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Empresa paga pelo menos 4 vezes mais impostos que autônomo

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motEm 2011, a Revista Carga Pesada fez uma reportagem tratando dos tributos pagos pelo caminhoneiro autônomo e pela pessoa jurídica. A pergunta da capa da edição 152 era “CPF ou CNPJ: O que é melhor na hora dos impostos?” Especialista no assunto, o consultor Júlio César Heyda fez algumas simulações para a matéria.

Com faturamento baixo, o caminhoneiro autônomo pagava bem menos impostos que a pessoa jurídica. Mas, conforme o faturamento ia subindo, a diferença caía muito a ponto de as despesas com tributos do autônomo ficarem próximas às das empresas.

Devido à mudança na cobrança do imposto de renda (IR) do autônomo a partir deste ano, a Carga Pesada pediu a Heyda que atualizasse os cálculos. O imposto agora é cobrado sobre 10% do faturamento e não mais sobre 40%. Neste novo cenário, se for pensar apenas em recolhimento de impostos, é sempre melhor permanecer como autônomo.

Com faturamento de R$ 25 mil por mês (ver quadro), o motorista paga hoje R$ 482,37 entre INSS e IR. Se tivesse uma firma na modalidade Simples Nacional, pagaria R$ 2.064,90. Em lucro presumido, recolheria R$ 2.792,40 com o mesmo faturamento.

Com ganho de R$ 42 mil por mês, a diferença permanece gigante. IR e INSS do autônomo somam R$ 664. Todos os impostos da empresa na modalidade Simples Nacional ficam em R$ 3.803,20 e, na de do lucro presumido, R$ 4.254,60.

IMPOSTO JUNTOS

 

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3 Comentários

  1. Nesse País se Correr o bicho Pega!Se ficar o bicho Come! não tem jeito;todos querem lucrar;e os pequenos pagam muito mais que todos nesse país.
    Tentaram fazer uma lei igual ao do primeiro mundo;veja o que está acontecendo;os políticos empresários e donos desses país,não aceitam ser passado para trás.Com essa deduções(de impostos) não demora muito vão fazer (voltar os 40%) para os autônomos pagar mais;

  2. É FELIZMENTE QUE O GOVERNO DEU UMA FREIADA NOS IMPOSTOS DO AUTÔNOMO, E REALMENTE DAI VAI DAR PARA REVERTER EM RENOVAÇÃO DE FROTA, OU ATÉ MELHORAR SUA CONDIÇÃO DE VIDA, MAS AINDA TEMOS QUE BRIGAR POR FRETES JUSTOS, E TIRAR OS INTERMEDIARIOS DOS MESMOS, POIS TEM MUITA GENTE GANHANDO ENCIMA DO CAMINHONEIRO, ATRVESSADOR NÃO, E TEM MUITO ENCARREGADO DAS CARGAS NAS EMPRESAS QUE SÓ DÃO AS CARGAS PARA OS AGENCIADORES PARA QUE OS DOIS GANHEM JUNTOS , ISTO É VERGONHOSO, O CAMINHONEIRO LIGA PARA PEDIR CARGA ELE RESPONDE QUE NÃO TEM, DAI O CAMINHONEIRO VAI NO AGENCIADOR, E PAGA CARO, E QUANDO VAI CARREGAR, É NA FIRMA QUE ELE LIGOU, E NÃO LEVOU, ISTO TEM QUE ACABAR

  3. Como que pro autonomo está melhor se 90% das trasportadora não carregam autonomo e as que carregam pagam de 5.00 a 20.00 reais a menos por tonelada. Veja um exemplo o Mt as trasportadora fecharram as portas pro autonomo.

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