Dentro do Programa de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões, nove caminhoneiros que trabalham no Porto de Santos poderão guiar seu veículo novo ainda este mês. Os primeiros financiamentos do programa do Governo do Estado de São Paulo foram aprovados pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista e estão em fase final de liberação. Os novos veículos, financiados a juro zero, substituirão caminhões com idade superior a 30 anos que circulam na zona portuária de Santos, melhorando a qualidade do ar, o trânsito da região e a vida dos caminhoneiros. A previsão do Programa é substituir cerca de mil caminhões velhos que prestam serviços na região.
A taxa de juros zero do Programa é subsidiada pelo governo do estado desde que o pagamento seja mantido em dia. Com isso, a economia no bolso dos motoristas será de em média R$ 32 mil, valor muito acima do que eles receberiam numa eventual venda do veículo velho. Com prazo de até 8 anos para pagar e carência máxima de 6 meses, o caminhoneiro pode ter até 100% do veículo financiado. “É uma grande oportunidade para que o caminhoneiro possa comprar um caminhão novo com condições de financiamento que caibam em seu bolso e ainda aumente a sua renda. A ideia é melhorar a qualidade de vida da população e movimentar a economia da região”, diz Milton Luís de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.
Podem ter acesso ao programa caminhoneiros autônomos e pessoas jurídicas enquadradas como empresário individual que prestam serviços no Porto de Santos, limitando o financiamento a um caminhão por beneficiário, mas é obrigatório que os caminhões velhos sejam entregues por seus proprietários, devidamente regularizados, às empresas credenciadas e licenciadas pela Cetesb. As
empresas desmontarão o caminhão e inutilizarão suas peças, enviando para reciclagem ou destruindo o que não puder ser reciclado, como as peças mecânicas. O objetivo é retirar o caminhão velho definitivamente das ruas. Para saber exatamente quanto irá pagar, o caminhoneiro pode simular seu financiamento diretamente no site da Desenvolve SP (desenvolvesp.com.br) e procurar o Sindicato
dos Caminhoneiros Autônomos da Baixada (Sindicam-Santos), que irá orientá-lo sobre o processo.
Fonte: DCI
9 Comentários
isso tenque ser no sul tambem
Até que em fim! Uma ação política que realmente leva vantagens aos cidadãos proprietários ou não de veículos pesados. Sobre a condição de compra PARABÉNS PARA O GOVERNO DO ESTADO!!!!! Sobre inutilizar os veículos antigos NOSSA!!! PARABÉNS 10 VEZES MAIS!!!! Que Deus recompense o esforço e a coragem de cada um engajado neste projeto aldacioso mas indiscutivelmente FORMIDÁVEL!!!!!Que o governo de SP amplie para todos os municípios do estado e que amplie também o universo da “idade” dos veículos em foco, pois os veículos com menos de 30 anos mas abaixo do ano 1990 são os maiores poluidores e, que os governos de todos os estados de nosso país possam aderir fielmente ou de maneira mais ampla esta iniciativa, mesmo que seja por sentirem vergonha de não ter dado o primeiro passo…Realmente a poluição deve receber atenção especial de todas as esferas do poder público, para mim, todos os municípios deveriam exigir uma avaliação de emissão de poluentes de cada veículo no momento do licenciamento anual de modo a garantir melhor qualidade de vida para todos; este processo foi adotado em algumas empresas de transportes existentes em nosso país, já prestei serviço para uma empresa que mantinha uma regularidade trimestral dessas avaliações e caso reprovado o veículo ficava impedido de trafegar até que fosse sanado o problema e ainda vistorias surpresa ao longo do ano para evitar a criação do “efeito sanfona” para as regulagens ou melhor para as “desregulagens” dos veículos durante o período compreendido entre uma avaliação e outra, como por exemplo “abrir a bomba para o caminhão andar mais” e a bomba ser “fechada” no momento do licenciamento e posteriormente “aberta” novamente. Com certeza nosso ar seria melhor.Att. Marcos
Correção: os veículos com menos de 30 anos mas abaixo do ano de 1990 são TAMBÉM os maiores poluidores…Obrigado.
Ate que enfim, eu vi uma noticia que alegra muitos caminhoneiros autonomos . Parabens governo.
eh uma otima iniciativa do governo do estado, porem eu acho que deveria obter um estudo nao de dar juro zero, mas sim dos juros serem abatidos na troca do caminhao novo por um usado, quanto mais velho maior o incentivo de queda de juros, para tirar o veiculo velho da frota e o governo pegar esse caminhao velho e sucatiar, pq senao o caminhoneiro ainda continuara com o caminhao velho rodando ou venderá para outro caminhoneiro continuar rodando, entao vamos estudar isso direito, e o mesmo acontecer com donos de onibus e vans, por exemplo o governo incentivar a queda no ipva de caminhoes, onibus, carretas e vans com ate 10 anos de uso, e dai a cada ano que passar o ipva vai ficando mais caro, para incentivar os frotistas a trocar seus veiculos e manter nossas rodovias mais seguras com veiculos sempre novos
parabens para éssa iniciativa do governo, espero que seja expandida para outras cidades e categorias .
muito boa a idéia,tomara que um dia seja feita alguma coisa parecida com isto para que a gente que trabalha de empregado tambem consiga comprar om proprio caminhao….
Sou um dos diretores responsável por essa conquista, graças a grande visão do nosso governador virou realidade e hoje no porto de Santos já circulam os novos caminhões , recomendo que pressionem o governador de seus respctivos estados e a Presidenta DILMA, porque alguns estados não tem o poder financeiro que o de Sao Paulo tem, se quiserem mais informações meu email é [email protected]
QUANDO QUE VÃO FAZER ISSO COM A GENTE DO RIO E DE MINAS, EU SO QUERIA QUI O GOVERNO PEGASE O MEU CAMINHANHÃO DE ENTRADA E DECE A OPORTUNIDADE DE FINACIAR UM NOVO COM O SERVIÇO QUI EU FASO EU PAGARIA ELE E AINDA DAVA PRA SUSTENTAR A FAMILIA O MEU CAMINHÃO É UMA 1113 TRUCK DO ANO 1974. ELES ENVESTE TANTO NA DROGA DE JOGO, SÃO TANTOS ESTADO DE FUTIBOL . SO O DINHEIRO DO ENGENHÃO DAVA PRA TROCAR A FROTA DO BRAZIL TODA PEGAR ESSES CAMINHÃO VELHOS E DERETER TUDO NAS USINAS DE FERRO, E MESMO O GOVERNO FAZENDO ISSO ELE AINDA IRIA GANHAR PORQUE A GENTE NÃO QUER NADA DE GRAÇA A GENTE QUER DA O VELHO DE ENTRADA E FINANCIAR UM ZERO COM O PORSENTO DE JURO, SABE QUANDO O BRAZIL E O MUNDO TODO VAI SI EMPORTA COM ESSE PROBEMA SO QUANDO ELE ESTOURAR E MATAR TODOS NÓS, EU POSTEI UM VIDEO NO YOUTUBE FALANDO SOBRE OS CAMINHONEIROS DA UMA OLHADA LA E DAR A SUA OPINIÃO O NOME DO VIDEO É ( QUER ACABAR COM AS MORTES NAS ESTRADAS VER ESSE VIDEO ATE O FINAL ), O BRAZIL SO VAI DAR VALOR OS CAMINHONEIROS QUANDO COMESAR A RACIONAR COMIDA NO BRAZIL POR FALTA DE CAMINHÃO, TEM EMPRESA EM SÃO PAULO COM MAIS DE 5O CAMINHÃO PARADO NO PATIO POR FALTA DE MOTORISTA. AMIGO EU SO FALO UMA COISA PASA A DAR VALOR AOS CAMINHONEIROS PORQUE SINÃO DEPOIS VOCES VÃO SI AREPENDER PRESTA ATENÃO NO QUE VOCES TÃO FAZENDO COM OS CAMINHONEIROS, PASA A DAR VALOR PRA GENTE SINÃO A NOSA GERAÇÃO QUI TÃO VINDO AI VÃO VIVER DE GUERRA