Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Iveco adota estratégia chinesa de preços para crescer no Brasil

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

Fonte: Brasil Econômico

A Iveco Latin America vai adotar uma estratégia mais agressiva de preços para ganhar participação no mercado brasileiro. A montadora vai oferecer caminhões a preços competitivos com mais opcionais que os veículos concorrentes, estratégia adotada por montadoras chinesas, como a JAC, para conquistar uma fatia do mercado no país. Com o novo caminhão leve Vertis, por exemplo, a marca vai comercializar o veículo a R$ 115 mil o de 9 toneladas e R$ 135 mil o de 13 toneladas.

A montadora perdeu, no ano passado, dois pontos percentuais no mercado brasileiro em função da falta do modelo Vertis, que até então não tinha versão com motor Euro V. “Ficamos sem o modelo por sete meses, mais ou menos. Isso impactou nosso negócio aqui no Brasil”, disse o diretor de vendas da Iveco, Alcides Cavalcanti.

No ano passado, a empresa vendeu 14,93 mil caminhões, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Esse desempenho lhe rendeu uma participação de cerca de 8% no período, para veículos acima de 2,8 toneladas.

“Acreditamos que o mercado vai se recuperar este ano em função do crescimento econômico e das obras de infraestrutura. Além disso, setores como o varejo tem perspectivas boas de aumento”, disse o vice-presidente para a América Latina, Natale Rigano.

A estimativa da Iveco é um mercado de 150 mil unidades, aumento de 10% em relação ao ano passado. “Devemos crescer o dobro do mercado. A meta é chegar a 20 mil unidades este ano”, disse o executivo.

A grande aposta da Iveco são os lançamentos para este ano. Além do Vertis, a montadora vai trazer um novo extrapesado, o Strallis Hi-Way. “Somente com o Vertis, vamos conseguir aumentar as vendas em 3 mil unidades. É um segmento forte no país e estávamos fora dele no ano passado”, disse Alcides Cavalcanti.

O Vertis vai ser direcionado principalmente para o segmento de distribuição, ou seja, varejo. Segundo a montadora, este é um setor que tem crescido como poucos ao longo dos últimos anos. “Para 2013, a expectativa é, mais uma vez, positiva. Analistas acreditam que esse segmento da economia nacional terá crescimento de aproximadamente 7% neste ano”, disse Cavalcanti.

O bom prognóstico, segundo a empresa, é resultado direto do aumento do poder de compra dos brasileiros, assim como de incentivos específicos ao setor, como desoneração de folha de pagamento e alíquotas diferenciadas para a tributação de determinados produtos.

“Com o lançamento do Vertis HD, a Iveco completa a linha Ecoline, que agregou à nossa frota uma série de modificações técnicas para levar aos nossos clientes mais desempenho, economia de combustível, robustez, sempre a custos de manutenção cada vez mais reduzidos”, afirmou Marco Mazzu, presidente da Iveco na América Latina, por comunicado. Nascida do processo de adaptação dos veículos à normativa Proconve P7, a geração Ecoline já conta com os veículos Daily, Tector, Trakker e Stralis. O Vertis será produzido em Sete Lagoas e será vendido também na América Latina.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply