Novo interior e itens de segurança buscam manter modelo na liderança dos leves
Com o mesmo desenho da linha europeia, a Iveco acaba de apresentar a Nova Daily que ganhou atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. O para-choque dianteiro agora é tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves.
O painel de instrumentos ganhou funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. O motorista conta ainda com a comodidade do sensor de ré, para facilitar as manobras nos furgões e vans, e volante com comando de telefone e voz. Destaque para o sistema multimídia, com tela de sete polegadas e funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play e para o novo ar-condicionado automático digital.
No segmento de comerciais leves (3,5 a 7,0t de PBT), até agosto desse ano, a participação de mercado da Daily chegou a 35%, resultado que, se comparado ao mesmo período do ano anterior, coloca a IVECO como a montadora que mais cresceu, chegando a 12 pontos percentuais a mais que os 23% de 2019.
Thiago Carlucci, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul, afirma que a nova linha Daily traz ao cliente uma experiência única na gama de produtos leves.“O modelo une a consagrada performance com novidades no design e na segurança. .”
No pós-venda, destaque para as três primeiras revisões gratuitas e as peças com preço fixado até dezembro. Para facilitar a compra, o Banco CNH Industrial oferece aos clientes da Iveco condições e taxas especiais de crédito para toda linha Daily, pelo CDC para pessoa física e jurídica. Os veículos poderão ser financiados em 12 meses com taxa de 0% e 50% de entrada, além dos prazos de 24 a 60 meses com taxas a partir de 0,63% a.m., com até 0% de entrada e até seis meses para pagar a primeira parcela.
Para Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco, o sucesso deste ‘pacote de soluções para o transporte’ pode ser visto em transportadoras de todo o país. “Entregamos a Daily número 1000 para a empresa Resgate São Francisco, líder nacional em resgate rodoviário, que comprou outras 15 unidades. Esse é só um exemplo das diversas operações que o modelo está apto.”
MELHORIAS – O ângulo de inclinação do para-brisa buscou melhorar a visibilidade, a direção com coluna ajustável proporciona mais conforto e segurança, diminuição do tamanho do volante para gerar a sensação de que o motorista está dirigindo um automóvel, melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine pensados no motorista que vive seu dia-a-dia dentro do caminhão.
Para impulsionar esse campeão de vendas a Iveco mantém a consagrada linha de motores da FPT Industrial, com os modelos F1A e F1C, de 130, 150 e 170 cavalos.
A versão furgão tem novas dimensões de chassi com aumento do entre-eixos e do comprimento total, com um centro de gravidade e manobrabilidade aprimorados. As mudanças estruturais na versão furgão permitiram novas configurações de metragem cúbica que agora vão de 7,3 a 18 m³.
Novas tecnologias estão à disposição do cliente, mas na versão chassi-cabine a resistência do chassi com longarinas em perfil “C” de 5mm, e o robusto conjunto suspensivo da Daily, continuam fazendo parte desse modelo que se destaca no segmento.
No quesito consumo de combustível, a tecnologia também se mostra presente. A novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão projetado para reduzir o consumo de diesel. O sistema altera o mapeamento da calibração do motor reduzindo ainda mais o consumo de combustível. O conjunto torna a nova Daily ainda melhor que a versão anterior, que já era considerada ‘a melhor’ na categoria.
A segurança fica por conta de uma série de itens que tornam a viagem mais segura para o motorista, ajudantes e passageiros:
Assistente de estabilidade eletrônica = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando veículo se torna instável.
Assistente de freio hidráulico = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.
Compensação hidráulica de frenagem = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
Performance Hidráulica do freio traseiro = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.
Controle estendido de estabilidade = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio aumentando a capacidade de manobra.
Intervenção do movimento de rolagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.
Mitigação de capotagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.
Mitigação do balanço do reboque = mitigação da instabilidade do trailer.
Modo de controle adaptativo de carga = controle adaptativo de carga.
Controle de partida em subidas = mantém a pressão nos freios por dois ou três segundos, auxiliando na partida do veiculo em rampas.
Nova Daily/line-up
Chassi-cabine: 30-130 City** / 35-150 / 45-170 / 55-170 / 65-170
* com exceção das versões de 3,5 toneladas (30-130 e 35-150), as outras versões podem ter cabine dupla.
** Comercialização a partir de Jan/21
Furgão: 30– 130 (7,3 / 9 / 10,8 / 12m³) / 45-170 (12 m³) / 55-170 (12 a 18 m³)
Minibus: 45-170 / 50-170
Motor-Home: 70-170