A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá baixar resolução obrigando as empresas de transporte de carga, assim como os caminhoneiros autônomos, a obterem o Código Identificador de Operação de Transporte (Ciot) em suas operações. A informação consta de carta assinada pelo diretor da agência Carlos Fernando do Nascimento endereçada à Federação dos Caminhoneiros Autônomos (Fenacam).
“A ANTT não poderia deixar de considerar relevante a extensão, no curto prazo, desta obrigatoriedade a todas as operações de transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração”, diz o documento.
A Fenacam fez o pedido à agência por considerar que a exigência do Ciot somente para os autônomos produz uma desvantagem competitiva a esses profissionais (leia mais clicando aqui).
“Segundo relatos, tal isenção (da obrigatoriedade de Ciot para as empresas) estaria levando determinados contratantes a privilegiar a contratação de empresa de transporte ou exigir que o transportador autônomo constitua pessoa jurídica como forma de burlar a regulamentação”, prossegue a carta da ANTT.
Veja abaixo íntegra da carta:
4 Comentários
É isso aí. Ao invés de acabar com o CIOT (o mais prudente), esse registro totalmente desnecessário cuja justificativa é, apenas a de utilizar os serviços das operadoras de cartão e com isso, PAGAR, pelo serviço, ficando claro que há interesse financeiro de muitos na sua manutenção, buscar um meio de AUMENTAR A ARRECADAÇÃO impondo o registro a todo o transporte. Acorda ANTT isso ainda não vai acabar bem, logo logo entrará o Ministério Público nesta parada. Queriam acabar com a carta frete, que era um roubo Implantaram o cartão frete, que é muito pior……..
VENHO POR MEIOS DESTA RESPEITOZAMENTE LHE INFORMAR QUE NÃO FOI POR FALTA DE DIALOGO QUE TENHAMOS QUE FAZER UMA MNIFESTAÇÃO NO BRASIL INTEIRO PORQUE TIVEMOS ORESPEITO DE IR ATÉ A .ANTT E A CAZA CIVIL ESCLARECER AS DIFICULDADE QUE O SETOR SE ENCONTRA ÉGRAVICIMA NÃO PODE ESPRAR MAIS CHEGAMOS AO FUNDO DO POSSO E NÃO TEMOS SAIDA
Ao meu ver,isso tudo não passa de um golpe para se arrrecadar mais e mais imposto,jogando tudo nas costa do coitado dos transportadores seja ele autonomo ou juridico,pois nem sempre as empresas de transportes tem valor neste pais, com certeza se isso tudo que esta acontecendo no pais,vingar vai ser uma inchorrada de dinheiro tantos para os bancos quanto para o governo e ai nossos politicos vão ter muito mais dindin para encher seus bolços e nos que sofremos nas estradas vamos morrendo pelo os acostamentos da vida nessas estradas ruim pagando o presso dos ençaciavel politicos sindicatos e enfim…
Srs. não vou dizer que apoio o que estão fazendo com o setor, acho que estamos há muito tempo no fundo do poço, porém… descobrimos com essa que o fundo pode ser mais profundo, nosso governo não investe em estrada. Há sim investe… em pedágio. Tirar da informalidade e aumentar a receita do INSS, Sest/Senat e IRRF tudo bem, Srs. vamos ter que engolir. Porém temos que parar de falar que os políticos vão ter mais dindin pra gastar, Gente isso é bobagem, eles não tão nem ai pra esse comentario. Quer apertar e doer pra valer o saco desses caras? Marca a cara do legislador que fez a merda, não vota no cara, faz campanha anti espertalhão, se ele entrar, força mais o saco do cara… insurna a vida dele com manifestação exigindo denunciando ao ministério publico, vamos processar o governo gente… vamos apertar pra valer o saco desses caras. Exigir, exigir, exigir e exigir até que o saco caia. Veja na França, o Povo faz é isso, veja quando tem greve de caminhoneiro lá… o pais para os babaca volta atrás, eles tem medo sim de perder o saco. Roubar, deviar e ser irresponsável eles sempre serão