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Contorno da Fernão Dias em Betim será liberado em agosto

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Luciano Alves Pereira

Com licença ambiental de setembro de 2010, a então concessionária da Fernão Dias (BR-381), a OHL Brasil – hoje o seu controle passou para a Arteris – construiu a primeira etapa da alça viária de Betim (MG), a qual fica entre o km 490 e o km 497+500 da rodovia. Para tanto, a empresa recorreu aos recursos do BNDES e em 2011 festejou a conclusão dos 2.750 metros de pista dupla, que vão do trevo com as BRs 262/381, troncos para o Triângulo Mineiro e São Paulo a um curto viaduto que serve de continuidade à avenida Brasil, caminho do bairro Bandeirinhas. Uma das pernas da dita obra de arte especial terminou na segunda quinzena de maio e o tráfego está rolando por cima, em pista única.

De lá pra cá, a OHL, tida como gananciosa pela conquista de contratos de concessão mediante baixas tarifas de pedágio, continuou com o resto da alça sob promessa de término dos 5.380 metros em fevereiro deste ano. O cronograma não foi cumprido. A data informada pela agora Arteris passou para “o final de agosto próximo”, com as obras de arte especiais prontas, além da terraplenagem e a pavimentação, “em fase adiantada”.

O contorno de Betim passa ao sul da cidade. Por enquanto é uma passagem desconhecida, por falta de divulgação. Procurados, futuros usuários vêem-na como “um gasto inútil”. Desconhecem que o investimento consta do contrato de concessão ganho em outubro de 2007, cuja entrega foi adiada por apelo da concessionária e ‘camaradagem’ da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Considerando, no entanto, a atualização do VMD (volume médio diário), conjugada com as novas demandas, merece uma nova leitura.

Por exemplo, um shopping center, no km 491, não pôde iniciar atividades por impossibilidade de equacionamento dos acessos à BR. Mais à frente, no fim da reta de chegada a Betim, o km 494 permanece aleijado e traiçoeiro. Desde 1959, ano em que JK inaugurou a então BR-55, exatamente naquele largo, a curvatura não dispõe de superelevação do bordo externo, como pede a boa técnica. Por defeito da geometria, a pista ‘puxa pra fora’, como dizem os choferes. Vários caminhões, com “velocidade mal avaliada”, já tombaram naquele ponto.  Os rasgos profundos no asfalto estão lá para confirmar o rótulo de ponto crítico.

Em breve futuro, o aleijão será útil ao tráfego local, comportando, quem sabe, um semáforo para facilitar a ida e vinda ao shopping a dois quilômetros. A alça de Betim eliminará também o gargalo do trevo principal da cidade, no km 495, bem como a curva fechada do km 495+700, em frente ao Posto da Curva, unidade da Rede Dom Pedro, de bandeira Ipiranga. Por falar em distribuidor de combustíveis, vale destacar que as galonagens serão afetadas. A estimativa da Arteris é que o tráfego caia cerca de 50% no trecho a ‘sair da Fernão Dias’, no qual há quatro postos na pista sul e um no sentido oposto.

Conhecido de todos, o comportamento do estradeiro não se sujeita a retornos, ainda que pelo belo intuito de preservar a fidelidade ao fornecedor. Por melhor que seja seu atendimento, limpeza dos banheiros e preço do diesel. A diretoria da Rede Dom Pedro já sabe e está ampliando outra unidade que dispõe na reta de Itatiaiuçu (km 523) – após a serra de Igarapé – para cercar a futura ‘clientela fugitiva do da Curva’. Visto pelo lado da topografia, o contorno de Betim melhorará a fluidez nos seus curtos quilômetros de poucas ondulações. No sentido Belo Horizonte, restou uma rampa, que parece pender mais de 10% e baixaria a velocidade dos cargueiros, fonte de lentidões. A Arteris garantiu que a subida “não se inclina a tanto” €e na referida chegada ao trevo de acesso à Ceasa, a pista contará com três faixas.  

 

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1 comentário

  1. JONAS PANDOLFO on

    Só falta fazer uma sinalização adequada no local pois é muito facil de se perder,principalmente quem vem pela Br 40 quando chega ali na SEASA tende a seguir reto e não entra no anel viario de Contagem indo parar na Fernão Dias.

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