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Revogada resolução que suspendia multas

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Atendendo a decisão judicial, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) baixou no último dia 16 a deliberação 134 suspendendo os efeitos da resolução 417/2012, que recomendava a não fiscalização da Lei do Descanso (12.619) nas rodovias onde não houvesse pontos de paradas para os caminhoneiros. A resolução 417 determinava um prazo de seis meses para que o governo indicasse as estradas onde seria possível cumprir a lei 12.619.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi à Justiça e conseguiu suspender a 417. Com isso, a expectativa é de que a Polícia Rodoviária Federal fiscalize o cumprimento da lei que determinada aos motoristas profissionais um descanso de meia hora a cada quatro horas ao volante e de 11 horas entre duas jornadas de trabalho.

A fiscalização se dá por meio de tacógrafo e o motorista que descumprir a lei será multado.

Veja a seguir a íntegra da deliberação do Contran:

DELIBERAÇÃO Nº 134, DE 16 DE JANEIRO DE 2013

Suspende os efeitos da Resolução nº 417/2012, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que altera o artigo 6º da Resolução nº 405, de 12 de junho de 2012, que dispõe sobre a fiscalização do tempo de direção do motorista profissional de que trata o artigo 67-A, incluído no Código de Transito Brasileiro – CTB, pela Lei n° 12.619, de 30 de abril de 2012, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO, “ad referendum” do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, no uso das atribuições que lhe confere o art.12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, combinado com o art. 6º do Regimento Interno daquele Colegiado, e nos termos do disposto no Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito e,

Considerando a liminar concedida em sede de Ação Civil Pública, pela 21ª Vara do Trabalho de Brasília – processo nº 0002295- 26.2012.5.10.0021, resolve:

Art. 1º Suspender os efeitos da Resolução nº 417/2012, do CONTRAN.

Art. 2º Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação.

MORVAM COTRIM DUARTE

Truckscontrol
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18 Comentários

  1. nos sindicalistas vamos assistir de camarote o tamanho das confuzoens que os motoristas de caminhoens que trabalham de empregados terão que ifrentar com essa lei que vai dar o que falar um motorista que trabalhava 12 ou 14 ou 16 horas por dia eganhava seus 3,000 00 reais por mes agora vai trabalhar só 10 horas por dia  no maximo e ficar parado 14  horas para ganhar os mesmos 3,000 00 reais tá ótimo ainda que é proibido pagar comiçoens  vai haver muinto choro por ai

  2. E a policia só multará e depois vai liberar? Ou vai deixar os caminhões nos seus pátios,pois eu concordo com a lei do descanso,mas infelizmente após as 22hs não se encontra lugar nos postos,principalmente agora com esses caminhões enormes de 30mts q por certo deveria ser proibidos.Deveria sim investir na educação dos proficionais e não incentiva-los a se drogarem para cumprirem horarios absurdos de 52hs de SP À Belem ou ao Recife……;;;;               att: 

  3. Excelente notícia!!! Se continuar assim, 2013 terá tudo para ser um bom ano para nós caminhoneiros, ou pelo menos, para aqueles que compreendem que esta lei é uma baita arma que temos nas mãos para acabar com esta exploração da nossa mão de obra. A lei 12.619 está aí em vigor, agora a Polícia Rodoviária já está “autorizada” a fiscalizar, e qualquer um de nós, motoristas, ou qualquer interessado, pode se dirigir até um posto do Ministério do Trabalho e denunciar transportadoras que nos obrigam a trabalhar fora da nova lei. E não é só em relação ao horário não, tá lá, escrito na lei sobre as horas extras, remuneração do tempo de espera na porta do cliente, sem falar nas diárias, estipuladas de acordo com os sindicatos de cada região. Chega de salário baseado em comissões por número de viagens, em horários absurdos, em porcentagem do valor do frete,(se o valor do frete que o cliente paga é baixo, problema da transportadora que aceitou pegar o serviço, o que não pode é tirar o prejuízo nas costas do empregado ou do autônomo).A partir de agora, começo a ter esperança de que a minha profissão começa, de verdade, a caminhar para dias melhores. Só depende de nós motoristas, denunciar e por na justiça sem dó as empresas de transporte que não querem mudar, e também os embarcadores, enquadrando eles por responsabilidade solidária. Se começar uma avalanche de denúncias, a fiscalização do Ministério Público do Trabalho vai em cima, aí eu quero ver se a coisa anda ou não anda. Essa é a vantagem. Agora é o Ministério Público do Trabalho que cuida, não precisa de sindicatos, que em 99,9% dos casos são corruptos e só servem para pegar o nosso dinheiro, pela contribuição sindical obrigatória.  

  4. 8 horas esta de bom tamanho quando eu paro o meu trabalho eu não vou para casa agora imagine dentro de um caminhão por 11 horas, já que não tem acordo greve geral Jáááááááááááááááá.

  5. serviso nunca  matou ninguem  tenho 30 anos de profisao em media 15 horas  dia trabalhado dentro das responsabilidade e nunca tive problemas as leis de transitos  que foi aprovada  nao justifica  melhorar o tranzito os acidentes sao comedidos pelos inresponsavel  e falta de proficionalizaçao comesando desde a primeira carteira  de abilitasao o que precisa muda  as formas de istruçao de tranzitos  das auto escolas os estrutor tenque ser  proficional  e ter comhecimento da pratica no tranzito nao sebazia  so na teoria  do tranzito  mais sim na pratica .onde a policia   deve fiscalisa  sim  o uso de drogas  enjerau o comercio  em 60%  nas farmacia e postos de compustivos  eos  vendedor ambulante ?  quem trabalha em media  15 horas por dia e ganha 3.000.00 eu duvido muinto que as empreza consiga paga  esse salario mais as custa empregadora para o empregado ozufruir dese salario de 3.000 eo governo eos empostos mais carro do  mundo eso analfabeto  que nao persebe o furo em agua as empresa que permaneser e porqu etem vinculo milionario com os governos porque o resto vai fali todos emfelismente so comcorda  que gosta de trabalha  pouco er pobre e depende de b ousa escola  e bousa familha quem trabalha onrado com essas leis abisurdas  nao sobrevive aqueles que sobraviver e que  gosta de viver na mizeria salario  pramim  e quem comsegue dar  condisoes pra os filhos  como casa  e estudo de profinalizasao  cualificada  nao os analfabetos  que sai no tranzito sem esperiencia  e sem educasao e ainda usando  drogas  pener niso  .! trabalho nao mato nimguem .

  6. Essa lei é um absurdo… o Brasil se salva economicamente por causa da safra do soja… nossa safra vai ficar cara, vamos exportar para quem???  para a casa dos Promotores????…   quem q vai pagar a conta final de tudo isso a população com uma cesta básica que aumentara 50%….   e aonde acharão novos motoristas???   da casa da mãe dos sindicalistas????

  7. Genesio Humberto Valerio on

    Fui caminhoneiro por muitos anos essa lei demorou de mais a chegar no pais, ja passei por mais de 2 , 3 dias sem dormir , ja passei por muitos lugares que nao lembro como passei sei la , cheguei subir em cima da cabine do caminhao em alta madrugada tentando me localizar ,nao sabia onde estava qual velocidade andei, se andei na mao certa ou se andei na contra mao, se la como cheguei aquele lugar , tudo por excesso de cansaço e o patrao me mandando chegar logo , que besteira so dei lucro ao patrao eu so fui ter algo no dia em comprei meu caminhao, ai nao andava mais a noite ai sim tive lucro, e confesso esse papo de dizer que nao a espaço para tanto caminhao para pernoitar é mentira todos darao um jeito e todos acabam dormindo, o unico problema é que tem uns cara que so para perto de posto de combustivel onde tem lanchonete , bem o porque todos ja sabem, e quanto a PRF fiscalizar é facil de um salario digno a eles que tenho certeza que irao fazer o trabalho com eficiencia isso é o que tenho a falar

  8. o nilson;30 anos de serviço trabalhando 15 horas por dia deve ter deixado voce rico ne? pena que nao aprendeu nem a escrever. se liga meu chapa, o tempo da escravidao ja passou

  9. TEN COMPANHEIROS QUE FALAM MAL DOS SINDICATOS MAS ESQUECEN QUE QUANDO NÃO TINHA SINDICATOS CAMINHOENS FICAVAN ATÉ 15 DIAS NA PORTA DAS EMPREZAS CARREGADO  E SAI SEM COBRAR UM CENTAVO HOJE QUE EXISTE OS SINDICATOS AS EMPREZAS  NÃO SE FIAM DE DEIXAR CAMINHOENS SERVINDO DE ARMAZEN SEN GANHAR NADA MAS CON ESSA LEI QUE VEIO PARA PROTEGER OS EMPREGADOS FOI MUINTO BOA MAS SE OTIRO SAIR PELA CULATRA QUE NA MINHA OPINIAO VAI FICAR DIFICIL DE CUMPRIR  QUEN VAI TER QUE FAZER GREVE É OS EMPREGADOS E FICAR GUENTADO DEZAFORO DOS PRORIO COMPANHEIROS NAS ESTRADAS COMO É DE COSTUME

  10. selique vc elias vc ja é escravo do impostos vc e o cara  que vive  ganhando cestas bazicas do governo pela tua frase deu pra emtender o que vc pensa  kkk os bons leitoreis tanbem  recebe  sestas bazicas  do governo  precisam de escola ou faculdade  pros  filhos  pago pelo  governo  que e os nosos impostos  os meus filhos  ainda  nao  precisarao  de gratificasao  do governo  atua luta   deve ser  pq vc  elias  precise  das gratificasao  do governo  pago pelo nosos impostos  se liga vc  meu chapa

  11. eu comcordo com a fiscalisaçao da policia rodoviaria  eas demais que ta precisando de muita  fiscalizaçao de drogas em geral  como compromidos pra nao dosmir eoutras  drogas em  geral e eseso de peso  e velocidade  e ultrapasagem  forsada eas leis de transitos  so discordo com o acompanhamento  da policia rodoviaria  em favor  dos pedagios  que  e um roubo autorisado  pelos os governantes 

  12. boa noite pois muinto bem seu nilson winter tenho 35 anos de estrada e sei oue otrabalho nao mata ningem mas se somar as 15 horas que o senhor falou que trabalha por dia se somar bem nao vai dar 10 ou seja 4 horas sem parar mais 4 horas e mais 2 horas  sem fazer besteiras como a maioria voçe vai rodar mais ou menos 600 km e faça uma media sua para ver se nao da isso ou o senhor que deixa mais rico se patrao seu otario 35 anos sem neum açidente graças a DEUS E O MEU CUIDADO 

  13. concordo plenamente com a lei.so que o governo esta fujindo de suas responsabilidade.com relação os pontos de paradas e tambem nossos diretos garantidos de nossas aposentadorias aos 25 anos de trabalho.que conresponde no minimo a 40 anos quem pode se aposentar sedo saão os politicos porque trabalha mais que motoristas de ciminhão eles trabalha 20 horas.so que e por,mes com direito a verbas de gabinete que os motoristas não ganha em um ano.ne.kkkkkk sou mtorista de carreta bi trem estou esparndo a decizão dos politicos para mim aposentar,ok

  14. A lei 12.619 e uma maravilha, ela vei para tirar o motorista da informalidade, o motorista não tinha codigo, lei, resoluções, etc para pleitear na hora de ficar com a familia que o mesmo tanto reclamava a gora não temos uma LEI, SOMOS PROFICIONAL.

  15. Essa lei contribui para melhorar a situação dos caminhoneiros desse País.
    Só que existem duas classes de Motoristas- o Empregado e o Autônomo.
    Então ambas as classes tem que haver um concesso.
    Vamos colocar em pratica essa lei e ver o que dar.
    Todos querem lucrar! até pouco tempo havia tantas reclamações,que estava trabalhando demais.
    E vem a lei para amenizar um pouco a luta do irmão da estrada,e não se entendem o que é bom ou é ruim!
    O governo com as concessionarias das rodovias e donos de postos de combustíveis,irá fazer ter mais condições de estacionamentos e afins.
    Se eles não cumprirem o que a lei determina,então paramos o Brasil de ponta a ponta,para fazerem o que necessitamos.
    Por enquanto vamos apostar que tudo já deu certo!

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