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Stralis Hi-Way é eleito o Caminhão do Ano

DAF - Oportunidade 2024
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Lançado em julho e eleito o Caminhão do Ano do Salão de Hannover, o novo Iveco Stralis Hi-Way deve chegar ao Brasil até o final do ano. Pela primeira vez, um caminhão será lançado ao mesmo tempo na Europa e no Brasil, anunciou o presidente mundial da empresa, Alfredo Altavilla.

O modelo chega para complementar a linha de pesados e não substituirá o Stralis Ecoline, lançado recentemente. “O Brasil não é mais um país em desenvolvimento, mas uma das melhores economias do mundo. Há mais marcas competindo no Brasil que na Europa”, comparou Altavilla.

O Stralis Hi-Way está equipado com os motores Euro 6 e o sistema de redução catalítica avançada High Efficiency SCR (HI-eSCR), que permite respeitar os limites impostos pelas normas de emissões europeias sem aumentar o consumo de combustível. O novo desenho da cabine proporcionou ganhos aerodinâmicos que aumentaram em 1% a eficiência do modelo.

Os regulamentos para motores Euro 6 são ainda mais rigorosos e obrigam a reduções significativas em emissões de escapamento: em comparação aos motores Euro 5, as emissões de NOx foram reduzidas em 80% e o material particulado em 66%, além de haver um limite para emissão de amônia.

Esses limites só podem ser alcançados através do uso de SCR (Redução Catalítica Seletiva), com ou sem EGR (Recirculação de Gás de Escapamento). A FPT Industrial, empresa do Grupo Fiat, responsável pelo desenvolvimento do novo motor, decidiu, em vez disso, aumentar a eficiência e reduzir o material particulado produzido pela combustão somente graças à ausência de gases de escapamento recirculados.

A tecnologia denominada “SCR Only” permite a dosagem precisa de Arla 32, para cortar o nível de emissões de NOx entrando no catalisador de SCR, e fornece informações precisas sobre a composição dos gases de escapamento.

Outra novidade é a versão Stralis LNG Natural Power, veículo alimentado por gás natural, próprio para distribuição em médias distâncias e entregas noturnas e que começa este ano a ser vendido na Europa.

Para completar a renovação da linha de pesados, o novo Trakker, veículo “off-road” destinado ao setor de construção, teve sua cabine totalmente renovada. É equipado com motores Cursor 8 e 13, Euro 5, que o tornam capaz de operar em terrenos irregulares e inacessíveis.

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