A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, registrou um aumento de 50% nas suas vendas de veículos para operação sucroalcooleira na safra 2013-14, em comparação com o ano anterior. De pouco mais de 500 caminhões comercializados para a safra 2012-13, a montadora saltou para quase 800 unidades, com negociações para a maioria dos principais clientes do setor. O resultado se deve também ao maior foco da montadora no segmento.
A expectativa é de uma safra 11% maior este ano, chegando a 654 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De olho nas oportunidades que este mercado oferece, a MAN Latin America apresentou pela primeira vez ao grande público na Agrishow 2013, principal vitrine do agronegócio brasileiro, o novo caminhão vocacional VW Canavieiro.
Disponíveis nas versões VW Constellation 26.280 6×4, 31.280 6×4 e 31.330 6×4, os produtos foram desenvolvidos para facilitar as diversas operações sucro-alcooleiras, que vão desde o transbordo de cana picada na colheita ou de mudas no plantio, até o combate a incêdios como bombeiro.
Os veículos contam com ítens específicos para a aplicação, como escapamento vertical, grade de proteção dianteira, engate traseiro, proteção contra palha no motor e câmbio, além de climatizador agrícola. Todos os modelos já saem da fábrica da MAN Latin America, localizada em Resende (RJ), prontos para receber o implemento.
Os produtos contam com motorização MAN D08 na versão de 280 cavalos e 6 cilindros, que atende às normas de emissão de gases do PROCONVE P-7 graças à tecnologia EGR, que dispensa o uso do aditivo ARLA 32. Na versão de 330 cavalos, o motor é o Cummins ISL de 6 cilindros e tecnologia SCR de redução de emissões de gases. Na feira, o veículo exposto é o VW Constellation 26.280 6×4.
A linha vocacional foi especialmente desenvolvida para atender as mais variadas aplicações. São diversos produtos divididos em quatro linhas: Distributor, para distribuição de bebidas; Constructor, para a construção civil; Compactor, voltado ao segmento de coleta de lixo, e o recém-lançado Canavieiro, além dos modelos específicos para o transporte logístico e de valores. Todos contemplam ítens indispensáveis para oferecer um excelente desempenho e performance nesses segmentos.