Fonte: Assessoria de Imprensa da Scania
Rodrigo Cesar Novo, de 34 anos, e Marcos Roberto Antunes da Silva, de 40, são os primeiros finalistas do Concurso Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB). Eles venceram na primeira etapa do concurso da Scania realizada em Sumaré, no final de semana passsado. A rodada contou com 100 motoristas aprovados nas duas fases pré-classificatórias. No sábado (2 de agosto), Rodrigo, de Santa Fé do Sul (SP), foi o grande vencedor da etapa. No domingo (3 de agosto), Marcos, de Campinas (SP), ficou com o primeiro lugar nas provas.
Pelo regulamento, as etapas são sempre realizadas nos finais de semana, totalizando 14 fases regionais e 28 rodadas. Em todo o Brasil, a Scania já superou o recorde de 47 mil inscrições, atingido em 2012. Em sua quinta edição, a marca espera ultrapassar (já ultrapassou) 50 mil inscritos.
Novo e Silva aguardarão outros 26 concorrentes que serão selecionados nas próximas rodadas. Guarulhos (SP) sediará a segunda etapa regional neste fim de semana (9 e 10), que elegerá nos dois dias os dois melhores motoristas de caminhão do Brasil.
O MMCB tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas rodovias, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes. Neste ano, a prova também elegerá o motorista mais jovem a obter a melhor pontuação nas etapas regionais.
Precisão ao volante
A Casa Scania Quinta Roda sediou o evento pela quarta vez, e recebeu familiares, amigos dos participantes, diretores da Scania e da concessionária e clientes. As provas (divididas em manobra, percurso, check-list e teórica) foram organizadas no sábado e no domingo.
No sábado, Rodrigo Cesar Novo, de 34 anos, orgulhou a cidade de Santa Fé do Sul (SP) ao subir no alto do pódio. Noivo e pai de um filho, o vencedor da primeira etapa do MMCB é caminhoneiro há dez anos. Atualmente transporta grãos pelo interior de São Paulo.
Novo tornou-se motorista de caminhão por incentivo do irmão e da família. Seu avô também era motorista. E ele nem pretendia participar. “Cheguei um dia à Casa Scania Escandinávia, e o segurança, que já me conhecia, me falou da competição e insistiu em que eu fizesse a inscrição”, diz. “Resolvi me inscrever depois disso. Fiz a segunda fase via internet, mas ainda não acreditava. Só passei a acreditar quando cheguei a Sumaré. Depois disso, fiz todo o trajeto com muita tranquilidade e fé. Agora, quero batalhar para comprar um caminhão Scania para meu irmão.”
No domingo, Marcos Roberto Antunes da Silva, 40 anos, de Campinas (SP), conquistou o primeiro lugar. Caminhoneiro há 22 anos, ele transporta contêineres do Porto de Santos para o interior de São Paulo. “Sempre fui muito determinado e persistente. Cheguei às 3 da manhã e dormi dentro do carro para não perder a vez. Tenho o sonho de ser campeão”, afirma. O condutor agora vai para a final com o sonho mais perto. “Quero ver a profissão ser reconhecida e valorizada cada vez mais. O MMCB é o primeiro passo para isso.”
Durante o evento, a Caravana Scania do MMCB contou com diversos serviços de apoio aos competidores e demais presentes. Diversão para as crianças, ações com os patrocinadores, exames de saúde e gincanas estavam entre as atividades oferecidas. Foram arrecadados ainda 1.010 kg de alimentos, doados ao Lar da Criança Feliz, de Campinas. “Foi uma etapa bastante competitiva, organizada e divertida. Contamos com a visitação da população local e ainda temos essa ação social que contribui com a comunidade. Teremos esta ação em todas as etapas”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do MMCB.
Ao todo, são 28 fases regionais disputadas dentro das concessionárias Scania, nas cidades de: Sumaré, SP (2 e 3 de agosto); Guarulhos, SP (9 e 10 de agosto); São José dos Pinhais, PR (16 e 17 de agosto); Eldorado do Sul, RS (23 e 24 de agosto); Lajeado, RS (30 e 31 de agosto); Campo Grande, MS (6 e 7 de setembro); Sinop, MT (13 e 14 de setembro); Porto Velho, RO (20 e 21 de setembro); Uberlândia, MG (27 e 28 de setembro); Feira de Santana, BA (11 e 12 de outubro); Jaboatão dos Guararapes, PE (18 e 19 de outubro); Marituba, PA (1º e 2 de novembro); Contagem, MG (8 e 9 de novembro), e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro).
Premiação
Todos os inscritos na competição ganharão um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. Aqueles que passarem pela prova teórica online, segunda fase, ganharão o curso Série de Logística – Conceitos e Aplicações, do Sest-Senat. Todos os 28 campeões regionais ainda recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania “Master Driver”, de 40 horas.
Na grande final, o vencedor da competição receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele ganhará uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest-Senat. O segundo e o terceiro colocados ganham uma série de prêmios, entre eles uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, um jogo de seis pneus da Bridgestone, kits promocionais e um curso de 40 horas do Sest-Senat.
A quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil conta com o patrocínio do Scania Banco, Bridgestone/Bandag, Shell Brasil, Noma do Brasil e Rede Graal.
3 Comentários
Boa tarde gostaria de saber se tenho oportunidade de fazer a prova olaine ainda q nao fiz passei pela primeira fase aguardo respostas
O concurso Scania é uma forma de qualificar os profissional de transporte de carga, por quê?.Muitos estão desistindo da profissão,por que, dirigir não é lazer mas,sim,tem que haver muita Atenção.Com todas as dificuldade longe da família, com baixo salario,tem que gosta muito da profissão.Assim como eu.
Quem tiver a oportunidade de participar do concurso melhor motorista Scania, participem pois é muito gratificante.