneladas por ano, com destino ao Porto de Santos (SP).

De acordo com o gerente de logística da Seara, Hélio Godoi da Rocha, a inauguração do novo terminal atende a uma demanda antiga da empresa e também dos produtores. A Seara já comprava soja dos municípios da região há seis anos e a produção era enviada por caminhões até os terminais localizados em Londrina e Maringá. No total, a Seara investiu R$ 50 milhões na estrutura.

O trecho faz parte do projeto Expansão América Latina Logística (ALL) Malha Norte, que engloba o prolongamento da malha ferroviária entre Alto Araguaia a Rondonópolis. Em todo o projeto, de 260 km, a ALL vai investir R$ 700 milhões. A área total do terreno é de 70 hectares e o terminal possui área construída de 5,8 mil m2. A expectativa da ALL é de que a ligação férrea com Rondonópolis seja entregue ainda em 2012.

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