DAF - Oportunidade 2024

A ótica das montadoras

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

O responsável pela área comercial do Scania Banco, Roberto Martins, diz que o volume de financiamento de seminovos está abaixo do esperado. “Mas há procura e os modelos estão sendo financiados normalmente, inclusive pelo Procaminhoneiro”, informa.

A Scania mantém um programa de caminhões seminovos há 10 anos. É o Super Zerado, que já vendeu mais de 3.500 veículos.

O gerente do programa, Silvio Sant’Anna, conta que a média de idade dos veículos é de sete anos. Os compradores, segundo Sant’Anna, costumam ser os pequenos e os microempresários que têm até 10 caminhões. Ele admite que o autônomo que procurar comprar o primeiro veículo terá dificuldade para obter crédito.

Já o diretor de Vendas, Marketing e Pós-venda da MAN Latin America, Ricardo Alouche, diz que é comum ouvir de empresários que gostariam de renovar a frota, mas desistem porque não conseguem bons preços pelos usados. “Temos que abrir o cadeado da venda de usados, para melhorar também a venda de novos. Sabemos que, quando o negócio de usados está saturado, o impacto na venda dos novos é da ordem de 20% a 30%”, afirma.

O contrário também é verdadeiro, diz Alouche: quando o mercado de seminovos está bom, a venda de novos pode subir na mesma proporção.

O diretor de Vendas de Veículos da Scania, Eronildo de Barros Santos, ressalta que o mercado de caminhões usados no Brasil é muito diferente do europeu. Aqui, o seminovo vale muito mais. “Um caminhão com cinco anos de uso custa quase a metade de um caminhão novo no Brasil, mas na Europa não passa de 25%”, ressalta. Mas essa é uma realidade que estaria mudando gradativamente, segundo ele.

Santos defende o sucateamento dos caminhões de 15 anos ou mais por meio de um programa de renovação de frota como o mexicano. “O proprietário leva seu veículo com 10 anos ou mais para um centro de reciclagem e recebe um certificado. Leva o documento ao banco e obtém financiamento para comprar um novo. E ainda ganha um subsídio no valor do caminhão que foi sucateado.”

Natale Rigano, vice-presidente de Vendas e Marketing da Iveco, defende uma política de valorização dos seminovos, projeto que a montadora irá promover junto à sua rede concessionária.

Rigano lembra que a Iveco retomou suas atividades no Brasil em 1998 e começou a produzir a linha pesada em meados de 2000. “Então, ainda estamos na primeira geração desses veículos e temos de ajustar com a nossa rede a forma de dar uma segunda vida a esses caminhões”, afirma. Segundo ele, a rede já conta com especialistas que tratam o seminovo para revenda, concedendo a garantia necessária.

Truckscontrol
Compartilhar

9 Comentários

  1. O problema maior de  não esta somente nos juros mas sim nos fretes oferecidos pelas empresas do setor de transportes e da própria embarcadora das mercadorias,o caminhoneiro autônomo não consegue pagar as prestações,seguro,manter a casa e manutenção do caminhão com que ganha , é necessário rever as tabelas de fretes em geral.A situação é muito grave só não vê quem não quer ou não tem interesse  esta acabando o autônomo e ficando somente os  grandes e quando isto acontecer as embarcadoras vão ter que pagar tudo e mais um pouco para efetuar sua entregas , infelizmente o trabalhador autônomo luta sozinho cada um por si para defender sua profissão e quando fica inadimplente ainda é taxado de picareta e mal pagador é triste ver guerreiros rodando neste Pais e sem o menor valor pena.ACORDA BRASIL

  2. O comentário do Nivaldo está correto, porém, há mais um detalhe: a maioria das grandes empresas de transporte por de tráz das cortinas são de políticos e etc.Por isso, que trabalham com o frete barato, precisam retornar o dinheiro lavado.Até logo, obrigado.

  3. o autonomo nao tem condiçao de pagar prestaçao com as taxas de juros  praticadas em nosso mercado, todo lugar que se vai carregar tem que ser atraves de uma transportadora que leva minimo vinte por cento

  4. BOA NOITE PESSOAL… CERTINHO ESTES COMENTÁRIOS ALÉM DO QUE JÁ FOI DITO TODOS QUE FOREM FAZER FINANCIAMENTO PRESTEM BEM A ATENÇÃO, PORQUE AS REVENDAS JUNTAMENTE COM OS AGENTES DAS FINANCEIRAS TEM UM ESQUEMA DE RETORNO NO FINANCIAMENTO QUE CHEGA A 10% DO VALOR FINANCIADO, ESTE VALOR VOLTA PARA AS MÃOS DA EMPRESA QUE FAZ A VENDA TODO CUIDADO PRA FAZER NEGOCIO É POUCO.ABS. A TODOS   

  5. alberto antonio weiss Schiffer on

    fui caminhoneiro por quatro anos , e so andei para traz.TODOS DIZEM SER OS BOMBEIROS OS HEROIS BRASILEIROS. engano O CAMINHONEIRO E O VERDADEIRO HEROI

  6. José Alves de Souza Junior on

    Bom dia. Nós autônomos somos uma classe em extinção. A demagogia deste governo é grande. Só querem vender caminhão para frotista. Prócaminhoneiro é um sonho bem distante. 

  7. CAMINHONEIRO AUTONOMO RECLAMA MAS NAO SE UNEN NAO QUEREN SE FILHAR A SINDICATO NENHUM  E SINDICATO SEN FILHADO É UM BARCO SEN REMO COMO QUE QUE ACHAM QUE UM SINDICATO SEN DINHEIRO PODE FAZER ALGUMA COIZA PORQUE SINDICAL É UMA COIZA E SINDICATO É OUTRA PAGAN SINDICAL PARA O GOVERNO E NAO PAGAN SINDICATO  MENÇAL E   SE DIZEN SINDICALIZADO QUE JEITO AMIGO POR ISSO QUE AS GRANDES FAZEN DE VOCES O QUE QUEREN PORQUE QUE OS BANCARIOS OS METALURGICOS SAO PROTEGIDOS PELO SEU SINDICATO E CONSEGUE TUDO O QUE QUEREN MAS PAGAN O SINDICATO EN DIAE EXIGEN SERVIÇOS E SOLUÇOENS

  8. Olá boa tarde aos meus amigos da estrada, ser caminhoneiro motorista ou autônimo e ser um proficional, só que não tem valor esse valor só nós podemos nós dar eu já fis isso o dia que somei as carta frete e tirei as despesas até o café e os dia trabalhado e noite percebi que o dia que eu ganhei nada mais que $ 40,00 dia, teve dia que empatei, e para mim trabalha tinha que umilha para as transportadoras (isso que eu era dono) antes que o caminhão acabace vendi.As despesa do motorista autônimo com os malandro soma junto são: Pulicial Rodovirio, pedagio, balança rodoviaria, diferença de peso da carga quanto maior a empresa mais desconto,  trocado para quem fais a garga, porteiro ou que manda entra se não fica para depois do horário, noiados nos pátio de posto e firma, mesmo a carroceria limpa, mais tem que paga a vistoria, varios lugares não tem passarela e te proibe de subir na carroceria $5,00 para não te amola se reclama (MOTORISTA SEM EDUCAÇÃO) motorista que reclama pelos seus direitos vai ficando de lado e as grade transportadoras lucram pequenas coisas não fais diferença tem o (BNDS) do seu lado,  não vai da para fala tudo resumindo pede um eletricista tem que espera,borracheiro espera, mecânico espera, tudo espera hoje se que espera dechei de ser bobo faça isso que as coisa alinha, auguem presisa de você $20,00 ou 40,00 tira varrendo rua e com plano de saude.Atitude meus amigos e fé em deus Obrigado.

Deixe um comentário