DAF - Oportunidade 2024

No segundo dia de greve, há piquetes no ES, no PR e em MG

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

Protesto em Linhares (ES), foto Zércio Largura Neto

Nelson Bortolin

No seu segundo dia, a greve dos caminhoneiros ainda não tomou proporções nacionais como pretende o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC). As mobilizações se concentram em três estados, onde estão sendo realizados piquetes: Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. Não há notícia de movimentação em São Paulo, nem no Rio de Janeiro.

Na manhã desta quinta-feira (26), o representante do MUBC e presidente do sindicato dos autônomos (Sinditac) de Ponta Grossa (PR), Neuri Tigrão, reclamou da postura das empresas de transportes diante da greve da categoria. “Muitas empresas que haviam se comprometido a colaborar estão carregando seus caminhões normalmente”, afirma.

De acordo com ele, a greve entrou num segundo momento: “Até ontem nós trabalhamos a conscientização da categoria. Agora o pessoal começa a fazer os piquetes”, afirma Tigrão. Apesar disso, ele afirma que o MUBC prega uma manifestação pacífica e ordeira. 

Imagem TV Gazeta/ES

PIQUETES – Segundo a Polícia Rodoviária Federal no Paraná, as manifestações dos caminhoneiros se concentram no Oeste do Estado. Na manhã desta quinta-feira (26), havia cinco piquetes, sendo quatro na BR 163, nos quilômetros 7 (Barracão), 42 (Pranchita), 65 (Pérola do Oeste), e 96 (Capanema). O quinto é realizado na BR 258, no km 258, em Marmeleiro.

De acordo com a PRF, os manifestantes estão fazendo os caminhões pararem no acostamento e não teria sido registrado nenhum ato de violência.  Na quarta-feira, segundo a RPC TV, houve apedrejamento de caminhões e prisão de caminhoneiros no Paraná. Um motorista teria sido ferido gravemente. Clique aqui para ver.

 

Caminhoneiros discutem no Paraná – Imagem RPC TV

Espírito Santo – O presidente do Sinditac de Linhares (ES), Aylton José Maze Junior, contou à Carga Pesada que, no final da manhã desta quinta-feira (26), havia 3 mil caminhões parados na BR 101 Norte. Segundo ele, em todo o Estado são cerca de 70 mil veículos em acostamentos, pátios e postos de combustíveis.

Júnior diz que o movimento é pacífico e que não foi registrado casos de violência. “Às vezes há alguma exaltação de um ou outro caminhoneiro, mas eles acabam se entendo porque estão lutando pelo mesmo ideal que é recuperar a dignidade da categoria”, afirmou.

Minas Gerais – Os caminhoneiros mineiros também estão fazendo piquete neste segundo dia de greve. O diretor do Sindtac de Belo Horizonte, Antônio Vander Silva Reis, disse que havia cerca de 400 caminhões parados no acostamento da BR 381, em João Monlevade. Também diretor do sindicato, André Apolonio informou que, na MG 040 em Conselheiro Lafaiete, eram 200 veículos no acostamento.

A PRF no Rio Grande do Sul informou que não houve nenhum piquete nesta quinta-feira no Estado.

Leia notícias do primeira dia da greve (25) clicando aqui

Na pauta de reivindicações do MUBC, estão a revogação da resolução 3.658 que extinguiu a carta-frete  (clique aqui) e a prorrogação por um ano dos efeitos da lei 12.619 (clique aqui), que regulamenta a profissão de motorista. 

Manifestante faz piquete na Região Metropolitana de Curitiba – Imagem RPC TV

Truckscontrol
Compartilhar

11 Comentários

  1. PR IRATI BR 277 totalmente parada caminhoneiros protestam com novas leis……proximo a VECAP vamo lá galera meu marido tá la´lutando pelos seus direitos e por um pouco mais de concideração e dignidade afinal se eles pararem……… o BRASIL para todo tmbm para………..qualquer setor depente de seu possante….então cadê o reconhecimentoooooooooooooooooooo

  2. Não ha fiscalização do transporte pela ANTT,e as transportadoras estão fazendo o que querem,por este motivo elas não ajudaram na manifestação.Se ouver fiscalização elas vão querer parar:não pagam os pedagios,andam ainda com cartas frete,e querem colocar exesso de carga e que façam correria.

  3. Bom dia a Todos.., primeiramente tem que haver bom senso, tanto das autoridades quanto da Classe dos Caminhoneiros, na Minha Opinião, o congresso votou a Medida que regulamenta a Jornada de Trabalho, mas deveria ter dado um tempo e cobrado das consecionaria de Pedagios e outros orgãos um espaço para Repouso deste Motoristas., cobra se pedagio alto diga-se de passagem, e poderiam muito bem fazer um Patio para Pernoite,-Por que hoje acontece muito dos Motoristas enconstarem nos Postos pra Pernoitar e são abordados por seguranças de Postos de Combustiveis questionando que o Patio e só para Clientes, e dai ? Primeiro organiza e depois se Cobra.Resumindo se for cliente DORMI, se não for cliente vai cochilar no volante, até encontrar um Posto que o Propietario se Compadeça e conçeda o espaço para este profissional descansar depois de ” BATER ALAVANCA DE CAMBIO O DIA TODO ” -Fim da Carta frete. tem os dois Lados da Moeda, arecada se mais impostos, e isto e investido em melhorias de Rodovias., ????ou em mais Mensalões da Vida, nos desvaneios corrupção e desvios que vemos todos os dias na televisão. ?-De quem vai sair o Custo das operações dos Cartões Frete.???-O Brasil não é alto suficiente na produção de Petroleo., por que esse Dieisel e Tão Caro assim.,???-Não somos contra o Pedagio, mas deve ser um preço Justo, Hoje em varias Situações gasta se mais em Pedagio do que em  Combustiveis é um absurdo !!A Manifestação tem que ser pacifica., mas a Classe tem que ENTENDER QUE A HORA E ESSA, SE NÃO FOR AGORA,O CAMINHONEIRO SIMPLESMENTE QUEBRA… ABRAÇOS A TODOSMUITA PAZ, SAUDE E PRINCIPALMENTE  DEUS NO CORAÇÃORESPEITE O CAMINHONEIRO ELE AJUDA NO PROGRESSO DE NOSSO PAIS. ADEMIR J . SANTOS (Faustão) DEMATRANS TRANSPORTES MARINGÁ-PR.  

  4. SERGIO BARSALOBRE on

    Ola…VEJA SÓ, O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO MOBUC, FALA EM PARAR CAMINHONEIROS, NOS ESTADOS E ONDE ESTÃO PARADOS OS CAMINHONEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ELE NÃ PAROU O ESTADO DELE, ONDE ESTA A LIDERANÇA… , AOS COMPANHEIROS QUE HOJE ESTÃO SENDO ENGANADOS, NOS JA TIVEMOS EM UM BARCO IGUAL A ESTE… FOMOS LUDIBRIADO POR ELE MESMO NO MOVIMENTO PASSADO EM 1999…

  5. Daiane Moretti on

    É isso ai meu marido tambem é caminhoneiro e voces tem que se unir mesmo, porque eu quero ver esse pais andar se nao for encima das rodas dos caminhoes e a custa do esforço de seus motoristas, que são tratados pior que cachorros aih pelo pessoal das empresas e outros!

  6. FIQUE PUXANDO O SACO DO  GOVERNO QUE QUADO REBENTAR VOCE  VAI TER QUE TROCAR DE PROFIÇÃO SE NÃO QUIZER MORRER NA MIZÉRIA  SE VOCE NÃO SABE NADA NÃO FIQUE FALANDO BOBAGE

Deixe um comentário