O Consórcio Brasil Scania está completando 30 anos neste mês de julho com números que o colocam na liderança da modalidade entre as montadoras de caminhões: já entregou 62 mil caminhões e 18 mil reboques, que totalizam mais de R$ 26 bilhões em contemplações.
“A razão do nosso sucesso está na participação dos concessionários Scania; todas as nossas ações são levadas em conjunto com a rede”, afirma o diretor geral do Consórcio Brasil Scania, Antonio Carlos da Rocha. Além disso, apesar da queda das taxas de juros, o consórcio não perdeu atrativos em relação aos financiamentos, devido às dificuldades em aprovar cadastros nos bancos. “Nós somos mais flexíveis e entendemos melhor o negócio do cliente e sua capacidade de endividamento, pois nosso foco é o transporte rodoviário”, acrescenta Rocha.
Outro diferencial é a promoção chamada Família Scania, que proporciona viagens com acompanhante aos clientes que adquirem cotas do consórcio. Mais de 40 mil clientes já estiveram em Buenos Aires, Santiago do Chile, Lisboa, Madri e Orlando, já fizeram cruzeiros marítimos e foram ver shows de artistas famosos em resorts nacionais por conta do Consórcio Scania Brasil.
“A maioria dos clientes tem condições de fazer um programa desses quando quiser, por sua conta. Mas eles sabem que, viajando com a Família Scania, encontram comodidades adicionais, como segurança e orientação. E já virou tradição encontrar amigos na viagem, pessoas que compartilham do universo do transporte”, explica Rocha.
Atualmente, está em pauta o projeto Roma. Os primeiros 1.500 clientes que comprarem cotas de caminhões e chassis de ônibus ganharão viagens para a Itália. A promoção inclui passagens aéreas, cinco noites de hospedagem em Roma, jantar de confraternização, city tour, taxas e seguro-viagem internacional, para o cliente e acompanhante.
Com esse trabalho, a Scania Administradora de Consórcios acaba de conquistar, pela segunda vez, o prêmio Top de Marketing da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.
Os jurados do prêmio reconheceram a promoção Família Scania como uma das mais vitoriosas estratégias de marketing do setor e notaram, no esforço da empresa, a importância do consórcio para fomentar o aumento e a renovação da frota de caminhões no Brasil.
Outro indicador da importância do consórcio para a Scania é que, ao contrário dos números de vendas de caminhões do primeiro semestre, a venda de cotas não caiu, apesar da chegada da nova tecnologia de motores Euro 5.
Em parte, segundo o diretor superintendente da Associação dos Concessionários Scania (Assobrasc), Luiz Carlos Taoni Neto, isso se deve ao fato de o consórcio ser barato. “Enquanto no Finame o transportador paga de 3,5% a 5,7% ao ano, no consórcio ele paga 10,5% ou 11% ao longo de todo o financiamento, o que o torna mais atrativo do que qualquer alternativa de financiamento”, argumenta.
Para Taoni, o consórcio é a opção ideal de compra para o cliente que tem condições de programar a ampliação ou a renovação da frota. “E o consórcio tem vida longa porque tem um público fiel e tradicional. Muitos transportadores constituíram suas frotas a partir das facilidades do consórcio.”