A troca ou recarga de uma bateria automotiva é algo corriqueiro nas oficinas, mas alguns cuidados, normas e procedimentos são essenciais para garantir um serviço de qualidade e a maior durabilidade do produto. Pensando nisso, a Bosch separou as principais dicas para que o aplicador realize uma ação bem sucedida e segura.
Retirada e instalação da bateria
De modo geral, a bateria deve ser trocada quando sua vida útil chega ao fim – o que pode ser notado quando ocorre uma partida mais fraca, por exemplo.
Antes da retirada, o mecânico deve primeiramente checar as normas de segurança do fabricante (nas baterias Bosch, por exemplo, existem etiquetas com as instruções necessárias na parte superior do dispositivo). Feito isso, o processo de troca pode começar: desconecta-se o cabo negativo da bateria, sem que o mesmo volte a encostar no polo, e logo em seguida, o cabo positivo. Para veículos modernos, sugerimos ligar em paralelo no veículo uma bateria auxiliar antes de realizar o desligamento da bateria que será substituída. Este procedimento é importante para que as memórias das diversas unidades de comando dos sistemas eletrônicos do veículo não sejam afetadas.
Caso estas memórias sejam apagadas,procedimentos mais complexos de reconfiguração de alguns sistemas deverão ser executados pelo mecânico/eletrecista.
Ao instalar a nova bateria, um ponto deve ser levado em consideração, que é a formação do azinhavre ou, mais popularmente, zinabre. Esse material, que se forma sobre os polos da bateria, é resultado da reação química entre o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar, e o metal do polo e do conector. A reação ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre polos e conectores. Sua presença prejudica o funcionamento da bateria e compromete sua vida útil.
Caso haja a presença deste material, a Bosch sugere que o cabo seja limpo em uma solução de água e bicarbonato de sódio, e esfregado com uma escova de aço até que todo o conector adquira um brilho metálico intenso e sem nenhum vestígio do zinabre. Depois, o conector deve ser lavado em água corrente e seco adequadamente.
Se não existir a possibilidade de limpeza do conector ou do cabo, devido ao estado de corrosão, os itens devem ser trocados por novos do mesmo modelo e qualidade do original de fábrica. Neste caso, se atentar ao diâmetro dos cabos elétricos de ligação.
No caso das baterias Bosch, não há esse problema. “Todos os polos das baterias comercializadas pela Bosch passam por um processo que impede a formação de poros nos polos,por onde poderia passar o eletrólito. Isto evita a formação do zinabre. De qualquer forma é fundamental que a limpeza dos conectores do veículo sejam cuidadosamente realizadas, afim de garantir um perfeito contato entre eles e os polos da bateria”, comenta Daniel Lovizaro, Chefe de Assistência Técnica da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil.
Para instalar a bateria nova, o conector do cabo positivo deve ser inserido primeiramente no polo positivo, seguido do conector negativo no polo negativo, fixando-os firmemente até que eles não se movam mais. “É importante lembrar que o encaixe do dispositivo na bandeja do veículo também é indispensável. Baterias que trabalham soltas no suporte têm sua vida útil significativamente diminuída”, afirma Lovizaro.
Carga da bateria
Um defeito na parte elétrica do veículo ou o esquecimento de um equipamento ligado por muito tempo pode fazer com que a bateria descarregue. Sendo assim, uma bateria coma carga enfraquecida nem sempre está danificada, o dispositivo pode, apenas, necessitar de uma recarga. O procedimento é feito por meio de um carregador de baterias e a unidade deve ser recarregada com uma corrente igual a 10% da capacidade nominal da bateria, portanto não é recomendado que sejam efetuadas cargas rápidas.
Exemplo: Bateria de 45 Ah
Corrente de Recarga: 45 x 0,1 = 4,5 A (10% da capacidade)
O tempo de recarga varia significativamente dependendo do estado de carga da bateria e também do tempo de uso que o produto possui. Ou seja, baterias levemente descarregadas precisam de menor tempo de recarga, enquanto as mais descarregadas necessitam de mais tempo. Contudo, um tempo de recarga superior ao necessário, principalmente com corrente constante, é importante acompanhar a temperatura da bateria, que não deve exceder 50°C, visto que temperaturas maiores que esta podem ocasionar danos severos ao produto.
Uma bateria de boa qualidade tem, em média, uma vida útil de três anos. Entretanto, se houver a manutenção e utilização correta, a durabilidade pode chegar a cinco anos.
A tabela a seguir contém o tempo necessário de recarga com corrente constante de 10% da capacidade nominal:
Baterias para clima tropical: densidade do eletrólito = 1.250 g/l |
Tensão da bateria em Vazio (Volts) Tempo de Recarga (horas) |
12.00 a 12.20 4,5 |
11.80 a 11.99 7,0 |
11.50 a 11.79 9,0 |
11.00 a 11.49 11,0 |
Baterias profundamente descarregadas 15,0 |
Importante: a temperatura da bateria durante o processo de recarga não deverá ultrapassar 50º C |