Scania Fenatran 2024

Caminhoneiros fazem protesto por estadia em MS

Pinterest LinkedIn Tumblr +
Scania Combustível

Nelson Bortolin

Revista Carga Pesada

 

Dezenas de caminhoneiros estão parados há mais de uma semana em Bodoquena, no interior de Mato Grosso do Sul. As transportadoras que os contrataram para levar gesso do Nordeste até o município, que fica próximo de Bonito, se recusaram a pagar as diárias referentes ao atraso no descarregamento. E os motoristas resolveram cruzar os braços. Decidiram descarregar somente quando receberem o que, por lei, é de direito deles.

“São caminhoneiros que vieram de Pernambuco e do Maranhão. Eles não vão descarregar enquanto não receberem a estadia”, afirma o presidente da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), José Araújo China da Silva, que viajou até Bodoquena para apoiar os motoristas.

protesto em bodoquena

São caminhoneiros que vieram de Pernambuco e do Maranhão e estão parados há mais de uma semana em Bodoquena

O gaúcho Márcio Lima estava revoltado quando conversou com a reportagem na última sexta-feira (12). “O frete já é baixo. As transportadoras dizem que é frete de retorno para o Sul, que é só para pagar o óleo diesel. E ainda querem fazer os caminhões de armazém. É o fim”, critica.

Segundo China, parte do problema já está resolvido. Uma das transportadoras aceitou fazer o pagamento e os caminhoneiros contratados por ela já estão sendo liberados. A Unicam está negociando agora com a outra empresa, a Bendo Transporte. O presidente da entidade lembra que a estadia é garantida pela lei 11.442 a partir da quinta hora de espera para carregar ou descarregar.

Gerente de Logística da Bendo Transporte, Adailton Gomes disse à Carga Pesada que jamais se recusou a pagar estadia. Segundo ele, “dois ou três agitadores” estão querendo levar vantagem. “Eu tenho como provar que eles não quiseram descarregar para gerar uma estadia indevida”, afirma. De acordo com Gomes, a empresa sempre respeitou a lei da estadia, que é paga após o descarregamento.

Truckscontrol
Compartilhar

3 Comentários

  1. ACONTECE QUE AS EMPRESAS ESTÃO MAU ACOSTUMADAS,E A NOSSA CATEGORIA ASSINA TUDO QUE BOTAR NA FRENTE,DEPOIS DO CAMINHÃO ESTAR CARREGADO,E A LEI DIZ OS VALORES, MAS TAMBÉM DIZ QUE SE ASSINAR TEM QUE CUMPRIR CONFORME ASSINOU,COMO NINGUÉM LE DAI TÁ FEITA A PORCARIA,E NA MAIORIA NÃO SÃO SINDICALIZADOS,PRÉM SINDICALIZADO OU NÃO,SE CHEGAR NA MINHA PORTA VAMOS A LUTA,MAS QUE AS EMPRESAS SÃO SAFADAS,A ISTO SÃO,MAS DEPOIS QUE INVENTARAM A LEI ONDE EXPLICITA A SOLIDARIEDADE AI A COISA PEGA,PRO LADO DA TRANSPORTADORA

  2. JOÃO CAVALHEIRO on

    ÓLHA LÁ MEUS IRMÃOS CAMINHONEIROS NÃO ASSINEN NADA DE CONTRATO PARTICULAR PAR NÃO SE COMPLICAR DEPOIS NA HORA DE RECEBER A ESTADIA ESSA TURMA TEN O COSTUME DE DIZER ASSINE AQUI EA QUIQUE EU JATE LIBERO CONVERÇA MEU AMIGO LEIA PRIMEIRO O QUE VAI ASSINAR OUTRA FRETE RUIN DEIXE QUE A TRANSPORTADORA LEVE COM SEUS CAMINHÃO PARA PARAR COM ESSA CONCORRENCIA DESLEAL QUE SÓ FAS BAIXAR O FRETE ESSE NEGOCIO DE DIZER QUE EU TENHO QUE IR MESMO SE DER O OLEO EO PEDAGIO TA BOM ISSO É PIADA A HORA QUE OFRETE FOR POR K.M.RODADO A COIZA VAI MUDAR MAS QUE TEN QUE FISCALIZAR SOMOS NOS MESMOS PORQUE NINGUEN VAI SUBIR FRETE SO PRA AJUDA NOS QUEN TEN QUE FAZER ALGUMA COIZA POR NOS É NOS MESMOS NÃO VAMOS ESPERAR NADA DE GOVERNO ALGUN NINGUEN TA PREOCUPADO COM NÓS QUE ESTAMOS PAGANDO PARA TRABALHAR

  3. JOÃO CAVALHEIRO on

    EU SEMPRE DIGO QUE QUANDO A EMPRESA CONCORDA EM PAGA A ESTADIA É BOM COMFIRMAR COM O GERENTE DO POSTO SE ESTA AUTORIZADO A PAGAR A ESTADIA PORQUE JA MUINTAS VESES ACONTECEU DA EMPRESA DIZER QUE PAGA CHEGA LA NO POSTO NÃO ESTA AUTORIZADO APAGAR E DEPOIS DE DESCARREGAR E NÃO RECEBER AI É SÓ O MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO PARA FASER A EMPRESA PAGAR A PARTIR DE JANEIROÉ 13800REAIS AHORA

Deixe um comentário