Scania Fenatran
VWCO Fenatran

FENATRAN 2024: Mercedes-Benz apresentas novidade em todas as famílias de caminhões

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +
Entre as novidades, está o início das vendas do Actros “Estrela Delas”, feito sob medida para as mulheres motoristas
Fonte: Assessoria de Imprensa
A Mercedes-Benz preparou uma série de lançamentos e novidades para todo o seu portfólio 2025 de caminhões, peças e serviços. Novos modelos e versões, configurações customizadas e um leque cada vez mais amplo de soluções de pós-venda estão sendo apresentados ao mercado na Fenatran, no São Paulo Expo, na capital paulista, entre 4 e 8 de novembro.
Os lançamentos e novidades abrangem todas as famílias de caminhões da marca: Actros Evolution, Actros Estrela Delas, Actros 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica, Arocs 4051 8×4 madeireiro, Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas mais sensíveis e novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6×2 para os segmentos de caminhões leves e médios.
Além de expor vários modelos dos novos caminhões 2025 no seu estande, a Mercedes-Benz está oferecendo, durante a Fenatran, test-drive do Actros Evolution 2553 6×2, do Accelo 1117 e também do eCanter, veículo elétrico à bateria.
Já com relação ao portfólio 2025 de Peças e Serviços destacam-se a nova plataforma FleetBoard com integração do Mercedes-Benz Truck Uptime, o novo Plano de Manutenção Complete Flex, em que o cliente paga pelos quilômetros rodados, o novo canal de relacionamento da Mercedes-Benz via WhatsApp e muito mais. Essas novidades são atrações no evento.
“Vamos com tudo para a Fenatran. Essas novidades chegam ao mercado para reforçar a robustez, a eficiência e a versatilidade da Mercedes-Benz. Queremos fazer desta feira uma das edições de maior sucesso para a nossa marca”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Pretendemos realizar muitos negócios com toda a linha, dos leves aos extrapesados, incluindo as soluções de automação, na qual somos referência de mercado”.
“Os novos caminhões e os novos serviços do portfólio 2025 reforçam o compromisso de que tudo o que a marca traz para o mercado é fruto do que é pedido pelos clientes”, diz Jefferson Ferrarez. “Afinal, as estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”.

Início de testes em clientes com caminhões elétricos no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil vive uma nova era com um importante avanço em eletromobilidade de veículos comerciais no País. A Empresa iniciará testes em operações de clientes, a partir de 2025, com caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck: o Mercedes-Benz eActros e o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter. O eActros é produzido na Alemanha e o eCanter no Japão e em Portugal.
Os modelos eActros 300 e eActros 400 que serão testados por clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão leve, é uma solução para o transporte urbano. Os testes começarão em parceria com as empresas Braspress Transportes Urgentes (Logística), Coca-Cola Femsa Brasil (Distribuição de Bebidas), Expresso Nepomuceno (Transporte e Logística), RD Saúde (produtos farmacêuticos), Suzano (papel e celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza), que utilizarão os caminhões elétricos em suas rotinas operacionais.
“Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil. Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara: liderar o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos, amplamente testados e aprovados por clientes”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Nossa Companhia já tem cerca de 15 modelos em seu portfólio mundial de veículos elétricos. No Brasil, isso será representado pelos testes com essas duas famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendidos na Europa, e o caminhão leve eCanter. Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo sustentável”.
“Estamos muito animados para esta jornada ao lado de grandes parceiros do transporte”, diz Achim Puchert. “Aliás, nós já temos experiência no Brasil com eletrificação em ônibus no transporte coletivo, tanto com o urbano elétrico eO500U, como, em breve, com o e-articulado eO500UA. Nós vamos aproveitar essa expertise para o universo dos caminhões. E o time global de e-mobility da Daimler Truck unirá forças conosco”.

eActros para operações interurbanas de cargas médias e pesadas

O Mercedes-Benz eActros é um caminhão elétrico à bateria desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, podendo receber carroçarias como baú carga seca, porta-containers, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.
Para os testes iniciais com esses primeiros clientes no mercado brasileiro serão oferecidos cinco modelos, entre versões plataforma, cavalo mecânico e plataforma+reboque, tração 4×2 ou 6×2, com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico.
No modelo eActros 300 são três conjuntos de baterias. No eActros 400 são quatro. Cada um desses packs de bateria tem capacidade instalada de 112 kWh. Com isso, o eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo e aplicação. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos. O eActros utiliza baterias NMC (níquel, manganês e cobalto), que asseguram densidade energética mais adequada a um caminhão para cargas pesadas.
Entre os destaques tecnológicos do eActros está o seu trem de força composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, com potência máxima de 400 kW. Além disso, com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio regenerativo. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e fica então disponibilizada novamente para a tração do veículo.
O interior da cabina do eActros foi projetado para oferecer máximo conforto e praticidade para o motorista. Destaque para painel LCD colorido com recursos de controle e segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth, volante multifuncional, botão start/stop, monitores da MirrorCam e porta celular, entre outros.
O eActros vem equipado com uma gama ampla e avançada de tecnologias de segurança. Entre elas: sistema MirrorCam que substitui os retrovisores convencionais, ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sensor de faixa de rolagem), EPB (freio eletrônico de estacionamento) e IHC (controle inteligente de faróis).

Caminhão elétrico leve e versátil para uso urbano

O caminhão conhecido na Ásia como FUSO eCanter, é um caminhão leve elétrico à bateria que oferece aos clientes flexibilidade para várias aplicações urbanas. Ele pode receber carroçarias como carga seca aberta, furgão baú, baú frigorífico, sider, compactador de lixo, basculante, guincho e cesta aérea, além de outras. Dois modelos estarão disponíveis para os testes iniciais com os primeiros clientes no mercado brasileiro, com PBT na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas.
O caminhão pode ser configurado com 2 ou 3 packs de bateria, com 82 e 124 kWh, respectivamente, resultando numa autonomia entre 140 e 200 km. O carregamento rápido das baterias vai de 30 minutos a 1 hora e 10 minutos. Além disso, o caminhão possui um eficiente sistema de regeneração que recupera a energia cinética durante a frenagem, aumentando a autonomia.
O veículo trabalha com baixo nível de ruído e vibração, o que se converte em alto conforto na condução. O motor trabalha em alta rotação, chegando a 15.000 rpm. Possui 430 Nm de torque e 129 kW de potência de pico (250 Nm e 110 kW em regime). Sua refrigeração é a água, o que reduz custos e aumenta a eficiência em relação a conceitos que utilizam óleo.
O interior da cabina do caminhão oferece amplo conforto e praticidade para o motorista. Assim como no eActros, o caminhão leve elétrico produzido pela FUSO vem equipado com painel LCD colorido com recursos de segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth e volante multifuncional.
A chave “Fácil Acesso”, sem contato, é um diferencial deste caminhão, oferecendo praticidade e agilidade ao permitir a abertura e a partida do veículo com um simples toque. A partir de um interruptor giratório, não é necessário inserir a chave para a ignição. A abertura e o fechamento das portas ocorrem sem necessidade de ter a chave em mãos. Devido à função de imobilizador, a partida só é póssível com a chave próxima ao veículo. O motorista ganha agilidade ao destrancar e abrir as portas, operações que podem ser feitas com a chave no bolso.
A ampla oferta de equipamentos de segurança e itens tecnológicos é outro grande destaque do veículo. Entre outros: ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), LDWS (sensor de faixa de rolagem), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ABS com distribuição eletrônica de frenagem, EPB (freio eletrônico de estacionamento), acendimento automático dos faróis, IHC (controle inteligente de faróis), AVAS (alerta acústico de veículo), câmera de ré, painel digital em LED e eixo eletrificado.

Mercedes-Benz inicia as vendas do Actros “Estrela Delas”

Na Fenatran, a Mercedes-Benz passa a oferecer na linha Actros Evolution itens inspirados na primeira versão do veículo “Estrela Delas”, chegando a um caminhão extrapesado que pode ser customizado para todas e todos os clientes da marca.
“Esse era um dos momentos mais aguardados pelo nosso time desde que apresentamos o Actros Estrela Delas na Fenatran anterior. Depois da participação em eventos e demonstrações, agora, com muito entusiasmo, estamos iniciando as vendas dessa solução em um caminhão especial justamente na Fenatran”, diz Jefferson Ferrarez. “Estamos, mais uma vez, reforçando o compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. Aliás, ouvimos a todos e a todas”.
De acordo com o executivo, o Actros “Estrela Delas” é fruto do trabalho do Centro de Customização de Caminhões da própria Mercedes-Benz (CTC), que configura o veículo da maneira que a cliente e o cliente quiserem. “É o movimento A Voz Delas ganhando cada vez mais força, consolidando o posicionamento da nossa Empresa como a que mais investe na inclusão e valorização das caminhoneiras e também dos caminhoneiros”.
Agora, para o Actros Evolution “Estrela Delas” da linha 2025, novos itens foram adicionados ao caminhão. Entre as novidades incluem-se vaso sanitário na cabina, o que é um grande diferencial do produto e que conta com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo, ducha higiênica com bico antirespingo, espelho atrás do banco do passageiro feito de material resistente a fim de garantir a segurança, gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV da Alliance Truck Parts, além de saias laterais. Vale citar ainda que os caminhões Actros Evolution já possuem, como opcional, a geladeira, item essencial no mercado para motoristas.
No estande da marca na Fenatran está exposta uma versão do Actros Evolution com estes itens do “Estrela Delas”. Um modelo 2553 6×2, com motor Mercedes-Benz OM 471 LA de 530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, câmbio automatizado Mercedes PowerShift Advanced G291 de 12 marchas, tomada de força, suspensão metálica, rampa de quinta roda, geladeira, MirrorCam, painéis digitais e a cor rosa magnólia, ícone visual do Actros. “Estrela Delas”.
“Com base no sucesso do movimento A Voz Delas, em união com o nosso mantra, vamos iniciar a comercialização dos itens de maiores destaques do movimento por meio do nosso CTC, centro de customização de veículos com toda a qualidade e garantia de fábrica”, afirma Jefferson Ferrarez. “A cliente e o cliente escolhem a melhor versão, a que mais atende suas necessidades operacionais”.
O início das vendas dessa solução é um marco do Movimento A Voz Delas, iniciativa criada pela Mercedes-Benz a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte. Dessa forma, atende a sugestões captadas em pesquisas com caminhoneiras e cristais, realizadas pela Empresa para verificar qual o caminhão ideal paras as mulheres nas estradas.
Iniciado em 2019, o Movimento A Voz Delas vem ganhando cada vez mais espaço junto a transportadores, instituições e parceiros, contribuindo com a melhoria das condições de trabalho para mulheres no transporte rodoviário, além de reforçar o empoderamento e equidade de gênero nessa atividade.

Actros Evolution, a melhor versão do top de linha da marca

“O Actros Evolution é a melhor versão do nosso top de linha já vendida no Brasil”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Ele é resultado de um processo de evolução técnica constante, oferecendo cada vez mais confiabilidade e mais eficiência para os frotistas e transportadores, além de mais conforto, tecnologia e segurança para o motorista no transporte de cargas”.
Desde o lançamento do Novo Actros, em 2019, o caminhão mais inteligente e conectado do mercado e o primeiro a introduzir a MirrorCam e o painel digital no Brasil, essa família de extrapesados vem apresentando uma evolução técnica constante, sempre ouvindo a voz de clientes de Norte a Sul. Já em 2022, com a linha BlueTec 6, a marca trouxe novas opções, como a cabina space, painel analógico e MirrorCam de 2ª geração.
A evolução do Actros inclui também a chegada do motor OM 471 LA de 530 cavalos de potência @ 1.600 rpm e torque de 2.600 Nm @ 1.100 rpm. Este é o motor mais potente da Mercedes-Benz no Brasil, muito bem aceito pelo mercado pelo desempenho excelente e ótimo consumo de combustível. Outro importante destaque dessa terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem, menores índices de ruído e vibração.
“Não paramos por aí. Seguindo o propósito de evolução permanente, chegamos agora ao Actros Evolution”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Com base na evolução dos últimos anos, essa linha resume bem a oferta constante de novas soluções para os clientes, tanto no que se refere a novidades para o veículo em si, como também aos serviços agregados. Estamos atingindo um novo patamar de confiabilidade, disponibilidade, eficiência e conforto para as operações. Porque afinal, inteligente é nunca parar de evoluir”.

Actros Evolution chega com novos itens e mais ganhos para o cliente

Entre os principais destaques do Actros Evolution vale mencionar a bateria de alta ciclagem, que oferece a maior capacidade do mercado, de 230 Ah e recarga mais rápida. O filtro coalescente, que garante alto poder de filtragem, até 500 vezes mais potente do que um filtro convencional. O novo compressor de ar nos motores OM 460, que traz ainda mais robustez e eficiência para o motor. O kit robustez da cabina para operações mix-road. Além do menor consumo de combustível, trem de força potente, redução de 33% nas paradas de manutenção, manutenção preventiva otimizada e carregamento de celular por indução, facilitando a rotina do motorista.
“E para compor o Actros Evolution, nada melhor do que um design mais sofisticado, com a nova pintura de grade especial, a fim de registrar esse marco de evolução do produto. Os faróis em LED agora são de série, assegurando melhor luminosidade e até 30% em maior durabilidade”, diz Jefferson Ferrarez. “Nosso top de linha chega então à sua melhor versão, entregando aos clientes o máximo em confiabilidade, eficiência e conforto. Assim, se torna um caminhão ainda mais completo, robusto, com maior durabilidade e melhor performance, oferecendo ainda mais disponibilidade e rentabilidade para os clientes. Além disso, o Actros mantém seu DNA de caminhão mais seguro no segmento de extrapesados on-road”.

Actros Evolution 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica ampliam o leque de versões e versatilidade da linha

O portfólio 2025 de caminhões extrapesados Mercedes-Benz traz outra grande novidade muito aguardada no mercado: o lançamento da suspensão metálica para os modelos Actros Evolution 2045, 2548 6×2 e 2553 6×2. Com isso, mais uma vez, a marca atende a pedidos de clientes.
A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele.
“Como se vê, com o Actros Evolution, seguimos entregando um caminhão cada vez mais completo para atender necessidades específicas dos clientes”, afirma Jefferson Ferrarez. “Com o Actros Evolution de suspensão metálica oferecemos maior durabilidade ao caminhão, mais vida útil para os componentes do veículo, melhor performance em operações severas, maior eficiência, mais praticidade e mais conforto para o motorista nessas circunstâncias”.

Actros Evolution pode sair de fábrica com até 16 itens de segurança

Os caminhões extrapesados Actros Evolution são oferecidos ao mercado em vários modelos e versões para o transporte rodoviário e também mix-road, que circula com a mesma eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não pavimentadas.
Concebido para a realidade brasileira, o Actros Evolution é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do Brasil. Ele atende às mais diversas demandas de transportadores e motoristas, captadas no contato frequente mantido com quem atua no dia a dia do transporte e logística. É indicado para o transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e várias outras aplicações.
Conforme demanda dos clientes, o Actros pode sair de fábrica com diversos itens de segurança de avançada tecnologia:
• ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem)
• Side Guard Assist (assistente de ponto cego)
• Attention Assist (assistente de fadiga)
• Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem)
• Proximity Control (assistente ativo de proximidade)
• Hill Holder (auxílio de partida em rampa)
• Assistente de parada Hold
• ESP (controle eletrônico de estabilidade)
• Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade
• EBS (sistema eletrônico de frenagem)
• ASR (sistema de controle de tração)
• ABS (sistema antibloqueio)
• Sensor de chuva e iluminação
• Alarme de ré com luzes intermitentes
• Farol para auxílio em manobras
• Farol alto inteligente
Entre os recursos de segurança do Actros Evolution também estão disponíveis, como itens opcionais, freio auxiliar retarder e airbag para o motorista. O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível como opcional. Este sistema de câmeras digitais, que substitui os retrovisores convencionais, traz mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.
“Isso comprova que sempre inovamos quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida do motorista, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Reafirmamos assim o compromisso da Mercedes-Benz com o ecossistema do transporte responsável”, ressalta Jefferson Ferrarez.

Portfólio de Peças e Serviços traz novidades para o Actros Evolution

A fim de potencializar a produtividade e otimizar os custos operacionais do Actros Evolution, assegurando rentabilidade para os clientes, o portfólio de Peças e Serviços Mercedes-Benz 2025 também traz novidades para o mercado. A marca está lançando o novo portal FleetBoard com o serviço do Mercedes-Benz Truck Uptime integrado. Dessa forma, oferece uma visão completa do veículo, com todas as informações relevantes do desempenho do caminhão, notificações e dashboards, proporcionando uma experiência aprimorada para a operação dos clientes.
“Com relação aos nossos Planos de Manutenção, na Fenatran estamos lançando a sexta modalidade, o Complete Flex”, diz Jefferson Ferrarez. “Os clientes nos pediram mais uma alternativa desse serviço e nós criamos um contrato dinâmico em que a parcela mensal é calculada pela quilometragem percorrida do caminhão. Assim, o cliente do Actros Evolution pode otimizar o seu fluxo de caixa”.
Outra novidade da marca para o mercado são as câmeras de monitoramento para a linha Actros Evolution, solução avançada de segurança e gestão de risco para frotas de veículos comerciais e de transporte. Câmeras de alta performance capturam imagens internas e externas, permitindo o monitoramento completo do veículo em tempo real. Além disso, os itens saem de fábrica com a qualidade de instalação da produção Mercedes-Benz, aumentando o tempo de disponibilidade do veículo, que não precisa passar por um processo externo de instalação.
O portfólio 2025 do extrapesado incluirá ainda a Torre de Controle, um acompanhamento realizado pela Mercedes-Benz para o Actros e o Arocs dentro das oficinas da Rede de Concessionários a cada serviço prestado. O objetivo é aumentar a disponibilidade do caminhão e garantir a satisfação dos clientes.
A Mercedes-Benz oferece também Garantia Estendida, com até dois anos de proteção adicional, a fim de garantir que o cliente opere com o seu Actros Evolution tranquilamente por muito mais tempo.
“Falando ainda em Peças e Serviços, entre as grandes novidades que estamos apresentando ao mercado, destaca-se também o lançamento do WhatsApp Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus. Trata-se do atendimento de peças e serviços via WhatsApp, por meio do número (11) 94111-1234”, informa Jefferson Ferrarez. “Uma ferramenta de fácil acesso e muito utilizada por todos nós. Disponível por 24 horas, o objetivo é oferecer ainda mais facilidade e conveniência para os nossos clientes. Assim, motoristas e frotistas encontrarão uma variedade de serviços e informações na palma da mão, como, por exemplo, localizar um concessionário mais próximo, consultar peças e serviços, adquirir treinamentos, acessar o manual de bordo do veículo e até comprar na Mercedes-Benz Truck Collection. Tudo isso pensando em agilidade e praticidade no relacionamento dos clientes com os concessionários e com nossa empresa”.

Arocs 4051 8×4 para o setor madeireiro

Em seu portfólio 2025, a Mercedes-Benz também está ampliando a linha de caminhões extrapesados off-road, com o lançamento do Arocs 4051 8×4 para o setor madeireiro. Este é um veículo plataforma, que será entregue sob demanda, ampliando assim o leque de aplicações da linha Arocs no segmento off-road. Como todo Arocs, o 4051 se destaca pela força, robustez, tecnologia e produtividade. Isso reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer soluções para o segmento fora de estrada.
O Arocs 4051 é o sucessor do Axor madeireiro. Ele sai de fábrica totalmente customizado para a versão 8×4, podendo ser equipado com escape vertical, kits de proteção e uma grande novidade: cabina leito para as operações de longas distâncias dos clientes.
“Ainda na linha Arocs, destaco o nosso cavalo mecânico Arocs 3353. Com cabina leito e teto baixo, ele está preparado para o segmento canavieiro, com toda a potência do seu motor OM 471 de 530 cavalos”, comenta Jefferson Ferrarez. “Estamos passando por uma boa temporada de safra de cana e nosso extrapesado tem feito bastante sucesso no setor. Com a linha Arocs, tínhamos o desafio de substituir um campeão, que era o Axor 3344. E esse nosso Arocs 3353 tem se mostrado como um verdadeiro campeão no segmento do agronegócio”.

Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas delicadas

Em 2024, a Mercedes-Benz promoveu vários lançamentos da linha Atego, como, por exemplo, os novos Atego 1933 e 3133. Para a Fenatran, a novidade é o lançamento do Atego 1719 Full Air.
O destaque desse Atego é a suspensão pneumática nos dois eixos como solução de fábrica. Isso torna esse semipesado ideal para o transporte de cargas mais sensíveis, principalmente do segmento de bebidas, uma vez que as ruas das cidades são irregulares e isso, por muitas vezes, dificultam a distribuição dessas cargas.
“Essa solução, portanto, vai ajudar os clientes a encontrarem um serviço muito mais adequado”, diz Jefferson Ferrarez. “E muito além disso, o Atego 1719 Full Air traz segurança, ergonomia e conforto para os motoristas e operadores. O rebaixamento da suspensão, por exemplo, facilita muito o carregamento e descarregamento dos produtos, trazendo melhor acesso à carga e prevenindo acidentes”.
“É importante destacar que essa solução foi implementada pelo Centro de Customização da Mercedes-Benz, que recentemente atingiu o marco de 15.000 caminhões customizados de acordo com a demanda dos clientes. Um feito muito representativo para nós da Mercedes-Benz”, afirma Jefferson Ferrarez.

Linha Accelo com novo design e mais capacidade de carga

Em mais um passo marcante de renovação de sua linha de caminhões no Brasil, a Mercedes-Benz chega agora à consagrada família Accelo de leves e médios. Para o portfólio 2025, a marca está lançando os modelos 917, 1117 e 1417 6×2. Estes ágeis e versáteis veículos urbanos, que também operam em curtas distâncias rodoviárias intermunicipais e nas zonas rurais, são sucessores de caminhões Mercedes-Benz clássicos do País, como o L 608 e o 710, os “Mercedinhos”, historicamente muito admirados por frotistas, autônomos e motoristas.
“O Accelo mudou totalmente, chegando com um inédito design futurista e moderno, mais capacidade de carga e novos modelos, além de diversas novidades em termos de tecnologia e configurações”, informa Jefferson Ferrarez. “Esta robusta renovação coincide com a recente marca de 20 anos de sucesso dessa família de caminhões no mercado brasileiro. Um campeão de vendas da Mercedes-Benz, que está bem próximo de atingir a marca de 100 mil unidades vendidas no mercado brasileiro, o que é motivo de grande orgulho para nós”.

Entrada no segmento de caminhões médios de 11 toneladas de PBT

A nova linha Accelo entregará aos clientes mais capacidade de carga. Os modelos 917, 1117 e 1417 6×2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga. Além disso, o lançamento do 1117 marca a entrada da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT.
“Já o Accelo 1417, com PBT de 14 toneladas, oferece a maior capacidade de carga do segmento, até 600 kg a mais que seu principal concorrente”, diz Jefferson Ferrarez. “Reafirmamos assim a vocação de um caminhão versátil e acessível aos grandes centros urbanos, com a capacidade de um médio, mas com plataforma de carga ampla e baixa. Ou seja, com economia e baixo custo operacional de um caminhão leve”.
Com a maior capacidade de carga, o novo Accelo 1417 passa a atender um novo nicho, reforçando a versatilidade de uso e ampliando o leque de aplicações do Accelo. Agora, o veículo pode receber tanques de água e de combustível maiores, de até 10 mil litros, facilitando a operação dos clientes na logística urbana.
Os modelos 1117 e 1417 são indicados para cargas de alta densidade, como produtos congelados e resfriados, distribuição de bebidas, líquidos, químicos e combustíveis, areia, pedra, cimento e muitas outras.
Um importante diferencial do Accelo é a maior plataforma de carga do mercado, até 40 centímetros maior que os concorrentes. Também oferece os maiores comprimentos de carroçaria do segmento, de até 6,90 metros nas versões 4×2 e até 8,30 metros no 6×2. Novamente: mais produtividade e mais rentabilidade.

Design moderno e futurista, com detalhe clássico brasileiro

O novo e moderno design reúne detalhes futuristas e clássicos. O Accelo é o primeiro caminhão com uma identidade visual que segue as linhas do novo Actros L e do caminhão elétrico eActros, que foram atrações da Mercedes-Benz no salão IAA deste ano na Alemanha.
O visual é clean. Já a grade dianteira preta reforça a tradição e a confiança que a marca conquistou no Brasil. Assim, os engenheiros da Empresa juntaram a atual linha futurista de design da Mercedes-Benz com o passado glorioso de ícones da marca no Brasil, como os clássicos L 1113 e L 608.

Ganhos operacionais para os clientes

Além da estética, o novo painel frontal da cabina, a grade dianteira, o parachoque e a saia dianteira do novo Accelo trazem vantagens operacionais aos clientes. O menor número de peças, a maioria em material plástico de grande resistência e maleabilidade, resulta em menor peso, se tornando mais resistente. Também há menor demanda de itens de manutenção, ideal para a aplicação urbana.
A nova grade dianteira, mais elegante, agrega a tradicional estrela de três pontas, com frisos cromados em cada lado. Esse novo design mantém a eficiência na aerodinâmica e no arrefecimento do motor.
O parachoque de plástico, com reforço estrutural em aço, é tripartido, a fim de facilitar a manutenção. Além disso, estará disponível em duas versões, bodycolor ou selfcolor, de acordo com o desejo do cliente.
Além de evidenciar com elegância o design do novo Accelo, o conjunto óptico em LED aumenta a segurança. Ele oferece maior eficiência de iluminação e vida útil até 30% maior em relação às lâmpadas halógenas. Isso diminui a manutenção, reduzindo custos para o cliente.

Motor potente e robusto e novas transmissões manual e automatizada

O novo Accelo mantém atributos amplamente reconhecidos por transportadores e motoristas. Ele é ágil, rápido, compacto, circula muito bem nas avenidas e até mesmo nas vias estreitas do interior dos bairros. Vem equipado com o atual e consagrado motor Mercedes-Benz OM 924 LA. Mantém assim um elevado nível de desempenho com potência de 163 cv e torque máximo de 610 Nm. Esse motor é robusto e resistente, o mesmo, aliás, aplicado no Atego de 17 toneladas de PBT.
“A novidade desse motor é o novo mapa de injeção de combustível, com otimização do gerenciamento térmico, da válvula EGF e do sistema de pós-tratamento”, afirma Marcos Andrade. “Como resultado, há um ganho de até 3% de economia de combustível, dependo da aplicação”.
Outra importante novidade da Linha Accelo são as novas transmissões manuais Eaton e automatizadas Mercedes-Benz, que proporcionam mais eficiência e desempenho. Dessa forma, mantêm a qualidade e a confiança típicas de um Mercedes-Benz. O câmbio automatizado MB G 90 PowerShift da 3ª geração, de 6 velocidades, se destaca pela robustez e melhor escalonamento de marchas. Este é um item opcional para os modelos 1117 e 1417.
Todos os câmbios vêm, de série, com preparação para tomada de força, com botão no painel, parametrização padrão e chicotes elétricos.

Cabina confortável e ergonômica, com conceito home office

A cabina do novo Accelo continua a ser oferecida em duas versões: Curta e Estendida. Ambas asseguram excelente conforto e ergonomia, dando opção de escolha para o cliente de acordo com sua aplicação. O interior da cabina, reafirmando o seu conceito home office, se destaca pelo conforto e também pela praticidade, a fim de garantir uma melhor experiência ao motorista.
O novo Accelo também se diferencia no mercado por suas tecnologias de segurança. Ele vem equipado com sistemas como Top Brake, ABS, ASR, Controle Eletrônico de Estabilidade, Distribuição Eletrônica de Frenagem, Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência e Assistência de Partida em Rampa.

Grandes novidades para o portfólio 2025 de Peças e Serviços

A Mercedes-Benz também traz para a Fenatran lançamentos e novidades do seu portfólio de Peças e Serviços. Linha que chega aos clientes por meio de mais de 180 pontos de atendimento em todo o País. Isso se traduz em mais capilaridade no atendimento aos clientes, que necessitam de assistência técnica o mais próximo possível da operação dos seus caminhões.
Além disso, a Mercedes-Benz do Brasil conta com uma nova Central de Peças em Itupeva (SP), com fácil acesso às principais estradas do estado, aeroportos e também a fábrica de São Bernardo do Campo. São cerca de 10 milhões de peças em estoque, com aproximadamente 45 mil itens e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno e para mais de 50 países. Dessa forma, a Empresa alcança uma modernização operacional da logística de peças, com ganhos de performance e eficiência.
“O que difere uma marca no mercado, muito além do seu produto, é a qualidade de serviço prestado ao cliente”, destaca Jefferson Ferrarez. “Por isso, nosso portfólio de Peças e Serviços chega ainda mais completo para os clientes da marca. Como exemplo, eu destaco o novo portal Fleetboard, com design moderno e com o serviço do Mercedes-Benz Truck Uptime integrado, oferecendo uma visão completa do veículo, com todas as informações relevantes, notificações e dashboards, proporcionando uma experiência aprimorada para a operação dos nossos clientes.
Outro grande destaque desse portfólio é o Mercedes-Benz Truck Uptime, que monitora em tempo real os principais componentes e sistemas dos veículos da frota por meio de inteligência artificial, garantindo maior tempo de operação dos veículos e reduzindo custos com reparos emergenciais.
Muitos outros itens ganham evidência e já são conhecidos e consolidados no mercado, como a parceria com o Sem Parar, os Serviços Dedicados, o Fleetgreen para compensação de carbono, as três linhas de peças Genuína, Renov e Alliance, o Óleo Genuíno Mercedes-Benz e o Mercedes-Benz Truck Collection. “E na Fenatran estamos lançando a quarta Linha de Peças, que complementa a marca Alliance Truck Parts no Brasil”, conclui Jefferson Ferrarez.
Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply