Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Carga Pesada e Transtech lançam o livro Amarração de Cargas

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Revista Carga Pesada e a Transtech Ivesur Brasil acabam de lançar o livro Amarração de Cargas, de autoria do engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, de Curitiba. O autor vem se dedicando a esse tema há pelo menos cinco anos. Mensalmente, ele coordena o curso sobre o assunto na Escola de Transportes, em São Paulo.

“O transporte rodoviário de carga vem passando por um processo de evolução nos últimos tempos, com novas legislações e novas tecnologias, mas a amarração de carga ainda é tratada com informalidade e delegada somente ao caminhoneiro”, afirma Melo. O autor ressalta que, no dia a dia do transporte, o tema carece de fundamentos técnicos.

O autor Rubem Penteado de Melo

“É um assunto cercado de mitos e manias como, por exemplo, o de que carga pesada não se amarra. Esse entendimento equivocado vem acarretando e agravando muitos acidentes”, conta. Para o engenheiro, se o transportador não conhecer as forças envolvidas na sua atividade não é possível garantir que a carga não tombe ou escorregue.

“Com o livro, nosso objetivo é fornecer informações técnicas básicas para os transportadores e embarcadores desenvolveram sistemas de fixação eficazes para seus veículos e suas cargas”, destaca. A obra, de acordo com ele, é uma coletânea dos melhores manuais do mundo adaptados à realidade brasileira.

Alguns dos principais capítulos são: “10 regras essenciais para o acondicionamento adequado da carga”, “Sistemas de Retenção da carga”, “Cálculo do Número de Dispositivos de Amarração”, “Inspeção durante o percurso”, “Cargas Normalizadas”, e “Requisitos específicos para cargas indivisíveis” e ainda “Orientações para distribuição da carga com foco na redução das multas por excesso de peso”.

Dilene Antonucci, diretora da Revista Carga Pesada, que é veiculada ha 27 anos, afirma que a informação de qualidade pode contribuir para que todo tipo de transporte seja feito com responsabilidade. Por isso, a publicação abraçou o projeto. “Participar da edição deste manual de amarração de cargas é uma demonstração de nosso compromisso com a profissionalização do transporte”, declara.

O livro tem patrocínio da Volvo, ABCR, OnixSat, Fitacabo, Setcergs , Guia do Transportador, BRTUV, Fiscaltech, Setcepar , Sindipesa e Setcemg, que estão distribuindo exemplares aos seus parceiros. 

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

9 Comentários

  1. Boa tarde.Muito bacana e importante o projeto desse livro, uma vez, finalizando o TCC do curso técnico em Logística, do Centro PaulaSouza, através do curso e das pesquisas realizadas, eu a meus colgas de grupo, percebemos a importância de se acondicionar bem uma carga, principalmente dentro do tema do nosso TCC, que é transporte de produtos perigosos. Então, é muito importante sim, ter orientações e técnicas de como transporta bem uma carga, incluindo a amarração da mesma.Parabéns aos envolvidos no projeto.Att.Ângela Lima.

  2. Parabéns à Revista Carga Pesada e ao Engenheiro Rubem Penteado de Melo pela iniciativa, pois o setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil é extremamente carente de profissionalismo, seja nas funções de  ajudante, conferente, motorista, chegando até os setores administrativos e de gestão de empresas, sejam embarcadores, operadores logísticos ou transportadoras. Portanto, uma publicação técnica como esta é básica, fundamental mesmo para todos que trabalham com transporte, principalmente para os motoristas, que por lidarem  com a questão da amarração de cargas de forma mais direta, como é o meu caso, estão mais expostos aos riscos de incidentes ou acidentes causados por falta de conhecimento técnico no assunto. Aproveitando, gostaria de saber onde este livro está disponível para compra, pois tenho muito interesse no mesmo. Um abraço a todos da redação, e mais uma vez, parabéns! Alessandro L. Bernardes.

  3. O COMENTARIO DO SEU JOSE SEVERINO É MUINTO IMPORTANTE EU ASSINO EN BAIXO SOBRE OS PATIOS PARA DESCANÇO DOS MOTORISTAS POQUE ELE UN GRANDE CONHECEDOR DO TRANSPORTE  E É PRESIDENTE DE UM GRANDE SINDICATO  EM CAMPO MOURÃO E EU TAMBEN  SOU PRESIDENTE DO SINDITAC DE GUARAPUAVA E REGIÃO  JOÃO CAVALHEIRO

  4. Bom dia, Parabéns pela iniciativa da Revista e do Engenheiro Rubem Penteado. O setor de transporte é extremamente carente  de informações técnicas sobre o assunto. Aproveitando, gostaria de saber como fazer para comprar um exemplar, pois lido com a questão de amarração de cargas diariamente no meu trabalho. Grato! 

  5. ACHO IMPORTANTE NÃO SÓ AMARRAÇÃO, COMO TAMBÉM A FORMA DE CARREGAR CERTAS MERCADORIAS, QUE NAS FÁBRICAS JOGAM PARA CIMA DO CAMINHÃO, E LARGAM PARA A ESTRADA E DAI AVARIA TUDO, E QUEREM COBRAR DO CAMINHONEIRO, VOU SER EXPECIFICO EM UMA MERCADORIA, AZEITONAS, EM BALDES, ACOMODAM UM SOBRE O OUTRO E QUELQUER FREIADA QUE TIVER QUE DAR QUEBRA OS DEBAIXO, E VIRA POIS AO BALDE É MENOR EM BAIXO, DO QUE EM CIMA, E NORMALMENTE SÃO DE 13 KGS, COM 5 OU 6 DE ALTURA QUEBRA MESMO NÃO AGUENTA, E QUEM LEVA NOS DEDOS É O CAMINHONEIRO, QUE NÃO RECEBEM O SALDO FRETE, OUTRA COISA ILEGAL QUE ESTÁ ACONTECENDO,MAS A FORMA DE AMARRAR AS CARGAS SE FOR BEM AMARRADAS , DECORRE EM SEGURANÇA PARA A MERCADORIA

Leave A Reply