DAF - Oportunidade 2024

Caminhoneiro que não descansar já pode ser multado

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

Fonte: Carga Pesada e Agência Brasil

Os órgãos de trânsito começaram a fiscalizar nesta segunda-feira (30) o cumprimento da Lei 12.619 no que se refere ao tempo de direção. Todo motorista profissional é obrigado a parar meia hora a cada quatro horas trabalhadas e descansar 11 horas ininterruptas entre dois dias de trabalho.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) usará o tacógrafo na fiscalização. “O tacógrafo será o instrumento para prevenção de acidentes. O objetivo da lei é salvar a vida do caminhoneiro e a fiscalização ajudará no cumprimento das obrigações dos motoristas”, disse o inspetor da PRF, Jerry Adriane Dias.

A expectativa é que, depois de um ano, os acidentes com envolvimento de caminhões reduza entre 10% e 20%. Atualmente, 34% dos acidentes em rodovias tem envolvimento de caminhões. A partir de segunda-feira (30), o descumprimento dos intervalos de descanso será considerado infração grave e o motorista estará sujeito à multa e à retenção de veículo.

De acordo com a diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento, no primeiro semestre deste ano, o número de acidentes que envolveram caminhoneiros sonolentos foi superior a 500. No ano passado, cerca de 2.000 acidentes em estradas federais tinham envolvimento de caminhoneiros que declararam cansaço.

Desses, 221 foram fatais. “Aproximadamente 30% dos acidentes têm envolvimento de caminhões e os motoristas alegam o sono como principal motivo”, disse Maria Alice.

Para se manter acordados durante o trabalho, motoristas optam pelo consumo de cocaína. Ainda segundo dados da PRF, a mortalidade dobra nos acidentes do período noturno.

Leia matéria especial sobre a lei na nova edição da Carga Pesada. Clique aqui.

Truckscontrol
Compartilhar

10 Comentários

  1. AGORA  COM ESSA LEI NOVA  O NUMERO   DE ACIDENTES IRA  ALMENTAR TENHA  CERTEZA ELES TERÃO MAIS PREÇA AINDA PRA CHEGAR AO SEU DESTINO.  QUEM INVENTOU ESSA LEI TEM   QUI 1ª CONHECER AS ESTRADAS E DIFICULDADES DOS MOTORISTAS.

  2. MANDA  ESSES POLICIAIS FICAREM 11 HORAS COM A BUNDA DENTRO DA VIATURA DORMINDO PARA VER SE ELES AGUENTAM, 7 HORAS DE DESCANÇO DIARIO ESTARIA BOM DEMAIS… FIM A ANTT QUE NÃO SERVE PARA NADA.

  3. concordo com essa lei,,,as empresas forçam caminhoneiro a rodar 18 20 horas ate mais, caminhoneiro tem q trabalhar 8 horas e descançar!!

  4. Tenho minha insatisfação por uma Classe sofrida que na qual sempre vivi com minha familiae meus amigos caminhoneiros Essa Classe se iniciou com  lideranças de ma Fé  que na qual agente nunca podemos contar nas horas de Greve por um Futuro melhor Quero Parabenizar de coração o Sr. Nélio Botelho homem de uma cara só hoje ele devolve o resultado da sua indignação da Greve de 1999 que essas Lideranças de Sindicatos falarão mal da sua Pessoa mas como tenho Fé que Deus tarda mas não falha Sr. Nélio passou Sérios problemas de Saude mas hoje ele esta ai Firme do lado dos Caminhoneiros demonstrando que é o unico Lider Nacional  e de uma cara só ,Att. Plinio Nestor Dias.Presidente Licenciado SINDITAC São josé dos Pinhais .Pr. 

  5. A tabom então apartir do dia 30 tambem que ja comece a almentar o frete para que assim nos motoristas que ganhamos comissões venhamos a trabalhar dessa forma ,caso contrario vamos ganhar o que, porque nos ja mal esta dando ,para comer o que estamos ganhando.

  6. Boa tarde seria bom se estivesse local adequado p/ descançar e se o caminhao fosse remunerado dignamente assim não precisaria tocar direto, é e enquanto isso no congresso os salarios da pra descançar bastante ,até demais e mesmo assim recebem pelo recesso e tem ate 14º salario, o inveja deicha os homens a brincar com nossa profissao.  

  7. Calma pessoal, toda lei dificilmente fica sem emendas, vai sofrer esse período de adaptação mas as coisas vão se encaixar…essa lei veio para nos ajudar; lógico que o frete vai sofrer reajustes, para começar, a partir do momento que todos começarem a respeitar a nova lei, vai faltar caminhão no mercado e o frete vai aumentar automaticamente segundo as estatísticas da oferta e procura e vamos ter mais ofertas de empregos; nós ganhamos um salário razoável mas trabalhamos dobrado para isso, com essa lei nossa classe terá uma vida digna, e o salário irá se ajustar de acordo com a nossa necessidade, e os acidentes irão diminuir com certeza, é só cada um fazer a sua parte, não ultrapassando os limites de velocidade e respeitando todas as normas de trânsito, a carga espera, uma vida não tem preço, acidentes não acontecem só com os outros, se você sabe o que está fazendo no volante tem que imaginar que o outro pode não saber e te envolver em acidentes, pense nisso, você não está sozinho nas estradas e  muito menos nessa luta; a classe patronal está financiando essa greve para nós caminhoneiros continuarmos nessa pressão atras de comissões; temos que lutar por um salário dígno e ZEFINI!

  8. 1 ) Pra se cumprir a lei precisamos de ponto de paradas com segurança e estrutura decente ; a parada de 4 horas vai aumentar o tempo de viagem  , isso vai fazer que muito caminhoneiro faça loucura pra não deixar que a descarga fique para outro dia e com certesa  vamos passa muitos fins  de semana em porta de transportadora e não com nossos familiares ; 2 ) O fim da carta frete tem por objetivo tirar da informalidade ( pagar +  impostos ) ja pagamos pedagios absurdos , diesel caro caro , nada contra impostos desde que tenhamos o retorno ( saude , escola , estradas , etc, etc, etc … ). Governo não se preocupa com caminhoneiro e nunca se preocupou somos a escoria da sociedade deixados à propria sorte para sermos assaltados e extorquidos por guardas corruptos , estradas vergonhosas , pobre Brasil 6 economia do mundo sem a menor estrutura necessaria pra se desenvolver !Paro por aqui porque se for falar tudo que sinto em 33 anos de estrada !!!!

  9. A falta de estrutura das estradas brasileiras nos deixa a pensar o que fazer para melhorar o nosso dia a dia como caminhoneiro.A lei na verdade não é ruim, está faltando alguns reajustes o qual deve ser feito consultando aqueles que trabalhão na área. Talvez quem fez o projeto é ou já foi caminhoneiro mas ha muito tempo atras.  

  10. 3 anos, depois desta matéria escrita pela Carga Pesada, e ainda existem cerca de 20 a 30% dos caminhões nas estradas com tacógrafo irregular, o que não permite a correta fiscalização do descanso do motorista.

    Sem isso não é possível se cumprir a lei, e caímos na concorrência desleal. Para quem quiser entender um pouco mais sobre a legalidade do tacógrafo pode ver este artigo aqui: http://fretecomlucro.com/tacografo

Deixe um comentário