Scania Fenatran
VWCO Fenatran

Arocs ganham três novos modelos 6×4

DAF - Oportunidade 2024
Pinterest LinkedIn Tumblr +

São os 3351, 4151 e 3353 nas versões plataforma, basculante e cavalo mecânico

O caminhão extrapesado Arocs, basculante 8×4 lançado em outubro do ano passado, alcançou sucesso nas severas atividades fora de estrada da mineração, segundo a Mercedes-Benz. Agora, com a linha 2023, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estende a uma família de veículos off-road, que ganha três novos modelos 6×4: Arocs 3351, 4151 e 3353, nas versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico. Veja a tabela de modelos no final deste texto.

“Com os novos modelos 6×4, nosso portfólio Arocs passa a oferecer soluções para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e agora também do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O Arocs chega com motores que atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6) quanto às emissões de poluentes, além de oferecer mais eficiência no transporte, com economia no consumo de combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para que o cliente obtenha a rentabilidade desejada”.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus

Caminhão extrapesado basculante, o Mercedes-Benz Arocs 8×4 é indicado para mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura. O modelo tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração, conforme as condições de operação. Ele está preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga, dependendo do peso específico do material.

O Arocs 8×4 foi projetado para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. Mesmo sob temperaturas muito altas ou baixas, mantém excelente padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas.
“Queremos levar atributos já reconhecidos do Arocs 8×4 no Brasil para os modelos 6×4, conquistando novos mercados e novos clientes”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de um produto top, nossa marca se diferencia no mercado pelos serviços vocacionados no Arocs e uma Rede de Concessionários já treinada e totalmente familiarizada com essa família de caminhões. Dessa forma, garantimos qualidade, tranquilidade e confiabilidade para os clientes”.

Na linha Arocs 2023, o já conhecido motor OM 460 LA de 495 cv de potência e 2.400 Nm de torque passa a contar com a tecnologia BlueTec 6 para atendimento ao Proconve P8 (Euro 6). Trata-se de uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). Este motor equipará os modelos Arocs 3351 6×4, Arocs 4151 6×4 e Arocs 4851 8×4.

O mesmo conceito do BlueTec 6 se aplica ao motor OM 471 LA de 530 cv e 2.600 Nm do Arocs 3353 6×4. O desempenho dos dois motores é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced que, devido ao comando de embreagem otimizado, em conjunto com a maior capacidade de processamento do módulo eletônico, traz mais eficiência ao trem de força. Os resultados são uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem, permitindo trocas de marchas mais rápidas e precisas e melhor sensibilidade do pedal do acelerador, facilitando manobras e arrancadas, tornando-as mais “confortáveis” e evitando eventuais trancos na transmissão do caminhão.

Novidades em segurança e conforto

Os modelos da linha Arocs 2023 passam a contar, opcionalmente, com faróis com luzes em LED que são mais eficientes e mais duráveis para essas aplicações off-road, evitando paradas desnecessárias do caminhão e aumentando sua disponibilidade primordial para esse segmento. Na parte de segurança temos a disponibilidade do Air bag para o motorista (2º. Semestre 2023) e o sistema ESC (Programa de Controle de Estabilidade), que proporciona mais segurança nas manobras em curvas acentuadas e em terrenos irregulares. Isso aumenta a proteção do motorista, do caminhão e da carga.

Os caminhões da linha Arocs receberão novos bancos pneumáticos nacionalizados, mais ergonômicos e com várias regulagens: são 11 possibilidades de regulagens para o motorista, com disponibilidades de 2 apoios de braços com regulagens de altura e o cinto de segurança integrado ao banco também, com regulagem de altura. Todo esse conjunto eleva o conforto para motoristas dos mais variados biotipos físicos, melhorando seu dia a dia. Além disso, temos a disponibilidade de revestimento em vinil de fácil limpeza oferecendo mais praticidade para limpeza e aplicação.

A cabina do Arocs, por sua vez, que já é a nova referência em conforto e praticidade para os motoristas que trabalham em condições extremas, ganhará uma nova versão leito no segundo semestre de 2023. Com ainda mais espaço, porta objetos e facilidade de limpeza, ela é indicada para operações de cana ou madeira.

O Arocs traz ainda conectividade através do sistema de telemetria FleetBoard da Mercedes-Benz para gestão de frota.

Moreflex
Compartilhar
Scania_DreamLine
Truckscontrol

Leave A Reply