DAF - Oportunidade 2024

A dura vida dos caminhoneiros em Alto Araguaia

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Recall-MB

Nelson Bortolin

Imagens: Roni Bacana

 

A vida continua muito dura para quem faz o transporte da safra em Mato Grosso. Depois de terem enfrentado estradas esburacadas, dormido nos acostamentos por falta de vagas nos postos, os caminhoneiros sofrem nas filas para descarregar no Terminal da ALL em Alto Araguaia. Embora a concessionária garanta que o tempo médio de espera ali é de 4  horas, a realidade vista pela reportagem da Carga Pesada, nos dias 22 e 23 de fevereiro, é bem outra. Ninguém ficava menos que 24 horas.

Clique aqui e assista ao vídeo com o depoimento indignado de alguns motoristas.

video

Sujeira, falta de água para beber e tomar banho, fios dos chuveiros cortados, e até presença de cobras cascavéis. O alto-falante toca o tempo todo chamando os caminhoneiros para fazer a fila andar. Ninguém dorme direito.

Este assunto será tratado com destaque na próxima edição da Revista Carga Pesada, que circula em aproximadamente 10 dias.

Em nota enviada à Carga Pesada, a ALL apresenta suas justificativas. Diz que a falta de água nos banheiros atestada pela Carga Pesada dia 23 de fevereiro é uma “situação pontual enfrentada pelo excesso de caminhões no pátio naquele dia”.

Sobre o corte dos fios dos chuveiros, a empresa alega ter uma “área de manutenção”, que faz uma ronda diária para verificar “possíveis avarias” na estrutura e providenciar o conserto. “A equipe já está trabalhando para resolver a questão”, diz a assessoria.

Em relação ao lixo acumulado no pátio, a ALL diz que faz uma manutenção diária nas instalações do terminal e que a coleta de lixo é realizada em parceria com a prefeitura, que envia um caminhão ao local duas vezes por semana.

Quanto às cobras, a empresa esclarece que o terminal é localizado ao lado da floresta de cerrado e próximo ao pantanal, cuja fauna é preservada. “A movimentação desses animais foge do controle da companhia. Ainda que a existência de tamanduás e cobras seja frequente na região, nunca foi registrado caso de ataque”, garante.

As filas no pátio chegam a um km cada

As filas no pátio chegam a um km cadaSONY DSC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

gente no meio da fila

 

 

 

 

 

 

 

 

Motorista em cima do caminhão para conseguir conexão no celular

Motorista em cima do caminhão para conseguir sinal do celular

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fila da triagem

Fila da triagem

 

 

 

 

 

 

 

 

Caminhoneiros esperam no banheiro a volta da água

Caminhoneiros esperam no banheiro a volta da água

 

 

 

 

 

 

 

 

O refeitório

O refeitório

 

 

 

 

 

 

 

 

SONY DSC

 

 

 

 

 

 

Dia 5 de março, a fila extrapola o pátio da ALL em 60 km na BR 364

Dia 5 de março, a fila extrapola o pátio da ALL em 60 km na BR 364

 

 

 

 

 

 

 

 

 

buracos 2

Buracos na MT 100, perto de Alto Araguaia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Buracos na MT 100

Buracos na MT 100

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Buracos na MT 100

Buracos na MT 100

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Buracos na MT 100

Buracos na MT 100

 

 

 

Truckscontrol
Compartilhar

22 Comentários

  1. Deveria ter uma fiscalização do minestério do trabalho, vigilancia sanitária, ministério do trabalho, para ajudar e melhorar a situação dos  caminhoneiros 

  2. Olha, é muito triste constatar essa mesma situação citada na reportagem todos os anos. E não acontece apenas lá alto Araguaia não. Já fui “containeiro” em Santos, e nos terminais de lá é mesma coisa, faltam estrutura básica, condições de higiene, segurança, condições mínimas de trabalho… Mas sabem de uma coisa… agente que é motorista,  é bonzinho demais, todo nós  reclamamos entre nós nas rodinhas de conversa, ficamos irritados, desanimados, mas não passa disso…a gente fica aí, sofrendo em silêncio, esperando que algum iluminado do governo, ou do ministério do trabalho, ou algum sindicato faça alguma coisa por nós… E é aí que estamos enganados. Pra todo mundo está bom do jeito que está. Pros donos de transportadora, para os  empresários do agronegócio que batem recordes de produção todos os anos,  para os acionistas da ALL, da Santos Brasil…. nenhum deles fica longe da convivência da família e ainda por cima em condições desumanas de trabalho. Somente no dia em que NÓS, MOTORISTAS, demonstrarmos de maneira firme nossa insatisfação, é que a coisa vai melhorar. Acho que ninguém deveria descarregar a safra, nem contêiner, nem nada, a gente deveria abandonar os caminhões no pátio das empresas e simplesmente ir embora para casa, até que alguém tomasse providências concretas. Queria ver eles arranjarem centenas de motoristas para descarregar os caminhões, de uma hora pra outra e ainda os donos da transportadoras irem lá buscar todos eles vazios. O problema é grave, e acho que a solução, infelizmente, também deve ser.   

  3. COMO UM PAIS COMO ESTE QUER COMPETIR, COM PAISES DE PRIMEIRO MUNDO. ISTO E UMA VERGONHA, VEJA A SITUAÇAO DESTAS ESTRADAS, E DESTES ESTACIONAMENTO, QUE ABSURDO ISTO E DESUMANO. DIZEM QUE O BRASIL PRECISA DE FERROVIAS PARA TRANSPORTAR AS NOSSAS RIQUEZAS, SE FOR PRA TER UMA DESAS AI ADIMINISTRADA PELA ALL, E MELHOR LEVAR DE CAMINHAO.

  4. BOM DIA

    ENFELISMENTE AS NOSSAS AUTORIDADES TAPA OS OLHOS E FAZ QUE NAO VE ESTAS

    BARBARIDADES QUE ACONTECE COM OS NOSSOS UNICOS RESPONSAVEL PELA CHEGADA DO

    ALIMENTO NA MESA DO BRASILEIRO QUE E OS CAMINHONEIROS

    TEMOS  QUE ACABAR COM ESTES
    ARMAZENAMENTO DOS PRODUTOS DAS EMPRESA  

    ENCIMA DAS  CARROCERIAS
    DOS TRANSPORTADORES E NÃO RECEBEM ESTADIAS PELO TEMPO PARADO

     ISTO TEM QUE SER
    INVESTIGADO PELO MINISTERIO PUPLICO DO TRABALHO .

    APOIO DO SINDITAC-CMR DE CAMPO
    MOURAO PR.

  5. Olá irmãos caminhoneiros, eu também já fui caminhoneiro e sei dizer o que é sofrer, tudo isso que esta mostrando ta longe dos demais problema, ficar longe da família, muita das vezes não tem como levar, tem filhos na escola, ficar na estrada com caminhão quebrado, se encontra um  banheiro um pouco melhor te de pagar 5,00 para usar uma vez.Eu só sei dizer que desanimei de reclamar e ninguém faz nada pra ajudar a gente, patrão pioro ele só quer ver o lucro.É os caminhoneiro que carrega maior parte das riquezas do brasil nas costas, e ninguém faz nada pra favorecer esta classe.Deveria ter uns pontos de apoio com chuveiros decente lugar pra gente comprar um comida digna, porque nem isto as vezes encontramos.Desejo boa sorte a todos, e pra melhorar esta situação tem que ter união.

  6. adauto laurentino da silva on

    é uma vergonha uma uma empresa como a all deixar isso acontecer. motorista no brasil é tratado como lixo. e não é só no alto araguaia   que isso acontece não aqui no porto de santos é a mesma coisa.os caminhoneiros. ficam até dois dias para descarregar. já esta na hora do governo federal tomar uma providencia. e o sindicato tbm é uma merda que não faz nada.

  7. Os politicos tem ar condicionado o resto que se dane o imposto sindical da Sidicam ja chegou mas cade eles que não atua em favor dos carretreiros,ja que estamos só não vamos pagar mais sindicato.

  8. É UMA VERGONHA  ISSO QUE ACONTECE,EU NÃO PUXO ALTO ARAGUAIA MAIS PUXO MATO GROSSO, E ULTIMAMENTE VENHO PASSANDO PELO MATO GROSSO DO SUL PARA DESVIAR DO ALTO ARAGUAIA E DAS RODOVIAS PÉSSIMAS, O MATO GROSSO É O CELEIRO DO BRASIL!”SERA QUE OS GOVERNANTES NÃO FICÃO COM VERGONHA DE VER O ESTADO MAIS PRODUTIVO DO BRASILCOM DIFICULDADE DE ESCOAR A SAFRA POR FALTA DE ESTRADAS?”

  9. se pegassemos o que os politicos fazem lá em Brasilia,para tamparmos os buracos das rodovias, quem sabe aguente mais do que essa massa asfaltica que essas empreiteiras contratadas por eles, colocam.!! O que os politicos fazem???? Só cagada…..

  10. Enquanto os caminhoneiros sofrem por ai os presidentes dos sindicatos come churrasco con o dinheiro q tiram dos fretes todo ano e nao fazen nada , a nao ser quamdo mexe no faturamento das empresa deles ai sim promovem greve porq eles estao semdo prejudicados. agora quando e so os motoristas q tao c ferrando     E ISSO AI.

  11. adauto laurentino da silva on

    sindicato  dos motorista no brasil é uma merda, não toma atitude nenhuma  nem lá no araguaia nem em lugar nenhum desse Brasil

  12. Tudo mentira!!! Nos, caminhoneiros, somos tratados pior que animais, esta é que é a verdade, esta situação se repete por todo o País. Não temos um lugar com o mínimo de estrutura, e não reclamamos por duas razões: Esperamos ir logo embora destes lugares e nunca mais voltar, e na maioria dos casos é só perda de tempo, ninguém dá jeito, só ficamos mal com o “cliente” da nossa transportadora. SERÁ QUE UM DIA ISSO MUDA????

  13. No porto de Salvador dia 09/03/2013, o local do banho estava cheio de fezes!!! O porto de Salvador,(codeba) é o pior local para uma pessoa dormir, é só terra, um poeirão terrível, roubo de óleo… ninguém fiscaliza nada!!! 

  14. A escravidão ainda não acabou prova disto é o que estão fazendo com os motoristas em todo Brasil não é somente nesta situação não em diversos setores do transporte,cade o ministério do trabalho que não fiscaliza ou cade as autoridades,não ha interesse nesses casos a maioria destes motorista são empregados poucos são dono do caminhão sabe porque o autonomo não tem condições de comprar o tipo de caminhão da reportagem ai os proprietarios dos veiculos fala fica ai e espera.(o mesmo esta em casa e o escravo sem banheiro sem comida).

  15. A culpa de tudo isso é nossa,temos uma categoria muito desunida,não pressionamos ninguém ,reclamar resolve alguma coisa nessa hora? Ninguém tem peito de bloquer o acesso a descarga por um dia que seja? Cadê o MPT nessa hora,já que trabalhar além de oito horas não podemos?Temos o que merecemos por sermos passivos referente a nossa dignidade.O patrão não vai lá fazer alguma coisa por nós…ou vai?Caminhão parado por falta de bons motorista tem de monte  por aí,cabe a nós nos valorizarmos.

  16. Talvés parte da solução do póblema, para nos carreteiros, seria a SENHORA MÃE, daqueles que administram tais terminais e orgãos públicos, virem a TRABALHAR pelo menos por alguns dias na sofrida profisão  de CARRETEIRO, pois assim elas, SENHORAS VOSSAS MÃES, reclámariam  com vossos FILHOS , e assim tálves eles olhariam e melhorariam a nossa condição de trabalho.

  17. VAMOS PARAR O BRASIL COM UMA GREVE GERAL!
    Não descarregamos enquanto não tiver a presença dessas autoridades,
    a Sra. Presidenta juntos c/Ministério Publico,Ministério do Trabalho á visitar esses locais.
    para ver de perto a situação que nós estamos vivendo,transportando a riqueza desse PAÍS!
    Enquanto ficarmos resmungando um com outro, não se alcança nada;vê se o sindicato vai ver a situação e abre um processo junto ao órgão competente,ele não faz nada;temos que nos unir e lutar juntos pois somente assim venceremos!

  18. Estes são questionamento feito a muitos anos, o porque as empresas não se organizam e acabam com esta chamada pelo auto falante. O motorista sabendo que entrará as X horas o mesmo ficará atento ou deverá um guarda chama-lo e não acordar o pátio inteiro.

  19. Estes são questionamento feito a muitos anos, o porque as empresas não se organizam e acabam com esta chamada pelo auto falante. O motorista sabendo que entrará as X horas o mesmo ficará atento ou deverá um guarda chama-lo e não acordar o pátio inteiro. A Falta das autoridades nestes pátios para acompanhamento das descargas estão deixando as empresas fazerem o que querem com os motoristas.

Deixe um comentário