[media id=10]
Claudia de Albuquerque
A Iveco está confiante no mercado brasileiro. A montadora acredita que a economia vai crescer impulsionada pela Copa do Mundo, pelas Olimpíadas, pelas obras de infra-estrutura, a safra recorde de grãos, os estímulos do governo, menos impostos e com taxas menores de juros. “O mercado de caminhões será afetado positivamente por tudo isso e deverá ter um crescimento na casa dos 10% em relação a 2012. A expectativa da Iveco é crescer o dobro”, garante Natale Rigano, vice-presidente da Iveco na América Latina.
A montadora italiana inicia 2013 com o lançamento do Vertis HD (Heavy Duty) e a promessa de lançamentos para todas as linhas durante o ano. O novo caminhão foi concebido para atender o setor varejista e tem duas versões: 9 toneladas e 13 toneladas – cabine estendida, com capacidade para 862 litros. A versão 9 toneladas chega às concessionárias com preço público sugerido inicial de R$ 115 mil. Para a versão 13 toneladas, os valores partem de R$ 135 mil.
O motor EuroV é o NEF 4, da FPT Industrial e, segundo a montadora, apresenta uma redução de até 5,5% no consumo de combustível em relação à versão Euro III. Além da redução de consumo, os motores prometem ser mais potentes. O motor do Vertis HD 9 toneladas está 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a motorização anterior. Na versão 13 toneladas – cabine estendida, o ganho foi de 3,4% no torque. Em números, são 177cv e 570Nm @ 1.250 rpm para a versão 9 toneladas. No caso da 13 toneladas – cabine estendida, o motor tem potência máxima de 182 cv, e torque máximo de 610 Nm @ 1.300 rpm. O chassis reforçado tem por base o Iveco Tector e promete facilitar a implementação. O basculamento também foi facilitado por um novo sistema, que também torna mais simples o travamento da cabine.
Varejo – Com a economia aquecida o setor varejista deve crescer 7% em 2013, e as mercadorias vendidas precisarão ser transportadas. É nessa demanda que a Iveco aposta. “No ano passado foram vendidos 35,2 mil unidades entre 8 e 15 toneladas. Para 2013, acreditamos que esse número chegará a 45 mil unidades e nós queremos atingir uma participação de cerca de 8%. A Iveco pretende vender 3500 Vertis HD, sendo que 2500 unidades do modelo de 9 ton e 1mil unidades do Vertis HD 13 ton”, garante Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco.
Cavalcanti explica que apesar dos modelos 9 ton e 13 ton terem classificações diferentes – leve e médio respectivamente – a Iveco considera que os veículos pertencem a mesma categoria de produto que atende o transporte de varejo urbano e interurbano. O diretor aposta que atingir a meta não será dificil. “No ano passado ficamos sem produto nos últimos seis ou sete meses, por conta da motorização EuroV”.
Segundo pesquisas feitas pela Iveco, o cliente deste segmento busca economia de combustível, a durabilidade de componentes e baixos custos de serviços e manutenção. “O dia a dia do varejista é feito de seguidas entregas de mercadorias. Por isso, ele precisa de um caminhão confiável e durável, que possa rodar continuamente, consuma pouco combustível e tenha manutenção a custo reduzido. Além disso, o veículo deve ter facilidade de implementação, para que possa atender à infinidade de negócios contida no mercado de varejo”, explica Alcides Cavalcanti, diretor Comercial da Iveco.
Preparada – A Iveco garante que fez a lição de casa para lançar o “caminhão do varejo”. Foram dois anos entre a concepção e a fabricação, 100 mil horas de trabalho, mais de 140 testes do produto e 1 milhão de quilômetros rodados com o Vertis HD. “Além do preço competitivo e vários itens de série, o novo Iveco Vertis HD vem com dois anos de garantia, sendo 1 ano total e mais 1 ano para o trem de força (motor, caixa de câmbio e diferencial). É algo que reforça a confiabilidade do nosso produto”, diz Alcides Cavalcanti.
Como promoção de lançamento, a Iveco oferecerá gratuitamente aos clientes que adquirirem o novo Vertis HD todas as trocas de filtros e óleos do motor pelo período de 1 ano ou 90.000 Km, com mão de obra inclusa. Essa promoção será válida para todas as compras realizadas até 31 de março de 2013.
As duas versões do Vertis HD contam com um grande número de itens de série. A lista inclui faróis de neblina, volante com regulagem longitudinal e de altura, vidros elétricos, banco do passageiro duplo com dois apoios de cabeça, para-sol externo translúcido, escotilha de teto com regulagem, regulagem de altura dos farois, cabine estendida (13 toneladas), ar-condicionado (13 toneladas), predisposição para rádio (antena e alto-falantes), assoalho da cabine revestido com material sintético, além de vários porta-objetos.Como opcionais, os veículos contam com rádio com CD Player MP3, segundo tanque de combustível, preparação para tomada de força e ar-condicionado para a versão 9 toneladas.
3 Comentários
Eu sou usuário do Daily 35s14 a 2 anos estou satisfeito, muito economico e ligeiro. Recomendo veiculos Iveco.
O Vertis é um bom caminhão, pena que não tem opções de 15 toneladas.
A IVECO bem que poderia suprir essa lacuna de veículos com 15 toneladas. Para muitos empreendedores um modelo de 13 toneladas é pouco e um modelo com 17 toneladas é muito.
Bem que poderia existir o Vertis 150V 19 4×2 para a Iveco ter modelos em todos os seguimentos e categorias.
amo o iveco strallis, tector, cursor ….ate mesmo os antigos mas esse vertis e muito feio nao optaria em ter um acho ele nada a ver com a linh iveco…