Companhia anuncia início da comercialização do pneu com 70% de materiais sustentáveis já em 2023
A Goodyear Tire & Rubber Company apresentou um pneu de demonstração com 90% de materiais sustentáveis. O pneu já passou por todos os testes para circular nas ruas e estradas, bem como nos testes internos da Goodyear.
O modelo também foi testado para ter menor resistência ao rolamento quando comparado ao pneu de referência, feito com materiais tradicionais. A menor resistência ao rolamento significa que o produto tem potencial para oferecer maior economia de combustível e uma menor emissão de carbono.
No ano passado a Goodyear apresentou um pneu feito com 70% de material sustentável. Agora, a ideia é que esse novo modelo, que já está com a sua base de fornecedores sendo trabalhada, comece a ser vendido em 2023. Para trazer um pneu com 90% de material sustentável para o mercado, há necessidade de maior empenho da base de fornecedores para identificar a escala necessária de uso dos materiais inovadores em grandes volumes.
Com esse e outros projetos, a Goodyear continua progredindo em direção à meta de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030. E os resultados do ano passado nessa direção foram fundamentais para a Goodyear seguir nesse objetivo.
Há 17 ingredientes no pneu com 90% de material sustentável em 12 diferentes componentes:
O carbono incluído nos pneus para reforço do composto e para ajudar a aumentar a sua vida útil é tradicionalmente produzido pela queima de vários derivados de petróleo. O novo pneu, porém, apresenta quatro tipos de carbono que são produzidos a partir de matérias-primas de metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e óleo de pirólise de pneus em fim de vida. Essas tecnologias visam emissões reduzidas, circularidade e o uso de carbonos de base biológica, ao mesmo tempo em que oferecem desempenho.
O uso de óleo de soja ajuda a manter o composto de borracha do pneu flexível em mudanças de temperatura. O óleo de soja é um recurso de base biológica que ajuda a reduzir o uso de produtos à base de petróleo pela Goodyear. Enquanto quase 100% da proteína de soja é usada em aplicações de alimentos e de ração animal, sobra um excedente significativo de óleo disponível para uso em aplicações industriais.
A sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível. Este pneu de demonstração inclui uma sílica de alta qualidade produzida a partir de resíduos de resíduos de casca de arroz, um subproduto do processamento do arroz que geralmente é descartado e colocado em aterros sanitários.
O poliéster é revertido com o uso de produtos químicos a partir das garrafas plásticas de consumo geral. O poliéster tem capacidade técnica para ser usado nos cordões dos pneus.
As resinas são usadas para ajudar a melhorar o desempenho da tração do pneu. Neste pneu de demonstração, as resinas tradicionais à base de petróleo são substituídas por resinas biorrenováveis de pinheiro.
Os fios do talão (parte lateral do pneu) e os cabos de aço usam o processo de fabricação EAF (do inglês electric arc furnace e que na tradução para o português chama-se: Forno Elétrico a Arco). Um método moderno de produção de aço que opera com aço já produzido. O processo por EAF também tem potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o método de produção do aço em alto-forno.
Os polímeros de massa são certificados pela ISCC (International Sustainability and Carbon Certification), garantindo que a matéria-prima bio e biocircular que estão no pneu tenham procedência.
A mudança para materiais sustentáveis é evidente em algumas das atuais linhas de produtos da Goodyear. Hoje, oito linhas de produtos e alguns pneus de corrida incluem óleo de soja. Além disso, a Goodyear mais que dobrou seu uso de sílica RHA em suas linhas de produtos desde 2018. Com o lançamento de um pneu com até 70% de conteúdo de material sustentável, a Goodyear está demonstrando um compromisso tangível com soluções no mercado para construir um melhor futuro.