O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT) garantiu à Carga Pesada que as obras de pavimentação da BR-163, no Pará, estarão prontas ainda neste ano. Com isso, o acesso rodoviário a Miritituba – distrito do município de Itaituba –, no Oeste do Pará, estará viabilizado. A distância de Miritituba a Cuiabá é de 1.400 km. De lá, pelo Rio Tapajós, a soja vai até o Rio Amazonas e, depois, tem duas opções de destino: os portos marítimos de Vila do Conde, em Barcarena, no próprio Pará, e de Santana, no Amapá.
Segundo Adalberto Tokarski, superintendente da Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), existem várias empresas interessadas em se instalar em Miritituba para explorar o transporte de grãos pelo Rio Tapajós. As tradings ADM, Bunge e Cargill são algumas. A Hidrovias do Brasil e a Companhia Norte de Navegação e Portos (Cianport) também.
“Depois do licenciamento, a construção de um terminal desses não demora muito. É de se esperar que na próxima safra o porto esteja funcionando a todo o vapor”, afirma Tokarski. O superintendente destaca que o transporte de soja pelo Rio Tapajós vai requerer nova infraestrutura de recepção, já que o porto de Santarém estaria sobrecarregado. “Até o ano que vem teremos dois novos terminais aptos para receber os grãos, na região de Belém, na Vila do Conde”, afirma.
O diretor de Planejamento da prefeitura de Itaituba, Dirceu Frederico, é menos otimista em relação ao prazo. Ele conta que somente a Bunge obteve até agora a licença de instalação e está construindo o terminal. Mas ainda falta o licenciamento para funcionar, que é conferido pelos órgãos estaduais.
Ele disse que a Hidrovias do Brasil e a CIanport realizaram audiências públicas e aguardam licença para construção. As demais estão mais atrasadas. “Talvez na próxima safra essas três estejam trabalhando”, afirma o diretor.
Dirceu Frederico informa que os terminais não servirão somente aos grãos. As barcaças também trarão produtos fabricados em Manaus em direção ao Sul e ao Sudeste do País.
Tradings já estão em Miritituba, no Pará
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