DAF - Oportunidade 2024

Você é o repórter

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Recall-MB

Francisco de Assis Souza Carneiro, Imperatriz (MA) 
O que você aprendeu da vida na estrada?


Urtigão:
Foi tanta coisa, Francisco! Mas o principal foi que o meu direito termina onde começa o direito do outro. Aprendi que quem é maior é sempre responsável pelo menor. Você não tem que ficar bravo quando os demais condutores, de veículos pequenos ou grandes, cometem erros, pois é nessas horas que eles mais precisam de compreensão. Aprendi com a vida a ser solidário. Aprendi que a amizade e a humildade são nossos maiores tesouros.

 


Uagner Ferreira Monteiro (foto), Aparecida de Goiânia (GO) 
O que você acha da Lei do Descanso?Uagner-Ferreira-Monteiro

Urtigão: Todas as profissões têm suas regulamentações. Sou totalmente a favor da lei do descanso, mas ainda há que se ajustar alguma coisa aqui e ali. Acredito que com o tempo tudo irá se encaixar. O que não podemos fazer é trabalhar por 16, 18 horas seguidas, o corpo não aguenta. Eu mesmo fiz isso por muitos anos, mas não é certo. Rodei milhares de quilômetros, a idade chegou e eu não ganhei o dinheiro que imaginava. Passei por muitas situações de risco que poderiam terminar em tragédia.

 

Isaias Bezerra Neto, Fortaleza (CE) 
Que conselhos você daria ao motorista que anda com excesso de peso, detonando o bruto e as estradas?

Urtigão: Você mesmo acabou respondendo a pergunta: quem anda com excesso de peso só está detonando o bruto e as estradas. E não ganha nada, porque o veículo sofre um desgaste acentuado e você vai gastar mais na manutenção. Sem falar nos prejuízos para as rodovias, as pontes, e nos riscos. Temos que transportar com qualidade, mas sem exagerar na quantidade.

 

Bernardo Reisdorfer Leite, Curitiba (PR)
Quais são as dicas que você dá para o motorista fazer uma direção realmente econômica?

Urtigão:  Temos que tirar o máximo rendimento do veículo. Já pensou, se você conseguir fazer seu veículo rodar 50 metros a mais a cada litro de combustível? Para isso, é preciso:

1º – conhecer a faixa de torque e operar o tempo todo dentro dela; 
2º – aproveitar a inércia quando ela estiver a seu favor e dominá-la quando estiver contra;
3º – o veículo deve estar bem regulado, os pneus calibrados, a carga bem distribuída e acomodada;
4º – fazer o adequado planejamento da viagem – itinerário, paradas, abastecimento;
5º – ter calma com o acelerador, trocar marchas alternadas sempre que for possível (pular marchas), e não exceder a velocidade. Você sabia que, para andar a 90 km/h, um caminhão gasta 12% a mais de combustível do que a 80 km/h? 
Bom, mas fazer média em topografia plana é fácil, quero ver fazer média em subidas… Tenho umas dicas para isso também, e não estou falando de abusar da velocidade na descida para pegar embalo: falo em diminuir o número de trocas de marchas. Dá para ganhar tempo e economizar combustível. Um bom motorista gasta três segundos para cada pedalada na embreagem. Imagine um aclive onde os motoristas costumam fazer nove trocas de marchas, ou seja, dão nove pedaladas na embreagem. Se você subir com seis trocas de marchas, vai ganhar nove segundos de tração que os outros desperdiçaram. Como conseguir isso? É fácil: pulando marchas. Se estou em 6ª e sei que a 5ª não vai dar conta, espero a rotação cair um pouco mais e engato logo uma 4ª. E assim por diante. Alguns motoristas ficam voltando marcha uma por uma, e ainda reduzindo todas. O veículo só irá parar de pedir marcha quando você colocar a “dona da casa”, isto é, a marcha certa que vai fazer o motor operar dentro da faixa de torque e manter a rotação dentro da faixa verde. Daí, é só aliviar o pé e ficar de olho na temperatura. Se for necessário, reduza a marcha, isso irá aumentar 200 rpm. 
Outras dicas são estas: nada de fazer o veículo ganhar velocidade na subida, que consome muito combustível. E assim que chegar perto do topo, tire o pé e deixe o veículo embalar por inércia. Não acelere na descida também, pois isso é como pedalar bicicleta de morro abaixo. É o que gostaria de dizer.

 

Truckscontrol
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17 Comentários

  1. Gostaria de aprender a dirigir Carreta com o sr Carlos   ( URTIGAO) tenho carta E  mas nao nunco dirgi carreta , somente dirigi caminhao toco, com faço para aprender com o sr Urtigao, como entrar em contato com ele

  2. Ola Urtigão sou Marcelo de São Paulo,trabalho num distribuidor Ford em São Bernado do campo e gostaria de trocar ideias com você.O meu setor e Entrega Técnica e gostaria de aprender algumas técnicas com você,sei que a marca e diferente mais o caminho e um só(manter sempre os nossos companheiros informados nas novas técnologias).Fico no seu aguardoMarceloNextel. 121*80745

  3. B.tarde sr Carlos(urtigao),li a reportagem a seu respeito é fiquei contente,pois apesar de não ter feito nenhum curso,eu sou apaixonado pela profissão,é como o senhor diz ,boa educaçao,responsabilidade,tratar todos como irmaos ,so que infelismente,não acontece pois muito que se dizem profissional voce ve eles na estrada da medo,mas quem saiba um dia cai a ficha deles é veram a força que somos,é teremos mais uniaõ,um abraço .danova

  4. somente um bobo vai querer ser caminhoneiro , ficar fora de casa dormindo dentro d caminhao nas portas d empresa o dia inteiro p carregar ou descarregar .caros amigos sou motorista e nao quero isso p meus filhos somos tratados igual a um cachorro.

  5. Parabéns ao Sr. Carlos! Que bom seria se houvesse mais pessoas como ele nas empresas de transporte, auto-escolas e atrás do volante dos caminhões.Certamente a profissão de caminhoneiro teria outra feição.   

  6. Ótima iniciativa  da revista homenagear este profissional, sugiro uma vez por mês um profissional do setor como motorista,empresario e pessoas ligadas  também serem homenageado,parabéns Urtigão e para revista.

  7. “O professor/instrutor lamenta que o interesse pela profissão esteja diminuindo.”Realmente vc é um personagem e tanto na história do transporte brasileiro!Quanto ao interesse pela profissão estar diminuindo é simples dizer: Eu não quero que meu filho siga essa minha profissão, estou nela a 20 anos. Farei de tudo para que ele estude e tenha uma vida próximo a sua família, coisa que eu não tenho por causa das viagens.Grande abraço Urtigão!

  8. Parabens ao Carlos Esteves por sua dedicação. Sou fã de veículos pesados embora não os dirija atualmente. Acredito que só quem ama a  profissão que abraça, como o “Urtigão”, consegue transmitir aos demais tudo aquilo que aprende sem medo ou receio.Lembro da história recente da TV, na qual era retratada a “vida” dos caminhoneiros Pedro e Bino, personagens do seriado Carga Pesada, de mesmo nome desta publicação. Não há mais espaço hoje para motoristas “românticos” como o Pedro e o Bino, pois a insegurança e a violência nas Estradas aumentou bastante nos últimos 30 anos. Hoje temos quadrilhas especializadas em assaltos de cargas, para tristeza e vergonha de todos. Muitas delas inclusive contam com o apoio e a participação de policiais. Os Governos Estaduais e Federal negligenciam suas funções e facilitam o trabalho dos bandidos. Nossa PRF – Polícia Rodoviária Federal tem um quantitativo insuficiente para prestar um bom serviço e não há investimentos suficientes para o combate às ações criminosas nas estradas.Assim fica fácil entender porque a profissão tornou-se neste período uma profissão de risco. Entendo que os caminhoneiros que rodam nas estradas (federais/estaduais) e que cruzam as fronteiras dos estados deveriam receber Adicional de Periculosidade e ter um Seguro de Vida obrigatório que amparasse suas famílias numa desventura da profissão.Parabens Urtigão pela sua dedicação e tenha certeza de que o que importa na vida é isto que você fez e faz pelos outros. Sua recompensa acredito que seja esta satisfação que você transfere para todos que têm contato com você, quer através de aulas, quer pela simples leitura desta publicação de Carga Pesada. Um grande abraço e nosso muito obrigado, em nome de todos os motoristas de carros pequenos, médios ou grandes por poder condividir uma estrada mais segura com seus ensinamentos.

  9. Bom, falar mal é fácil, difícil é se comportador bem, andar arrumado, roupa limpa,limpo e tratar bem aonde chega,toda profissão tem seus percalços, imagine um operador de alto forno metalúrgico, gosto do que faço, nunca(nunca) fui mal recebido, sempre demonstrei respeito, conhecimento da profissão, nunca fui chamado atenção. A falta de motorista , bem como de outras profissões é consequência do nosso crescimento(PIB).Se aqueles que falam mal da profissão de motorista , pudessem ter suas vidas filmadas em seu habitat profissional, veriam as muitas bobagens que fazem , poderiam corrigir seus erros e tirar melhor proveito da profissão.Um do grandes problemas que vejo são vidas desarrumadas financeiramente e depois sentimentalmente. 

  10. Tenho 52 anos e sou um motorista capacitado. Mais para empresa que trabalho sou um inútil, por não cumprir os horários.     Mais fico feliz pela  experiência que tenho, só sei trabalhar na faixa verde (RPM) e com velocidade de 80 Km, para descer vou a 90 Km,usando a inércia. Creio que sou um motorista defensivo. Praticamente estou sendo demitido este mês.

  11. Parabéns ao ” urtigão” . Como professor do SENAI só tenho que elogiar quando vejo uma reportagem destas , mostrando uma bela atitude para que tenhamos bons e responsáveis profissíonais.Pois o transito é só uma questão de educação e nada mais.

  12. Boa tarde, fico feliz pela homenagem ao meu amigo (URTIGAO), já rodei com ele nas estradas desse pais, pois realmente o que foi divulgado da pessoa dele e verídico, mas não da 10%, (dez por cento), do que ele já passou em seus longos anos de experiência de estrada e de vida, tenho (37) trinta e sete anos de estrada, hoje estou fora, mas o coração e estradeiro, se todos levassem as receitas, HUMILDADE, RESPONSABILIDADE, RESPEITO, as rodovias seriam um corredor de qualquer empresa publica ou privada onde todos(as), queriam se candidatar para uma vaga, dai a falta de profissionais na área de transporte, o motorista de carro baixo, roda nas estradas e tem a chance de escolher um posto com uma infraestrutura um pouco melhor, mas o caminhoneiro não tem escolha, porque quando esta parado numa fila para descarga, o local não oferece o mínimo de conforto, quando esta parado para descarregar em uma empresa de pouco fluxo de carga e descarga a empresa não tem nem banheiro para o caminhoneiro, o banheiro do gerente ou diretor e dos funcionários não pode ser usado pelo caminhoneiro, estou relatando a realidade das estradas no que diz respeito as receitas acima citadas, abraco amigo URTIGAO, apareca tmar um café.

  13. jose carlos gonçalves carneiro on

    parabens sr ortigao ja passei por treinamento na mercedes benz da minha cidade ou seja petropolis e trabalhei numa firma e era campeao de media conservaçao de veiculo e mais so en um cavalo mecanico 1938 mb rodei 10150 mil km tudo isso en nove anos agora aposentado faço bicos pela cidade, oferta de emprego nao me falta.minha familia e de motoristas pai,tios,cunhados,e sobrinhos todos na rodagen.agora os testes feitos com carretas na maiorias sao descendo serras e igual atomoveis so na baixada. portanto na minha visao de 36 anos no volante temos sim que ter treinamento,hoje esta tudo mudado.ainda vou trabalhar nun conjunto automatizado so para me aperfeisoar mais.aonde um cavalo mecanico 440,460,520 vai o 360 tanben chega.obrigado.ja ia me esquecendo meu apelido e makarrao okkkkkkkkkkk

  14. Ivan Sergio de Oliveira on

    E Sr. Urtigão, Por consideração do destino, tive o prazer de dividir do companheirismo, e inteligencia desse colega da estrada. Parabéns pelo excelente Ser humano que é. Deixo um abraço e ainda temos mais uma pela estrada da vida para fazer.

    Abraço Uritgão

  15. MARINHO A MACHADO on

    BOA TARDE
    MUITO BOA ESSAS INFORMAÇÕES , TAMBEM TRABALHEI FAZENDO TREINAMENTO DE MOTARITAS DURANTE TRES ANOS ,
    GOSTO DESSE TRABALHO , APESAR DE ALGUMS NÃO ACEITAREM Q QUEM JA FOI MOTORISTA TREINAR OUTROS , SEMPRE BUSCO ME ATUALIZAR COM NOVOS MODELOS Q SÃO LANÇADOS NO MERCADO ,
    ATUALMENTE ESTOU PARADO ME PREPARAMDO PARA VOLTAR COM MAIS BAGAGEM .

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