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Disputa na Câmara dos Deputados

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De um lado, o chamado agronegócio – deputados que representam os produtores agrícolas e, principalmente, dos compradores e exportadores desses produtos, junto com o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC). De outro, os motoristas empregados no transporte de cargas, representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT) e outro grupo de deputados, simpatizantes da causa dos motoristas.
No fechamento desta edição, as duas forças se movimentavam no Congresso Nacional, numa comissão especial formada para discutir a Lei do Descanso (12.619/12). Os primeiros querem mudá-la, seja para que o motorista descanse menos, seja para que sua aplicação seja adiada por uns anos. Seu líder é o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB/SP). Já o segundo grupo quer a aplicação imediata da lei, do jeito que está escrita. É liderado pela deputada Jô Moraes (PCdoB/MG).
Em entrevista à TV Câmara, Marquezelli defendeu a redução do descanso diário dos caminhoneiros de 11 para até seis horas. E que o descanso semanal remunerado do caminhoneiro empregado fique em “no máximo” 10 horas, em vez das 36 horas previstas na lei.
Para Marquezelli, a profissão de caminhoneiro é “diferente” das demais. “Quem é caminhoneiro dirige porque gosta. O visor é uma televisão para ele. Vai passando nas cidades, nas estradas. Ao mesmo tempo está ouvindo rádio, conversa com um carona. O caminhoneiro é diferente de muitos empregos”, disse ele.
Já a deputada Jô Moraes acusa o grupo de Marquezelli de não se preocupar com a saúde do motorista nem com a segurança nas estradas. “Só querem garantir o transporte da produção”, afirmou.

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4 Comentários

  1. Excelente notícia! Quem trabalha diariamente com logística sabe das dificuldades que os motoristas autônomos passam, são praticamente reféns do sistema controlados pelos grandes. Uma ferramenta que pode auxiliar a otimizar a eficiência logística do país é a CARGOBR https://cargobr.com uma ferramenta online para cotações de fretes e acesso a banco de cargas.

  2. Por isso a resistência de algumas empresas em cumprir a lei. Está explicado toda essa movimentação de deputados contra a aplicação da lei… eles precisam mostrar serviço ou não terão patrocínio $$$$ pra próxima eleição. O MPT e a CLT que alguns julgam atrasada é nossa única esperança!!!!! Obrigado MPT!!!!

  3. queremos que a lei seja comprida para que todos ganhamos que aja mais enterece das altoridades do brasil sou a favor somos serumanos e temos nossos limites e familias que nos espera .

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