Treinamento de motoristas e frota renovada são prioridades
Com o slogan “Nossa visão tem futuro”, a IC Transportes, maior transportadora de gases do ar do Brasil, está completando 40 anos de atividades. Fundada pelo empresário Ivan Camargo, a empresa tem sede em Sumaré (SP) e 44 unidades estrategicamente localizadas e conectadas em tempo real com a matriz.
Granéis sólidos com transporte de matéria prima, fertilizantes e commodities agrícolas, e granéis líquidos como combustíveis e químicos são outros importantes segmentos de atuação da IC Transportes.
Com 1700 colaboradores e foco na segurança e no meio ambiente, a IC Transportes tem um programa robusto de treinamento de motoristas: “Acreditamos em um negócio sustentável: uma operação segura que atenda às necessidades de nossos clientes, mas com atenção total à segurança das pessoas e ao meio ambiente”, afirma o empresário Ivan Luís Camargo, vice-presidente comercial.
Este treinamento inclui aulas de teoria e prática para recém-contratados e também reciclagens periódicas, que vão de mensais a anuais para todo o staff. Nenhum motorista que chega à IC Transportes conduz um caminhão antes de um período de 10 a até 90 dias de treinamento.
A frota tem idade média de apenas 2,5 anos. A renovação é sempre anual e atinge entre 15% e 20% dos caminhões. No total, a empresa chega a rodar até 80 milhões de quilômetros por ano.
A IC Transportes nasceu em Campinas com uma história curiosa. “Meu pai tinha um posto de combustível, o Três Vias. Um cliente e amigo que devia diesel pagou com um caminhão e ajudou a conseguir clientes no segmento de fertilizantes”, conta o executivo. Hoje, Ivan Luís gerencia a parte comercial e operacional e sua irmã, Fernanda Camargo Sarreta, a administrativa. O posto Três Vias pertence até hoje à família.
A segunda geração da IC Transportes quer unir valores gerados pelo fundador Ivan Camargo com projetos inovadores. A transportadora deu início a um processo de transformação digital em 2020. E vem se empenhando para disseminar a cultura da inovação entre os colaboradores.
“A gente sempre reforçou que é importante inovar nossos processos, mas nunca perder nossos valores, nossa essência, que nos trouxeram até aqui. Não podemos perder essa bagagem”, ressalta Fernanda.
Ela e o irmão Ivan Luís Camargo estão cada vez mais assumindo a gestão da empresa e procurando juntar a experiência do pai Ivan Camargo, “que sempre foi muito valiosa”, com suas ideias inovadoras. “Eu acho que essa junção é perfeita. Tem de saber usar o ponto forte de cada geração.”