A DAF, um dos maiores fabricantes de caminhões da Europa e subsidiária da Paccar Inc., conquistou a homologação definitiva do Inovar-Auto, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores. Com a autorização, a DAF Caminhões Brasil continua a importar veículos com a suspensão do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
A condição para o benefício é o plano de investimento no Brasil, com a construção da fábrica em Ponta Grossa (PR). A homologação conquistada pela DAF Caminhões tem vigência de 1º de junho de 2013 a 31 de maio de 2014. “O Inovar-Auto garante à DAF a suspensão do IPI nas importações de caminhões, constituindo-se um importante incentivo para o desenvolvimento da indústria automotiva no País”, acrescenta Augusto Flores, diretor Tributário da DAF Caminhões Brasil.
A DAF Caminhões Brasil iniciará neste semestre a operação de sua fábrica, com capacidade de produção de 10 mil veículos por ano. A unidade brasileira é parte do investimento de US$ 320 milhões da companhia no Brasil. O complexo industrial tem 270 mil m2, em um terreno de 2,7 milhões de m2, e gerará, inicialmente, 150 empregos diretos.
A Paccar é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A Paccar também projeta e produz motores avançados a diesel, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação, e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da Paccar são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR, e o site da empresa é www.paccar.com.