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Caminhoneiro que matou 10 estava há 19 horas sem descansar

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bombeiros-acidente-piauiFonte: UOL

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí o motorista do caminhão que colidiu com uma van, no quilômetro 71 da BR 316, próximo aos municípios de Monsenhor Gil e Estaca Zero (59 km de Teresina), estava dirigindo havia cerca de 19 horas sem descanso.

Segundo apontou o tacógrafo (peça que mostra o tempo que o carro permanece ligado), o caminhão estava rodando há 19 horas quando se envolveu no acidente que provocou a morte de 10 pessoas e deixou 12 feridos, na madrugada do último sábado (5).

Há suspeita de que ele tenha dormido ao volante e invadido a pista contrária quando bateu na van. A PRF informou que o laudo conclusivo sobre as causas do acidente entre o caminhão e a van está previsto para sair até a próxima sexta-feira (11).

A polícia informou ainda que o caminhoneiro foi detido, fez o teste do bafômetro e deu negativo, mas que ele tentou mexer no disco do tacógrafo do veículo antes da PRF apreender o caminhão. O motorista prestou depoimento na Central de Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Teresina, e foi transferido, no domingo (6), para o 18º Batalhão, localizado em Mosenhor Gil, onde ficará a disposição da Justiça.

A van saiu da cidade de Coreaú, a 281 km de Fortaleza, com destino a Brasília na noite de sexta-feira (4), aonde os ocupantes do veículo trabalham. O grupo havia passado as festas de fim de ano com as famílias no Ceará e estava voltando para o Distrito Federal quando ocorreu o acidente.

Truckscontrol
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11 Comentários

  1. É lamentável um acidente como este,  a fiscalização e punição da lei 12.619 precisa começar urgente, ninguém suporta e nem mereçe mais essa escravidão de tantas horas sem descanço, tantas vidas ceifadas a todo momento…este é o preço para se manter fretes a preço tão irrisórios…VIDAS!!! Acorda Brasil.

  2. O QUE DÁ PARA ARGUMENTAR, ESTOU A 2 DIAS EM UM TERMINAL NA CIDADE DE SANTOS-SP(TERMARES), SEM BANHO, ALIMENTAÇÃO E SEM DORMI, POIS A QUANTIDADE DE DROGADOS EM CIRCULAÇÃO É GRANDE E A COBRANÇA DA TRANSPORTADORA É MAIOR AINDA.

  3. carlos E. Santamaria. . on

    Eu acho que esta lei do descanso de motoristas está na hora de entrar em vigor urgente.. Estes patrões estão esplorando demais a classe trabalhadora. Empregados do transporte rodoviário recebem um salário baixo, e são submetidos a exigencias absurdas. A coisa tem que mudar, senão vamos ler muitas materias desagradáveis. Coisas absurdas. Onde se viu trabalho interrupto de 19 horas.  

  4. Fica difícil  enquanto não doer no bolso do patrão o mais fraco vai pagar .É preçiso  fiscalização  essa ainda não chegou no SUL ……Porque???. Alei 12619 continua no papel  ainda vai eleger muintos deputados esindicalistas .em troca de vidas …….

  5. O corpo pede descanso, mas o patrão não permite esse descanso, a lei tem que punir o dono do caminhão, tenho certeza que o condutor quer obedecer a lei do descanso. A empresa quer a mercadoria urgente, n/ importa a que preço. O condutor que assume o B.O.

  6. Tragédia que a lei 12.619 já poderia ter evitado, não fosse o absurdo adiamento da fiscalização por parte da polícia rodoviária, como querem os empresários e, infelizmnente, muitos colegas motoristas também.  Mas também é bom lembrar aos colegas que reconhecem e são a favor da nova lei,  que não basta (nem é preciso) esperar somente a fiscalização policial começar… nós podemos denunciar as empresas que nos obrigam trabalhar fora da legislação (que pelo que entendi está de fato em vigor desde setembro de 2012)  denunciando -as no MINISTÉRIO PÚBLICO do TRABALHO. Pra isso, não precisamos nem de sindicatos,(que na maioria não servem pra nada mesmo)  nem da polícia rodoviária… basta denunciar!   E se o patrão mandar embora? Problema dele, que vai ficar com motorista a menos…  Vagas de motorista estão sobrando e, infelizmente, na prática, quase não há diferença de salários e nem de condições de trabalho entre as empresas de transporte. Então, o negócio é boca no trombone, cobrar nossos direitos de jornada de trabalho digna e horas extras devidas (aliás, estas também estão especificadas na lei). Chega de correria, de comissões, de salário baixo por falta de pagamento de hora extra, e principalmente, de notícias tristes de tragédias como a da reportagem acima! 

  7. QUE A LEI 12.169 COMECE A VIGORAR JA,MAS O GOVERNO PODERIA ABRIR UMA LINHA DE CREDITO COM JUROS REDUZIDOS PARA OS AUTONOMOS,PORQUE O PRO CAMINHONEIRO E SO PRA FROTISTAS O PEQUENO JA TEM QUE VENDER O ALMOÇO PRA PAGAR A JANTA ,NA AGUENTA PAGAR TANTOS JUROS E DAI SE OBRIGA A REBITAR PARA TENTAR PAGAR AS PRESTAÇOES EM DIA SENAO O BANCO TOMA

  8. valderedo autonomo on

    as autoridades estão tapando o sol com peneira no brasil morrem mais de 40.000 em acidentes nas cidades nas rodovias parecem que eles quer diminuir a população pra ficar mais facil de governar é tão rapido fazer lei pra aumentar impostos,salarios dos politicos.ja é proibido rodar cegonha carregada a noite, deviam fazer uma lei PROIBIDO TODOS CAMINHOES RODAR DAS 10:00as06:00 só que vai dar prejuizo pra elite QUE DOMINA ESSE BRASIL

  9. adauto laurentino da silva on

    quando é que vai haver fiscalização para o tempo de descarga tbm . não é possivel um caminhão ficar o dia inteiro para ser descarregado  em alguns supermercados de são paulo.acho um absurdo .

  10. ESSE MOTORISTA PERDEU O SENSO MESMO,SOU CARRETEIRO E QUANDO A CARGA É URGENTE  MANDO A TRANSPORTADORA POR  NO AVIAO,TENHO NO MINIMO 8 HS PRA  DESCANSAR E DORMIR, E SE O PATRAO ACHAR RUIM ELE PEGA  A CARGA  E LEVA,,,ACORDEM GENTE VC É RESPONSAVEL PELOS  SEUS  ATOS

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