Movimento que chega a 10 anos de atuação em prol da redução de acidentes e mortes no trânsito
A Mercedes-Benz novamente apoia as ações do Maio Amarelo. Este movimento chega a uma década de atuação no País voltada ao engajamento da sociedade a comportamentos mais seguros no trânsito, a fim de mudar o cenário de acidentes, feridos e mortos nas ruas e estradas.
“No trânsito, escolha a vida” é o tema do Maio Amarelo 2023. Essa iniciativa visa a mobilização de motoristas de automóveis, veículos comerciais leves, ônibus e caminhões, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros.
“A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera as mortes por acidente de trânsito como epidemia. Naturalmente, isso nos traz preocupação. Por isso, além de entregar ônibus e caminhões de alta qualidade e confiabilidade, nossa Empresa busca conscientizar e lembrar a todos que as normas de trânsito existem para evitar acidentes e devem, portanto, ser respeitadas”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo o executivo, a Mercedes-Benz sempre olhou com muita atenção para a segurança no trânsito. “A marca utiliza avançadas tecnologias em seus caminhões e ônibus, que visam a proteção dos motoristas e passageiros, bem como das demais pessoas no tráfego e nas vias. Sistemas de auxílio à condução, por exemplo, tornam os nossos veículos mais seguros, estendendo essa proteção a quem circula pelas estradas e vias urbanas”.
Desde o ano passado, a Mercedes-Benz pasou a ser reconhecida como Empresa Laço Amarelo, uma derivação do Maio Amarelo. Essas duas iniciativas, coordenadas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, buscam engajar toda a sociedade e os cidadãos, impactando também os motoristas do transporte de carga e de passageiros, contando com a participação de várias empresas, entidades, poder público e sociedade civil.
Caminhões e ônibus Mercedes-Benz são referência em tecnologias de segurança
“Além de oferecer vantagens operacionais para as empresas de transporte, as avançadas tecnologias dos veículos da nossa marca resultam em alto padrão de segurança para o motorista, passageiros e demais veículos da via, contribuindo assim para a redução do número de acidentes”, ressalta Roberto Leoncini. “Nossa Empresa sempre foi pioneira no País, trazendo tecnologias inovadoras para seus caminhões e ônibus, voltadas à segurança nas estradas e nas ruas”.
Actros sai de fábrica com 16 itens de segurança de série
Caminhão mais seguro e inteligente do País, o top de linha Actros sai de fábrica com 16 itens de série de avançada tecnologia de segurança ativa:
· ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem)
· Side Guard Assist (assistente de ponto cego)
· Attention Assist (assistente de fadiga)
· Assistente de parada Hold
· ESP (controle eletrônico de estabilidade)
· Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade
· Proximity Control (assistente ativo de proximidade)
· Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem)
· EBS (sistema eletrônico de frenagem)
· ASR (sistema de controle de tração)
· ABS (sistema antibloqueio)
· Sensor de chuva e iluminação
· Alarme de ré com luzes intermitentes
· Hill Holder (auxílio de partida em rampa)
· Farol para auxílio em manobras
· Farol alto inteligente
O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para clientes. Esse sistema de câmeras digitais substitui os retrovisores convencionais e traz mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística. A segunda geração do MirrorCam, que chegou ao mercado brasileiro este ano, agora fornece ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem.
Entre os avançados recursos do Actros também estão disponíveis, como opcionais, freio a disco, freio auxiliar retarder e airbag para o motorista, o que reforça o posicionamento do top de linha da marca como um dos caminhões mais seguros do Brasil.
21 itens de avançadas tecnologias nos ônibus O 500 rodoviários
A linha de chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus rodoviários conta com vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, assim como para fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4×2, 6×2 e 8×2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.
10 novos recursos do O 500 rodoviário disponíveis a partir de 2023
· ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento
· SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo
· IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via
· Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas
· Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração
· Freio de estacionamento com comando eletrônico
· ESS, sinalização de parada de emergência
· Aviso de atar cinto de segurança para o motorista
· Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada
· Preparação para inibidor de partida
11 itens de segurança anteriormente já disponíveis
· ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo
· LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
· TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
· Piloto automático de velocidade
· Sistema de auxílio em rampa
· Top-Brake – sistema auxiliar de freio
· Sistema anti-tombamento
· EBS – sistema eletrônico de freios
· ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
· ESP – controle eletrônico de estabilidade
· Freio a disco ou tambor