Apresentado na última Fenatran em 2011, o semipesado P 270 da Scania é o único caminhão do Brasil movido apenas a etanol. Com ignição por compressão e desempenho típico dos motores a diesel, o caminhão acaba de encontrar seu primeiro “cliente verde”: a fabricante de cosméticos Natura adquiriu duas unidades e será atendida por um tradicional transportador da marca Scania, a catarinense Coopercarga.
“Precisamos investir em formas de conter nossas emissões, e, em uma cidade como São Paulo, fazer isso por meio dos transportes tem muita relevância”, explica Denise Alves, diretora de sustentabilidade da Natura.
Alimentado pelo combustível E95, mistura de 95% de álcool hidratado com 5% de aditivo que atua como ignitor da combustão, o caminhão atende a legislação de emissão de poluentes Euro 5 e ainda emite até 90% menos gás carbônico.
“Com esses dois caminhões e mais o ônibus movidos a etanol, a Scania inova e reforça, em parceria com duas empresas sérias, sua participação no desenvolvimento de soluções sustentáveis de transporte. É um passo visionário, que faz história por parte da Natura”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “Vale a pena reforçar que a Scania é a única fabricante a oferecer veículos comerciais a etanol no Brasil e na América Latina.”
Para Osni Roman, diretor-presidente da Coopercarga, esse conceito de operação sinaliza uma nova tendência no mercado logístico nacional. “A sustentabilidade é um tema que estará cada vez mais presente no dia a dia da humanidade. É nossa obrigação buscar, para qualquer uma das partes dos processos produtivos, alternativas realmente sustentáveis e que venham em benefício de toda sociedade”, afirmou.
O destino dos semipesados movidos a etanol são os chamados “clientes verdes”, caso da Natura, que querem ou precisam associar suas marcas à responsabilidade ambiental e estão dispostos a pagar de 15% a 18% a mais que num modelo a diesel. Embora polua menos, o consumo também chega a ser 40% maior.
4 Comentários
Muito boa a iniciativa da Natura em parceria com a Coopecarga e a Scania, quanto menos as empresas poluirem o meio ambiente, mais crédito elas terão com a sociedade de consumo!
NOS ANOS DE 80A90 JA VIM MUITOS MOTORES DE D10 DISEL REVERTIDOS PARA ALCOO EM INTERIOR DE SAO PAULO NAS USINAS
Para quem gostou deste assunto, já temos um Scania R440 movido a GNV e Etanol. Primeiro caminhão Flex do Brasil.
Consumo 40% maior…
Mesmo assim, uma grande evolução se comparados aos caminhões a etanol da era do Proalcool, sendo que alguns modelos chegavam a fazer de 3 litros por quilômetro (você leu direito) carregados e em uso severo nas lavouras canavieiras.